Postado em: 01/12/2023

CLIPPING AHPACEG 01/12/23

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Luta contra a Aids: saiba até onde a ciência já avançou no combate ao HIV

'É muito preocupante o aumento de casos de HIV em jovens com a combinação sexo, álcool e drogas', diz infectologista

Mãe perde útero após parto a vácuo e filha sofre sequelas depois de 14 minutos sem respirar: 'vai vegetar pelo resto da vida'

48% dos profissionais com menos de 30 anos correm mais risco de sofrer com burnout, diz pesquisa

No próximo sábado, SBD-GO vai promover mutirão de atendimento da campanha Dezembro Laranja/Prevenção do Câncer de Pele

CNN BRASIL

Luta contra a Aids: saiba até onde a ciência já avançou no combate ao HIV


Depois de mais de 40 anos do início da pandemia de HIV no mundo, a tecnologia e a ciência avançaram ao ponto de assegurar diversas formas de prevenção ao vírus e tratamentos eficazes, que impedem o desenvolvimento da Aids.

Além disso, os tratamentos disponíveis hoje garantem o fim da transmissão do vírus pela pessoa que vive com HIV.

A CNN lista abaixo os principais avanços científicos e as mudanças que eles provocaram na luta contra esse vírus.

Existem no Brasil 22 medicamentos antirretrovirais, em 38 apresentações farmacêuticas diferentes, que podem ser utilizados por pessoas que vivem com HIV.

Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e, consequentemente, o desenvolvimento da Aids, que é a doença que o vírus HIV pode provocar.

Quando tomados corretamente pelas pessoas que vivem com o vírus, é comum que eles façam elas atingirem o nível de "indetectável", quando os exames não conseguem mais detectar o HIV no organismo delas.

Ao se tornarem indetectáveis, essas pessoas deixam de transmitir o vírus. Para manter a condição é necessário manter o tratamento em dia.

Muitos estudos e testes em animais e seres humanos vêm sendo feitos nas últimas décadas em prol da criação de uma vacina contra o HIV.

A empresa Moderna, por exemplo, anunciou em janeiro de 2022 que os primeiros participantes de um ensaio clínico de Fase 1 de uma vacina experimental contra HIV foram vacinados.

Em agosto deste ano, um ensaio científico prometeu a criação do novo imunizante. Chamado PrEPVacc, o ensaio está testando duas vacinas juntamente com duas formas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Nesse meio tempo, tratamentos alternativos já garantiram a cura de pelo menos seis pessoas em todo o mundo.

Em julho deste ano, um homem na Suíça, apelidado de "Paciente de Genebra", apresentou remissão do vírus HIV após a realização de um transplante de medula óssea.

Antes dele, outros cinco pacientes tiveram resultados semelhantes após transplantes anteriormente.

Em maio, cientistas já haviam conseguido eliminar o HIV do organismo de animais combinando terapias antirretrovirais de ação prolongada e uma nova técnica de edição genética.

TestagemRealizar a testagem com frequência (de seis meses a um ano) é uma forma de prevenir o avanço de várias infecções sexualmente transmissíveis.

Isso porque, saber seu estado de saúde significa poder ser encaminhado(a) o mais rápido possível para o tratamento adequado.

Os testes para diagnosticar uma eventual infecção pelo HIV podem ser feitos por fluido oral ou coleta sanguínea.

No Brasil, existem dois tipos:

testagem rápida (feitos pelo SUS ou com teste de farmácia, que pode ser feito em casa); eexames laboratoriais.Eles detectam a presença de anticorpos que atuam contra o HIV em cerca de 30 minutos.

PreservativosAs populares camisinhas são classificadas pelo Ministério da Saúde como método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Existem dois modelos, um para cobrir o pênis antes do ato sexual e outro para ser usado internamente na vagina. Eles não devem ser usados ao mesmo tempo.

A proteção ocorre ao impedir o contato direto da pele, de fluidos corporais e microfissuras.

PEPJá a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de urgência para evitar a infecção pelo HIV que pode ser usada após exposições de risco.

A PEP são dois comprimidos (um com tenofovir e lamivudina e o outro com dolutegravir - todos chamados de antirretrovirais) que devem ser tomados por 28 dias, sem interrupção, sob orientação e avaliação médica.

