Postado em: 12/02/2021

AHPACEG NA MÍDIA - Hospitais privados diminuem atendimentos pelo Imas, em Goiânia

TV ANHANGUERA

 

Hospitais privados diminuem atendimentos pelo Imas, em Goiânia

https://g1.globo.com/go/goias/playlist/videos-ultimas-noticias-de-goias.ghtml#video-9261636-id

............................

O POPULAR

 

Hospitais privados em Goiânia ameaçam deixar de atender pelo Imas

Instituto que presta assistência servidores da prefeitura de Goiânia estabeleceu cotas

O Sindicato dos Trabalhadores do município de Goiânia (SindiGoiânia) quer que as mudanças no sistema de cotas do Instituto Municipal de Assistência Saúde e Social elas sejam revistas de imediato. O protesto é contra a redução do repasse aos hospitais privados. Para a entidade, a medida coloca o servidor em risco durante o momento delicado na saúde, lembrando da pandemia de Covid-19.

A reação ocorre após Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) anunciar a suspensão gradual do atendimento aos cerca de 80 mil usuários do Imas desde esta quinta-feira (11). Segundo a Ahpaceg, que representa 28 hospitais da capital, as instituições estariam “sendo obrigadas” a realizar o corte “devido as recentes decisões” do Imas. A entidade disse que agendou uma reunião com presidente do Instituto, Adriano Valotto, para essa sexta-feira (12), quando é questão deve ser debatida entre eles.

Segundo a Ahpaceg, a limitação pelo Imas do número de pacientes que podem ser atendidos e o corte de pagamento quando as cotas estabelecidas são extrapoladas “colocam em sério risco o equilíbrio financeiro das instituições de saúde, inviabilizando a continuidade da assistência a quem depende do Instituto”.

Um dos exemplos dados pela Ahpaceg é do Instituto Panamericano da Visão. Na unidade, a média mensal é de 650 atendimentos pela demanda. Pela cota anterior, eram previstas 546 guias. Com a atualização, a cota atual caiu para 366 atendimentos, déficit de 284 guias.

Ao todo, são 14 hospitais que atendem pelo Instituto Municipal e que podem realizar o corte sendo eles: CDI; Cebrom; Clínica da Imagem; Clínica São Camilo; Clínica São Marcelo; CRD Medicina Diagnóstica; Hemolabro; Hospital Infantil de Campinas; Hospital Ortopédico de Goiânia; Hospital Premium; Hospital Santa Bárbara; Hospital Santa Mônica; Hospital da Visão e o Instituto Panamericano da Visão.

Ao Popular, o presidente do SindiGoiânia, Ronaldo Gonzaga, afirma que vai pressionar pela mudança de posição do Imas. “Receber uma notícia dessas é preocupante em momento de pandemia. Caso o diálogo não seja aberto, não descartamos representação no Ministério Público”, considera.

Em nota, o Imas afirma que não foi informado oficialmente de nenhuma decisão por parte da Ahpaceg. O Instituto lembra ainda que está aberto ao diálogo com todos os prestadores de serviço (sindicatos, associações, cooperativas, pessoas jurídicas e físicas em geral), com objetivo de resolver as demandas existentes entre o órgão beneficiários e prestadores”, diz.

................

 

O HOJE

 

Rede privada anuncia corte no atendimento pelo Imas

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) informou ontem (11) que os hospitais e demais instituições de saúde associados iniciam hoje a suspensão gradual do atendimento aos usuários do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas). O Imas tem cerca de 82 mil usuários, sendo considerado o terceiro maior plano de saúde do Estado.

