Postado em: 19/02/2021

Ahpaceg na Mídia - Hospitais privados de Goiás estão lotados, informa Ahpaceg

Os hospitais privados de Goiás atingiram nesta sexta-feira (19) lotação máxima nos leitos de UTI, segundo informou nota divulgada pela Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).

A entidade afirma que também não há possibilidade de abertura de novos leitos. “Esse problema vem se repetindo nas últimas semanas e hoje chegamos ao limite. Antes, assim como na primeira onda, ainda conseguíamos transferir pacientes entre os hospitais associados, garantindo as internações necessárias. Mas, agora, o momento é crítico e não há vagas”, esclarece a nota.

Segundo a Ahpaceg, além de pacientes com Covid-19, a rede também trata pacientes com outros problemas de saúde, diferente do que aconteceu em 2020.

Os hospitais ainda relatam problemas financeiros. A nota diz que há descapitalização, o que inviabiliza novos investimentos. “Essa situação decorre de problemas, como o aumento dos custos assistenciais em 2020, quando nossos gastos com medicamentos, pessoal e Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo, aumentaram expressivamente e não tivemos apoio dos Governos ou contrapartida das operadoras de planos de saúde”, destaca. “Estamos lotados e com nossa saúde financeira comprometida”, completa a nota.

A Ahpaceg ainda refuta a ideia de se vetar cirurgias eletivas para abrir leitos para pacientes contaminados pelo coronavírus. “A sugerida suspensão de cirurgias eletivas com o intuito de abrir novas vagas para internação vai apenas agravar a situação da rede hospitalar e deixar pacientes sem atendimento, o que pode comprometer a saúde dessas pessoas”, reforça.

A nota da entidade ressalta que abrir leitos não é a saída. “A taxa de contaminação está aumentando em uma proporção superior à capacidade de atendimento”. A Ahpaceg pede esforços conjuntos e medidas sérias para evitar a proliferação da doença.

“A rede privada, representada pela Ahpaceg, chegou ao limite. Estamos fazendo tudo o que podemos, mas precisamos do apoio da sociedade, dos gestores, dos planos de saúde, do Ministério Público, enfim, de todos que querem o fim desta pandemia”, finaliza.

A Ahpaceg tem hospitais filiados em Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Rio Verde e Anápolis.

Diário de Goiás? 19/02/21 - https://diariodegoias.com.br/hospitais-privados-de-goias-estao-lotados-informa-ahpaceg/.