O início do tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo após 72 horas

São entendidas como situações de risco:

violência sexual;relação sexual desprotegida;acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).PrEPA Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), por sua vez, deve ser utilizadas antes que surjam situações de risco para infecções pelo HIV.

A PrEP reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar pelo HIV quando exposta ao vírus.

A medicação, que combina dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina), pode ser tomada de algumas formas:

oral regular (um comprido por dia);oral sob demanda ou intermitente (dois comprimidos entre duas e 24 horas antes do sexo previsto e, em caso de haver a relação sexual, mais uma pílula até 24 horas após o ato e mais uma no dia seguinte);injetável (com injeções administradas pelo SUS a cada dois meses).Prevenção combinadaProfissionais e agências de saúde indicam ser possível aumentar a proteção contra o HIV, e também outras ISTs, ao combinar mais de uma tecnologia de prevenção.

O uso de PrEP e preservativos, por exemplo. As combinações possíveis são variadas e dependem das características individuais e do momento de vida de cada pessoa.

Desde os anos 1980, foram registrados no Brasil mais de 1 milhão de casos de infecções por HIV, segundo o Ministério da Saúde e a Unaids.

Os estados com maiores taxas são respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

Gráfico: Ministério da Saúde/UnaidsAté 2022, a Unaids contabilizava 39 milhões de pessoas vivendo com o HIV em todo o mundo.

No ano passado, foi registrado 1,3 milhão de novos casos de infecções, das quais 46% são meninas e mulheres de todas as idades.

Do total de pessoas vivendo com HIV, 29,8 milhões (76%) estavam em terapia antirretroviral em dezembro de 2022. Em 2010, o número pessoas em tratamento era de 7,7 milhões.

Gráfico aponta taxas de infecção pelo HIV em gestantes e crianças com menos de 5 anos, além de taxas de desenvolvimento da aids e a de mortalidade pelo quadro / Gráfico: Sinan e Siscel/SiclomDe 2007 até junho de 2023, foram notificados no Sinan 489.594 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo 203.227 (41,5%) na região Sudeste, 104.251 (21,3%) na região Nordeste, 93.399 (19,1%) na região Sul, 49.956 (10,2%) na região Norte e 38.761 (7,9%) na região Centro-Oeste.

Já em 2022, foram notificados 43.403 casos de infecção pelo HIV, dos quais 15.064 (34,7%) na região Sudeste, 11.414 (26,3%) no Nordeste, 6.900 (15,9%) no Sul, 6.200 (14,3%) no Norte e 3.825 (8,8%) no Centro-Oeste.

Na série histórica, 345.069 (70,5%) casos foram notificados em homens e 144.364 (29,5%) em mulheres. A razão de sexos sofreu alteração ao longo do tempo: em 2007 era de 14 homens para cada dez mulheres e, a partir de 2020, passou a ser de 28 homens para cada dez mulheres.

................................

O GLOBO

'É muito preocupante o aumento de casos de HIV em jovens com a combinação sexo, álcool e drogas', diz infectologista

O infectologista David Uip, reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) é um dos maiores especialistas em HIV/Aids e um dos pioneiros no tratamento de pacientes com a doença no país. Uip foi um dos autores do estudo sobre o primeiro caso autóctone da doença no Brasil e é um dos fundadores da Casa da Aids, um serviço inovador de atendimento de pacientes com HIV/Aids. No Dia Mundial de Combate à Aids, Uip relembra como foi o diagnóstico do primeiro caso da doença transmitido no Brasil, fala sobre a evolução do tratamento ao longo dessas quatro décadas, quais são os grupos de risco atualmente e o que falta ser feito para eliminar a doença. Em 1982-83, nós não sabíamos que aera causada por um vírus nem como era a transmissão. Tanto que, nas minhas primeiras aulas sobre o assunto, eu colocava alguns países como grupo de risco porque eram lugares que as pessoas visitavam para ter relações sexuais mais abertas. Então era muito diferente. Depois que se descobriu a forma de transmissão, isso foi ficando mais claro. Hoje sabemos que aé transmitida pelo sangue, por relação sexual e também há transmissão materno-fetal. Nos lugares com acesso aos medicamentos, a transmissão materno-fetal deixou de existir. O controle dos bancos de sangue também eliminou a transmissão via transfusão de sangue ou derivados. A transmissão pelo uso de drogas injetáveis varia muito de país para país. O que continua é a transmissão por via sexual. Nesse sentido, os grupos mais vulneráveis são a população de travestis, transexuais, gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e pessoas privadas de liberdade, além do usuário de drogas. Nesses grupos, é preciso ter uma atenção redobrada, inclusive com campanhas esclarecedoras muito dirigidas.

