Postado em: 15/09/2016

Ahpaceg reúne-se com candidatos à Câmara Municipal de Goiânia

REUNIÃO CANDIDATOS 14 09 16A diretoria e associados da Ahpaceg reuniram-se nesta quarta-feira, 14 de setembro, com os principais candidatos à Câmara dos Vereadores de Goiânia vinculados à área da saúde. Durante o encontro, os representantes dos hospitais associados apresentaram as reivindicações do setor hospitalar para a saúde na capital e ouviram as propostas dos médicos Dr. Gian, Jaime Júnior, Luciano Leão e Robson Azevedo e do advogado Igor Franco. Candidato à reeleição, Eudes Vigor não pôde comparecer, mas enviou um representante.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis, e o presidente da Cooperativa de Anestesiologistas do Estado de Goiás (Coopanest-GO), Wagner Ricardo Soares de Sá, também participaram do encontro realizado no auditório do Hospital São Francisco de Assis, um dos 16 associados da Ahpaceg em Goiânia.

Na abertura da reunião, o presidente da Associação, Haikal Helou, apresentou um breve histórico da Ahpaceg, que foi fundada em 2003 e hoje reúne 21 grandes hospitais goianos, todos com atendimento em alta complexidade nas principais especialidades médicas. Os números da Ahpaceg chamaram a atenção dos convidados: apenas na capital, são 5 mil empregos gerados, 2 mil médicos no corpo clínico dos hospitais, cerca de R$ 20 milhões de ISS e IPTU movimentados anualmente e aproximadamente 350 mil atendimentos emergenciais e 40 mil internações por ano.

A Ahpaceg, que participa e coordena a Câmara Técnica da Saúde do Conselho de Desenvolvimento Econômico Estratégico Sustentável de Goiânia (Codese), apresentou aos candidatos as principais propostas do setor para o desenvolvimento da capital: Parcerias Público-Privadas como forma de reduzir a demanda reprimida de atendimento no Sistema Único de Saúde e a busca de incentivos fiscais federais e municipais para financiamentos tecnológicos e a redução da carga tributária do setor de saúde.

E ainda, investimento contínuo na capacitação da mão de obra da saúde visando a excelência no atendimento aos pacientes; pacote anual de exames preventivos custeado pelo poder público; aumento do atendimento por especialistas por meio de um novo modelo assistencial voltado para a melhoria da saúde pública e Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) funcionando 24 horas.

Dr. Gian, candidato à reeleição, falou sobre seu trabalho e defendeu o fortalecimento da parceria entre os setores público e privado. Igor Franco afirmou que, sendo eleito, vai propor a criação de uma CPI da Saúde, para apurar todo o funcionamento do setor e buscar soluções para os problemas.

Jaime Júnior defendeu uma maior participação e articulação política dos médicos para a eleição de representantes na área da saúde. Luciano Leão citou que três dos seis pleitos da Câmara Técnica da Saúde já fazem parte de seu programa de governo. Robson Azevedo também apresentou suas propostas, que incluem a adoção de uma classificação hospitalar que assegure a remuneração dos hospitais de acordo com sua qualificação e a profissionalização da gestão do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas). O representante de Eudes Vigor reafirmou o compromisso do candidato com a área da saúde.

Todos os participantes parabenizaram a Ahpaceg pela iniciativa de promover esse encontro e ressaltaram a necessidade do fortalecimento da representatividade política da classe médica e do setor hospitalar para a defesa das condições necessárias para uma assistência adequada à população, inclusive evitando a aprovação de projetos que apenas penalizam o setor e não beneficiam a sociedade.