Postado em: 21/07/2021

Novo projeto de qualificação da rede prestadora da Unimed Goiânia é apresentado à Ahpaceg

14 07 21 apresentação projeto

 

O novo projeto de qualificação da rede prestadora da Unimed Goiânia foi apresentado em detalhes a associados da Ahpaceg durante reunião realizada no dia 15 de julho. O presidente da Associação, Haikal Helou, diretores e associados acompanharam a apresentação feita por técnicos da empresa Doxt, uma healthtech que produz plataformas para a gestão de jornadas de cuidado. O presidente da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi, e a diretora de Operações da cooperativa, Marcela Araújo, também participaram da apresentação.

Thiago Pavin, que é psicólogo e tem mestrado em economia da saúde, e a enfermeira pós-graduada em gestão hospitalar, Andréa Righi, apresentaram a metodologia que visa a melhoria da relação entre prestadores e fonte pagadora. “É uma metodologia transparente e de cunho educativo”, disseram os técnicos, que explicaram que a avaliação é feita respeitando a realidade local de cada prestador.

Andréa Righi, que vai participar das avaliações dos prestadores no projeto em parceria com a Unimed Goiânia, explicou as etapas do processo de qualificação, que incluem o envio de book para orientar o preparo dos prestadores para a visita técnica, reunião sobre os achados e a apresentação do resultado final.

A Doxt trabalha com cerca de 20 tipos de books adequados a grupos específicos de prestadores. Dentre os requisitos a serem avaliados, todos tecnicamente fundamentados, está um grande diferencial: a experiência do paciente.

“A adesão a boas práticas e o cumprimento das normas diferenciam prestadores na percepção de valor pelo paciente”, disse Thiago Pavin, que esclareceu que, em caso de serviços terceirizados, será avaliada a instituição a ser qualificada, o que pode contribuir até mesmo para que ela aperfeiçoe a forma de futuras contratações e parcerias com prestadores e fornecedores.

“Há dez anos, a partir de contato com a Ahpaceg, estamos amadurecendo a ideia de criar produtos diferenciados, mas para isso precisamos desta classificação dos hospitais”, disse Sérgio Baiocchi.

O objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria contínua das instituições de saúde. Segundo Marcela Araújo, o projeto não é estático e a instituição pode ser requalificada sempre que necessário.