Eu estou muito preocupado com os jovens em geral. Pessoalmente, eu tenho visto um aumento no número de casos de HIV em jovens tanto homens quanto mulheres. O que nós estamos vendo na prática são alguns grupos em absurdo exagero: bebida alcoólica, uso de drogas e sexo sem nenhum nível de proteção. Esse tripé é muito complicado não só para a Aids, mas para inúmeras outras doenças, tanto as doenças sexualmente transmissíveis como as hepatites B e C, por exemplo. Quando as pessoas entram nesse embalo, além de não se protegerem do ponto de vista sexual, elas saem muitas vezes do estado de racionalidade pelos excessos que cometem. Há quem diga que sempre foi assim. Mas eu não acho. Está pior. As pessoas nem cogitam o uso de preservativo. A notícia é sempre ruim. Eles desdenham da doença e acham que estão totalmente protegidos, mas quando vem a notícia que tem HIV, o choque é igual ao de antigamente. Então o médico precisa explicar que a doença mudou e que hoje em dia é possível tratar melhor.

Hoje, os pacientes com HIV tratados, bem conduzidos e aderentes ao tratamento, não morrem de HIV. Eles têm que se dedicar ao tratamento, fazer exames periódicos, mas vivem uma vida muito semelhante ao indivíduo que não é HIV positivo. Mas é claro que tem as consequências da rotina de fazer exames, do uso dos medicamentos a longo prazo e dos efeitos adversos desses medicamentos. Mas o que foi uma sentença de morte no passado, hoje não é mais. Hoje, o esquema básico são dois comprimidos por dia. Para fator de comparação, no início dessa história, o indivíduo começava a tratar o HIV com, no mínimo, 20 comprimidos. Era uma loucura. Os efeitos colaterais também diminuíram muito, mas ainda tem alterações metabólicas. O indivíduo tem resistência insulina, aumenta o colesterol e o triglicérides. Além disso, o paciente precisa fazer exames periódicos. Os meus pacientes que estão controlados passam em consulta a cada três meses, por exemplo. Nessa periodicidade eles também fazem exames para ver o CD4 e o CD8, que são marcadores de imunidade, e a quantificação do vírus. Além disso eu faço a prevenção de todos as eventuais complicações de medicação, as alterações cardiovasculares, a densitometria óssea, etc. Eu resumo isso tudo dizendo: essa doença continua não sendo boa. Não vale a pena você se arriscar a pegar. O HIV é um vírus complicado. Claro que o mundo inteiro procura remédios definitivos. Mas é muito difícil, mesmo medicando, que você garanta a supressão total do vírus. Provar a cura é muito difícil porque o vírus se esconde em reservatórios. A prevenção por vacinas também é um desafio porque esse é um vírus muito complexo e mutante. As pessoas que não acompanham a literatura pensam que a ciência não está mais preocupada com a Aids. Mas não é isso. É difícil mesmo. Evoluiu-se muito no tratamento e virão novidades, como novos grupos de medicamentos, velhos grupos com medicamentos mais atuais. Mas, na verdade, hoje nós não temos a prevenção completa nem a cura. Não há hipótese de se implementar o transplante de medula como medida terapêutica para o HIV. Eu trabalho a vida inteira com infecção e transplante. As consequências de um transplante, em termos de rejeição e infecção, são dramáticas. Mas é possível usar o conhecimento trazido pelo transplante para ir em busca de novos medicamentos. Isso abre uma linha de pesquisa muito interessante. O uso de medicamentos pré e pós exposição ajudaram muito no combate à Aids. A PrEP em si foi um grande avanço que continua a evoluir. Hoje existe a PrEP que é uma injeção por mês e, em breve, será uma a cada seis meses. Isso é um grande avanço na prevenção, mas tem que ser entendido que não é uma forma isolada de prevenção. Ela complementa outras, como o uso de preservativo e a educação de formas mais seguras de relacionamento. Essas medidas devem ser conjuntas. A terapia pós-exposição também é uma