De acordo com a Ahpaceg, as instituições estão sendo obrigadas a esse corte no atendimento devido a recentes decisões do órgão, como a definição unilateral e sem comunicado prévio de cotas de pacientes, o que caracteriza uma clara violação do contrato firmado com os prestadores de serviços de saúde. A Associação pontua ainda que a limitação pelo Imas do número de pacientes que pode ser atendido e o corte de pagamento quando as cotas estabelecidas unilateralmente são extrapoladas para o atendimento aos usuários colocam em sério risco o equilíbrio financeiro das instituições de saúde, inviabilizando a continuidade da assistência a quem depende do instituto.

Sobre a paralisação dos atendimentos, o porta-voz da Ahpaceg, Nelcivone Soares de Melo afirmou, em entrevista ao jornal O Hoje, que não existe a escolha por um tipo de atendimento em específico. Os atendimentos estão vinculados a disponibilidade de cotas de cada hospital, o que significa que, se os estabelecimentos não tiverem mais cotas, não terão mais condições de atender.

Para ele, o usuário do Imas não pode ser penalizado por esse processo. “O servidor público sofre um desconto em folha e tem o direito de ser atendido. quando a gestão estabelece um limite para esse servidor, fica difícil porque

muitas vezes ele [o servidor] pode entender que esta é uma política do estabelecimento de saúde, quando na verdade, não é, é o Imas que não disponibiliza uma cota de saúde adequada e o usuário acaba sendo penalizado com a medida”, pontuou.

Divergência

No final da gestão anterior, o Instituto publicou um comunicado informando que, por meio de uma administração voltada para o resgate da credibilidade da instituição, conseguiu resultados satisfatórios, que permitiram o equilíbrio de contas, condição que considera primordial para a boa prestação dos serviços propostos aos seus usuários.

À ocasião, o então presidente do Instituto, José Alício de Mesquita, afirmou que o Imas estava com atrasos no pagamento dos prestadores de serviços, mas que, neste quadriênio foi realizada a redução do prazo de pagamento das

faturas apresentadas pelos prestadores de serviço, cumprindo a previsão contratual.

Sobre a negociação, o porta-voz da Ahpaceg pontua que o caso é passível de negociação, e espera que a questão seja resolvida rapidamente, para que a negativa de atendimento seja solucionada, uma vez que pode chegar à suspensão total em alguns dos estabelecimentos.

“Estamos aguardando um canal de negociação para resolver. O que não queremos é chegar esse momento de não atender as pessoas. E sim, que as cotas dos hospitais estejam adequadas a demanda de usuários. Hoje

elas estão muito abaixo, tem hospitais que, com uma semana de atendimento já esgotou a quantidade de cotas disponíveis”, afirmou. Até o fechamento desta edição, o jornal não conseguiu contato com o Imas.

................

 

A REDAÇÃO

 

Hospitais goianos da rede privada anunciam corte no atendimento pelo Imas

Cota de pacientes teria motivado a ação |

A Redação

Goiânia - As unidades de saúde vinculadas à Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) anunciaram a suspensão gradual do atendimento aos usuários do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas). A medida começa a valer a partir desta quinta-feira (11/2).

Em nota, a Ahpaceg alegou que o motivo está relacionado a recentes decisões unilaterais do órgão, como "a definição de cotas de pacientes", o que teria ocorrido sem aviso prévio e que caracteriza "violação do contrato firmado com os prestadores de serviços de saúde". Segundo a associação, a medida "coloca em risco o equilíbrio financeiro das instituições de saúde". Isso porque quando as cotas estabelecidas são extrapoladas, há "corte de pagamento". 

