Postado em: 04/03/2021

AHPACEG NA MÍDIA - Hospitais privados também vivem drama do esgotamento de leitos de UTIs

Hospitais privados também vivem drama do esgotamento de leitos de UTIs

De Claudius Brito

Em entrevista à Rádio Manchester na manhã desta quarta-feira, 03/03, o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás, Haikal Helou, afirmou que a situação quanto a lotação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não é uma realidade apenas na rede pública, mas, também, nas unidades privadas.

Segundo Haikal Helou a situação é crítica e não basta a pessoa achar que tendo condições financeiras irá encontrar disponibilidade de UTI na rede particular. E, conforme observou, não é só em Goiás, mas em todo o País a situação é quase de caos.

O presidente da entidade assinalou que é necessário, de forma urgente, frear a contaminação, porque a criação de leitos de UTIs não é a solução, além do que, é uma situação complexa porque exige formação de profissionais especializados e não apenas estrutura física e equipamentos.

Haikal Helou defendeu que o Estado assuma toda a regulação de leitos e, ainda, que haja uma intermediação junto aos planos de saúde, a fim de que os mesmos possam assumir custos que, hoje, os hospitais estão assumindo sozinhos em relação a equipamentos de proteção individuais (EPIs)- que evoluíram durante a pandemia- bem como em relação ao tratamento complexo que é dado aos pacientes com a Covid-19.

“Precisamos equalizar isso”, argumentou o presidente da Associação.

Ainda durante a entrevista, Hasikal Helou observou que muitas pessoas não estão levando a sério a gravidade do problema. “Enquanto isso, os hospitais estão ficando lotados, quando precisa apenas um pouco de bom senso”, frisou, acrescentando que a rede privada não tem mesmo capacidade de leitos de reserva. Ou seja, se o paciente precisar de uma UTI seja para tratar de alguma outra enfermidade, poderá não encontrar.

Para Haikal Helou, a Covid-19 é uma doença de alguma forma pode-se prevenir com medidas fáceis. Mas essas medidas- observou- estão sendo ignoradas por parte da população e, enquanto isso, há um esgotamento dos profissionais da linha de frente; muitos profissionais abandonando a atividade na linha de frente para voltar aos consultórios e, o que é pior: muitas vidas perdidas de profissionais.

Fonte: Contexto

https://portalcontexto.com/hospitais-privados-tambem-vivem-drama-do-esgotamento-de-leitos-de-utis/