medida importante de segurança, mas não é 100%. Conheço um indivíduo que usou a PEP no tempo adequado e soroconverteu. Além disso, as pessoas precisam lembrar que existem outras doenças que não são preveníveis pela PrEP ou pela PEP. Hoje temos uma epidemia de sífilis, de HPV, de gonorreia causada por gonococo resistente aos antibióticos e um aumento muito expressivo de herpes tipo dois, transmitido por sexo. É estarrecedor, inclusive o aumento do número de casos de sífilis congênita. O indivíduo pode pegar sífilis na relação habitual, mas estamos vendo um aumento do número de casos de sífilis adquirida por sexo oral. Isso não é uma novidade, mas estamos vendo aumentar. Hoje na literatura está muito claro quais são as formas de maior exposição. A principal é o sexo anal receptivo, seguida do sexo introdutivo anal. Mas com o uso de preservativo, desde que ele não rompa, o sexo anal é seguro. É preciso lembrar que a lubrificação vaginal é diferente da anal. Eu digo isso porque há um aumento das escoriações e machucaduras dos dois lados, com aumento do risco do rompimento do preservativo. Por isso, também tem que haver lubrificação e cuidados adequados. Os serviços de saúde voltados àforam muito bem organizados no Brasil desde o começo. O paciente tem acesso a um diagnóstico fácil e correto, tem acesso aos medicamentos e às consultas. O Brasil, sem dúvida, saiu muito na frente e ainda é um programa exemplar. Mas precisamos de mais campanhas em cima dos grupos-chave. A gente só fala de HIV no dia 1º de dezembro. Eu me decepciono muito comigo mesmo porque eu falo de HIV há mais de 40 anos e tem muitas coisas que eu continuo a ver que não estão acontecendo, como a prevenção. Isso tem que ser política pública constante. Tem que falar todos os dias de HIV e de doenças sexualmente transmissíveis. O primeiro caso que nós vimos foi em 1982. Foi um indivíduo que veio para a consulta com febre e emagrecimento e, na investigação, ele culminou com uma cirurgia de vesícula. Nesse procedimento, o cirurgião, que era muito experiente, viu que ele tinha mais gânglios do que deveria para um problema de vesícula e fígado aumentado e decidiu fazer uma biópsia. Naquele momento, sabia-se muito pouco dee não tinha exames para a detecção da doença. Mas a análise patológica mostrou que ele estava infectado com uma mico-bactéria prima da tuberculose e essa era justamente uma das infecções oportunistas que estavam sendo associadas aos primeiros casos deem São Francisco e Nova York. Então embora não tivessem exames para Aids, nós conseguimos isolar uma bactéria e mostrar a deficiência. Depois, foi feito um grande estudo imunológico desse caso e a descrição feita cientificamente em 1983 é muito interessante porque mostra todo o sistema imunológico deficiente. Esse caso foi publicado como o primeiro caso autóctone do Brasil, ou seja, foi o primeiro brasileiro que pegoude outro brasileiro. Soubemos disso porque se tratava de um paciente que morava no interior de Minas Gerais e que nunca viajou para outro lugar. Então nós tínhamos certeza que ele adquiriu de alguém dentro do Brasil. A meta da Unaids para acabar com a pandemia deaté 2030 é uma estratégia que chama 95, 95,95. Ou seja, que 95% das pessoas que vivem com HIV sejam diagnosticadas, que 95% das pessoas que conhecem seu status sorológico estejam sob tratamento e que 95% das pessoas em tratamento estejam com supressão viral. Países africanos que eram tidos como os mais afetados conseguiram alcançar os 95 95 95. Isso tem que ser meta brasileira. Eu, e muitos que começamos essa luta, merecemos isso. Tem que ser política pública. Não pode reduzir orçamento para HIV e DST. Tem que aumentar a divulgação da prevenção e visar os grupos-chave para uma prevenção bem acentuada. Uma última coisa que melhorou muito, mas que ainda precisamos combater é preconceito e o estigma. Isso não cabe mais nesse mundo.