"O corte [no atendimento] será feito de acordo com a capacidade de cada instituição, podendo chegar à suspensão total em algumas delas", diz o comunicado. As instituições goianas representadas pela Ahpaceg, e que devem aderir à medida, são:

Goiânia

CDI

Cebrom

Clínica da Imagem

Clínica São Camilo

Clínica São Marcelo

CRD Medicina Diagnóstica

Hemolabor

IHG

Hospital Amparo

Hospital Clínica do Esporte

Hospital do Coração de Goiás

Hospital do Coração Anis Rassi

Hospital da Criança

Hospital de Acidentados

Hospital Infantil de Campinas

Hospital Ortopédico de Goiânia

Hospital Premium

Hospital do Rim

Hospital Samaritano de Goiânia

Hospital Santa Bárbara

Hospital Santa Helena

Hospital São Francisco de Assis

Hospital da Visão

Instituto de Neurologia de Goiânia

Instituto Ortopédico de Goiânia

Instituto Panamericano da Visão

Maternidade Ela

Oncovida

Anápolis

Hospital Evangélico Goiano

Aparecida de Goiânia

Hospital Santa Mônica

Catalão

Hospital Nasr Faiad

Hospital São Nicolau

Rio Verde

Hospital Santa Terezinha

Resposta

O Imas se manifestou por meio de nota: O Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) esclarece que não foi informado oficialmente de nenhuma decisão por parte da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg). O instituto lembra ainda que está aberto ao diálogo com todos os prestadores de serviços (sendo sindicatos, associações, cooperativas, pessoas jurídicas e físicas em geral), com o objetivo de resolver as demandas existentes entre órgão, beneficiário e prestadores.

................

JORNAL OPÇÃO

 

Hospitais da rede privada anunciam corte no atendimento pelo Imas

Por Mayara Carvalho

Instituições de saúde associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) reclamam de quebra de contrato e falta de diálogo entre Imas e prestadores de serviço

Hospitais e instituições de saúde associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) anunciaram nesta quinta-feira, 11, a suspensão gradual do atendimento aos usuários do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas).

De acordo com a Ahpaceg, a medida foi tomada diante de recentes decisões do Imas, como a definição de cotas de pacientes. A associação afirma que a decisão foi unilateral e sem comunicado prévio e caracteriza uma violação do contrato firmado com os prestadores de serviços de saúde.

Ainda segundo a Ahpaceg, a limitação do número de pacientes que podem ser atendidos e o corte de pagamento quando as cotas estabelecidas são extrapoladas colocam em risco o equilíbrio financeiro das instituições de saúde, inviabilizando a continuidade da assistência a quem depende do instituto.

O corte será feito de acordo com a capacidade de atendimento de cada instituição, podendo chegar à suspensão total em algumas delas.

Instituições goianas representadas pela Ahpaceg:

Goiânia
CDI
Cebrom
Clínica da Imagem
Clínica São Camilo
Clínica São Marcelo
CRD Medicina Diagnóstica
Hemolabor
IHG
Hospital Amparo
Hospital Clínica do Esporte
Hospital do Coração de Goiás
Hospital do Coração Anis Rassi
Hospital da Criança
Hospital de Acidentados
Hospital Infantil de Campinas
Hospital Ortopédico de Goiânia
Hospital Premium
Hospital do Rim
Hospital Samaritano de Goiânia
Hospital Santa Bárbara
Hospital Santa Helena
Hospital São Francisco de Assis
Hospital da Visão
Instituto de Neurologia de Goiânia
Instituto Ortopédico de Goiânia
Instituto Panamericano da Visão
Maternidade Ela
Oncovida

Anápolis
Hospital Evangélico Goiano

Aparecida de Goiânia
Hospital Santa Mônica

Catalão
Hospital Nasr Faiad
Hospital São Nicolau

Rio Verde
Hospital Santa Terezinha

Por meio de nota, o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) disse que não foi informado oficialmente de nenhuma decisão por parte da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) e que está aberto ao diálogo com todos os prestadores de serviços (sendo sindicatos, associações, cooperativas, pessoas jurídicas e físicas em geral), com o objetivo de resolver as demandas existentes entre órgão, beneficiário e prestadores.

...................

 

TAMBÉM FORAM VEICULADAS ENTREVISTAS: Rádio Difusora, Rádio Brasil Central, PUC TV, Rádio Sagres

 

....................

Rosane Rodrigues da Cunha 
Assessoria de Comunicação