.................

PORTAL G1

Mãe perde útero após parto a vácuo e filha sofre sequelas depois de 14 minutos sem respirar: 'vai vegetar pelo resto da vida'


"Minha filha não pisca, minha filha não chora, minha filha não se mexe e respira por aparelhos". O relato da artesã Denyse Ribeiro, de 26 anos, é carregado de dor, fé e sede por justiça. Segundo ela, a condução do parto fez com que a bebê, hoje com 6 meses, ficasse sem respirar por 14 minutos, a deixando em estado vegetativo -- foi diagnosticada com encefalopatia hipóxico-isquêmica grave. Caso aconteceu no Hospital dos Estivadores, em Santos, no litoral de São Paulo. (entenda abaixo)

â para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
"Para a medicina, ela nunca vai se mexer, nunca vai respirar sozinha, vai ficar dependente de um aparelho. O que me move é minha fé em Deus. Eu tenho muita fé em Deus e para ele nada é impossível", disse. Helena Vitória nasceu em 6 de maio de 2023. Ao g1, Denyse explicou que a segunda filha foi muito desejada e planejada. Ela contou ter ido a todas as consultas de pré-natal em uma policlínica da cidade, e que não esperava esse desfecho. O caso foi registrado no 4º DP da cidade e ela constituiu dois advogados para instruí-la nas esferas criminal e civil.

Durante o parto, perdeu o útero, as trompas e os ovários, o que a impede de engravidar novamente. Ela responsabiliza a equipe médica do hospital. "Nunca tive nem infecção de urina, foi uma gravidez completamente saudável e desejada".

Denyse contou ter dado entrada no Hospital dos Estivadores no dia 4 de maio e que, no dia seguinte, a equipe começou a induzir o parto normal. Ela afirma que não tinha dilatação, que a bolsa estava intacta e os médicos "forçaram" o procedimento por muito tempo.

À reportagem, ela afirmou ter "implorado" por uma cesariana [procedimento cirúrgico em que o bebê é retirado do útero, como a primeira filha nasceu]. A decisão da equipe médica, no entanto, foi submetê-la a um parto a vácuo -- quando se utiliza um extrator com sucção para aderir à cabeça do bebê.

Ela alegou ter gritado pedindo pela cesárea, mas que o desejo não foi atendido. "Infelizmente, o desrespeito ao direito de uma gestante resultou na situação que hoje minha filha se encontra".

A mãe contou que foi levada ao centro cirúrgico, onde os médicos começaram o parto a vácuo que, segundo ela, resultou em danos irreversíveis.

"Na primeira vez ela não saiu. Era o médico puxando no vácuo, eu fazendo força e uma outra médica empurrando a minha barriga. Na segunda vez, minha irmã relata que saiu sangue. Em vez de o médico parar e ir para uma cesárea, ele tentou pela terceira vez. O meu útero rompeu. Eu perdi o útero, eu perdi ovário, eu perdi as trompas", contou.

2 de 2

Denyse grávida de Helena Vitória, que nasceu em Santos (SP) em maio deste ano. - Foto: Arquivo pessoal Cesárea e minutos sem respirar Após o rompimento do útero, os médicos realizaram a cesárea e a menina nasceu sem respirar, e assim ficou por aproximadamente 14 minutos, ao mesmo tempo em que recebia massagem cardíaca. De acordo com Denyse, a equipe conseguiu reanimar a bebê, mas as sequelas, de acordo com ela, são irreversíveis.

Denyse precisou ficar internada por seis dias devido às complicações. "Minha irmã viu a minha filha nascer morta e me viu perdendo muito sangue. Eu tive hemorragia, perdi muito sangue devido à ruptura uterina", contou ela, que só viu Helena Vitória dois dias após o nascimento."E, depois que levaram minha filha para a UTI, porque eu não vi minha filha quando ela nasceu, o anestesista chegou em mim e falou: 'algo deu errado. Você perdeu útero, ovários e trompas, a sua filha morreu e voltou e não tem expectativa'. Foi isso que eles falaram".

Acompanhamento médico e cirurgias Na Santa Casa de Santos, Helena Vitória passou por cirurgias de traqueostomia e gastrostomia, mas a bebê ainda não tem condições de retirar o equipamento. Denyse espera que em dezembro o procedimento seja realizado com sucesso e ela possa dar entrada a um pedido de home care.

Uma neurologista que avaliou a criança afirmou a Denyse que o cérebro dela "amoleceu" e encolheu. "Para a medicina, ela vai vegetar pelo resto da vida dela.Encefalopatia hipóxico-isquêmica Ao g1, o neurologista João Brainer afirmou que, normalmente, a encefalopatia hipóxico-isquêmica, ou hipóxico-perinatal, ocorre quando falta sangue e oxigênio no cérebro da criança. A condição pode surgir quando o bebê demora a nascer ou há alguma condição que o impede de respirar adequadamente.

"Infelizmente, é uma condição muito comum. A maioria evolui para um prognóstico ruim, mas alguns pacientes ficam somente com algum grau de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, como dificuldade de raciocínio, de andar, para fazer movimentos", explicou.

Segundo o médico, clinicamente falando, as crianças que nascem com a síndrome [quando genético] podem ter condições neurológicas que passam despercebidas antes do parto. Apesar disso, a maioria dos casos decorre de complicações na hora do nascimento. Muitas crianças podem chegar à fase adulta.Caso de polícia Denyse contou ter registrado um Boletim de Ocorrência no 4º DP de Santos. Ela constituiu dois advogados que atuam nas esferas criminal e cível. De acordo com Douglas Blum Lima, que representa a mulher na esfera criminal, as guias do IML para mãe e filha já foram expedidas. Em breve, ela fará os exames, que serão encaminhados à delegacia para instruir o inquérito policial.

Com a materialidade, todos os envolvidos serão ouvidos. Terminada essa fase, na qual a Polícia Civil vai apurar se há os elementos necessários, poderá ser feita a denúncia junto ao Ministério Público.

Em contato com a reportagem, o advogado Lucas Pórpora, que representa Denyse na esfera cível, explicou que houve a contratação de um profissional da saúde para analisar as documentações médicas referentes ao caso. A mãe poderá solicitar na Justiça indenização pelos danos causados, incluindo morais e estéticos.
Respostas Em nota, o Instituto Social Oswaldo Cruz, que administra o Hospital dos Estivadores, informou que a família segue acolhida com os recursos hospitalares disponíveis para os cuidados à bebê. De acordo com o texto o atendimento da equipe "seguiu as melhores práticas assistenciais e de segurança do paciente e medicina baseada em evidência".

O hospital afirmou que as cesáreas feitas no local seguem as indicações técnicas médicas, que consideram o risco do procedimento e as patologias envolvidas em cada caso, ou as indicações em respeito às regulamentações pertinentes.

A Secretaria de Saúde de Santos, por meio da Seção de Contratos de Gestão, disse que realizará a apuração dos fatos junto ao hospital e acompanhará o caso. O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), mas ainda não obteve retorno

.................................

FALANDO DE GESTÃO

48% dos profissionais com menos de 30 anos correm mais risco de sofrer com burnout, diz pesquisa


Jornadas de trabalho exaustivas, muita pressão e demandas cada vez maiores têm causado um esgotamento físico, emocional e mental em diversos profissionais, que nem sempre conseguem identificar esses sintomas como uma doença ocupacional que tem se tornado cada vez mais comum: a síndrome de burnout.

Com um ritmo cada vez mais acelerado e com a cultura de trabalho que exige cada vez mais dos trabalhadores, que acumulam horas extras, reuniões, projetos, e menos dias de descanso, relaxamento e lazer, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com mais casos da doença, perdendo apenas para o Japão, conforme relatório da International Stress Management Association (Isma-BR - 2021). Segundo o levantamento feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no mesmo ano, um em cada quatro brasileiros sofre com a síndrome de burnout.

Diante deste cenário frenético, dados do Construindo e liderando equipes de alto desempenho confirmam que profissionais exaustos apresentam uma probabilidade três vezes maior de ir em busca de novas oportunidades no período de um ano. Além disso, têm duas vezes mais chance de se sentirem desconectados dos valores da empresa, dos líderes e gestores. "Sem saúde mental, física e emocional, não existe produtividade, bons resultados e crescimento. Precisamos olhar para nossa equipe além dos números e desempenho", afirma Ricardo Triana, diretor executivo de Project Management Institute América Latina (PMI), a principal associação global que prepara organizações e indivíduos para trabalharem de forma mais inteligente e agregarem valor através de projetos.

Burnout em números

Outro ponto que chama a atenção na pesquisa do PMI é que o risco de burnout não é distribuído igualmente entre os colaboradores. As mulheres têm uma taxa de esgotamento de 46%, enquanto os homens têm uma taxa de esgotamento de 37%. "Além das responsabilidades no trabalho, as mulheres ainda têm uma carga de trabalho em casa muito maior do que os homens. Com essa jornada dupla, ou até tripla, eventualmente, corpo e mente respondem com exaustão, o que pode evoluir para problemas mais graves", alerta Ricardo.

Em relação à faixa etária, a pesquisa mostra que 48% dos indivíduos com menos de 30 anos correm maior risco de burnout, em comparação com 40% daqueles com 30 anos ou mais. Isso porque a geração x está mais conectada e ainda consome muito conteúdo e vive de forma mais conectada que as gerações anteriores.

Principais causas

Entre as principais causas para o crescimento da síndrome de burnout no local de trabalho estão a realização de tarefas em ritmo acelerado e sob pressão, o assédio moral e as demandas cada vez maiores nas empresas. O estresse também aumenta nas equipes de projeto quando há incerteza, imprevisibilidade e falta de comunicação. Então, para garantir que os colaboradores não fiquem sobrecarregados, é importante definir as expectativas antes de cada etapa, para que eles se sintam mais confiantes diante dos imprevistos, e fazer um bom planejamento.

Soluções, planejamento e trabalho em equipe

Para o diretor executivo de PMI América Latina, ter uma equipe de colaboradores sobrecarregados pode custar caro para as organizações, pois isso limita a produtividade, afetando diretamente os resultados. "Priorizar um espaço organizacional justo e saudável é o caminho essencial para assegurar a saúde mental dos trabalhadores".

Para promover a construção de resiliência nas equipes contemporâneas, o estudo sugere a prática regular de verificação de bem-estar e os níveis de estresse da equipe e a adoção de ferramentas e tecnologias que possam otimizar a eficiência da equipe, promovendo um trabalho mais inteligente em vez de mais árduo.

Outra estratégia que também é essencial para ajudar os colaboradores a realizar atividades no trabalho sem que eles se sintam sobrecarregados, é desacelerar para acelerar. "Isso é possível reorganizando o cronograma para aproveitar os pontos fortes dos recursos e reduzir as responsabilidades administrativas do líder da equipe técnica para que ele possa se concentrar no que faz de melhor: solução de problemas. Isso pode ajudar a reduzir significativamente o risco de esgotamento, perda de recursos e atrasos no projeto. Quando todos se empenham juntos, além de solucionar problemas, eles fortalecem a unidade da equipe", afirma o diretor executivo de PMI América Latina.

Saúde

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais, por isso prestar muita atenção à saúde dos colaboradores é essencial para promover um ambiente de trabalho responsável, inclusivo, digno e saudável.

"Sem saúde não há produtividade, bons resultados nem crescimento. Precisamos olhar para nossa equipe além dos números e do desempenho. Nesse sentido, PMI defende o uso de IA Generativa (GenAI) no gerenciamento de projetos. Com a ampla disponibilidade e o potencial das ferramentas GenAI, tanto a nível individual como organizacional, é importante aproveitar os melhores resultados ao automatizar, auxiliar ou aumentar as habilidades e competências de gestão de projetos. Um gestor de projetos que sabe implementar melhor as ferramentas GenAI ajuda a otimizar o desempenho, a produtividade e a eficiência das equipes, o que evita sobrecargas", destaca Triana.

Por fim, criar um ambiente onde haja comunicação aberta, confiança e apoio permite às equipes partilhar pensamentos e sentimentos, aproxima as pessoas e também torna o ambiente mais saudável.

Sobre PMI

PMI é a principal autoridade em gestão de projetos, comprometida em fazer avançar a profissão de gestão de projetos e positivamente impactar o sucesso dos projetos. Capacitamos os profissionais para se destacarem nas práticas de gestão de projectos através da nossa comunidade global em crescimento, da partilha de conhecimentos e das melhores certificações - conduzindo a uma mudança positiva nas organizações e comunidades. Desde 1969, a nossa missão inabalável tem sido a de defender a profissão, oferecendo aprendizagem e conexões para aperfeiçoar competências muito procuradas. Atualmente, PMI fornece aos profissionais, em todas as fases da carreira, os padrões globalmente reconhecidos, cursos online, liderança de pensamento, eventos e ferramentas de que necessitam para serem bem-sucedidos. Com mais de 300 filiais em todo o mundo, os membros de PMI podem estabelecer contatos, encontrar mentores, conquistar oportunidades de carreira e aprender com os seus pares, trabalhando em conjunto para gerar um maior impacto. Visite-nos em: http://www.pmi.org/, linkedin.com/company/projectmanagementinstitute, facebook.com/PMInstitute, ou em X @PMInstitute.

...................................

FOLHA DO PLANALTO

No próximo sábado, SBD-GO vai promover mutirão de atendimento da campanha Dezembro Laranja/Prevenção do Câncer de Pele

Os atendimentos serão gratuitos e acontecerão no Hospital das Clínicas, das 9 às 15 horas. A expectativa é atender 1 mil pacientes

No próximo sábado, 2 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai realizar, em Goiânia, mais uma edição do mutirão de atendimento da Campanha Dezembro Laranja, uma grande mobilização nacional para a prevenção, o diagnóstico e tratamento precoces do câncer de pele, um tipo da doença que representa 33% de todos os casos de câncer registrados no Brasil.

Das 9 às 15 horas, voluntários da SBD-GO estarão no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, para o atendimento gratuito à população. As consultas serão feitas por ordem de chegada dos pacientes. A entrada será pelo Portão A, do HC, na 1ª Avenida, Setor Leste Universitário. A expectativa, de acordo com o coordenador local da campanha, dermatologista Samir Pereira, é atender cerca de 1 mil pacientes.

Durante os atendimentos, os médicos vão avaliar os pacientes para identificar lesões suspeitas de câncer de pele e orientá-los sobre a prevenção. Quando forem identificadas essas lesões, os pacientes serão encaminhados para investigação e tratamento especializado no HC/UFG.

Esse mutirão acontecerá simultaneamente em 100 postos instalados em todo o Brasil, onde cerca de 3,5 mil dermatologistas voluntários trabalharão para ajudar na prevenção do câncer de pele. A Campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 1999 e, desde 2014, recebe esse nome. Em 2009, a SBD ganhou o Prêmio Guiness World of Records pela maior campanha médica do mundo em um dia e maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele.

Saiba mais sobre o câncer de pele

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A cada ano, são registrados cerca de 185 mil novos casos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Os tipos mais comuns do câncer de pele são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de pele.

Tipos da doença

Carcinoma basocelular (CBC) - É o tipo mais prevalente e surge mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce. Costuma se apresentar como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.

Carcinoma espinocelular (CEC) - Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo e pescoço. Tem coloração avermelhada e pode se parecer com uma verruga ou uma ferida espessa e descamativa, que não cicatriza.

Melanoma - O menos frequente dos cânceres da pele, o melanoma tem o mais alto índice de mortalidade. Apesar disso, as chances de cura são de mais de 90%, quando detectado precocemente. Costuma ter a aparência de uma pinta ou de um sinal em tons acastanhados ou enegrecidos, que mudam de cor, de formato ou de tamanho.

Fatores de risco

Alguns fatores podem elevar os riscos de câncer de pele:

Ter alguém na família que tem ou já teve câncer da pele.

Já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo.

Ter muitas sardas ou pintas pelo corpo.

Ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia.

Já ter tido câncer da pele.

Ter mais de 50 anos.

Prevenção

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores de pele. Confira as principais medidas de proteção:

Usar chapéus, camisetas, óculos escuros com proteção UV e protetores solares.

Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).

Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada quatro horas, mas se for nadar ou tiver transpiração excessiva a cada duas horas. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses e vêm com a especificação Kids.

Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. (Fonte: SBD)

.................................

Assessoria de Comunicação