Postado em: 15/01/2021

Janeiro Branco: campanha mostra importância de cuidar da saúde mental

AHPACEG janeiro branco como esta a sua saude mental

Para começar bem o ano, ações da campanha Janeiro Branco conscientizam

sobre os sinais de alerta de transtornos mentais e a necessidade de buscar ajuda



O primeiro mês do ano costuma ser visto como um recomeço. É nesse momento em que as pessoas estão mais propensas à reflexão, que é realizada a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de mostrar a importância dos cuidados com a saúde mental.



De origem brasileira, o movimento foi criado por um grupo de psicólogos, em 2014. Desde então, são realizadas diversas ações entre a sociedade, nas empresas e também nos meios de comunicação a fim de mostrar os sinais de alerta do adoecimento mental e quando há a necessidade de buscar ajuda.



Os dados que justificam a campanha são alarmantes: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, contabilizando mais de 5% da população. Já a ansiedade, incluso transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataques de pânico, afeta cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil. Ainda de acordo com a OMS, isso faz do país o mais ansioso do mundo.



Com a pandemia de Covid-19, a campanha se tornou ainda mais relevante. Afinal, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou informações críticas. Por meio de um questionário online, 86,5% dos cerca de 17 mil participantes afirmaram sofrer com ansiedade durante a crise sanitária. Para depressão, o número é de 16% e, para um moderado estresse pós-traumático, a taxa é de 45,5%.



É por tudo isso que a campanha visa apresentar à população os principais sintomas de que a saúde mental está prejudicada, como cansaço excessivo, insônia, falta ou muito apetite, tristeza constante e pessimismo persistente, entre outros indícios.



As ações frisam ainda a importância de que, a qualquer pequeno sinal desses sintomas, é necessário procurar ajuda profissional de um psicólogo e/ou psiquiatra. Além disso, também é possível aplicar hábitos diários para melhorar o bem-estar mental, como incluir atividades de lazer no dia a dia, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e se manter em contato com amigos e familiares (mesmo que seja por meios eletrônicos).



Ahpaceg também está atenta à saúde mental



A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) apoia a campanha Janeiro Branco e acredita que os cuidados com a saúde mental devem se estender por todos os dias do ano. 

Por isso, a Ahpaceg apoia também o Projeto Anjo Guarda - Compliance em Saúde Mental que, até dezembro de 2021, sempre às sextas-feiras, realizará uma série de palestras para orientar trabalhadores, gestores e psicólogos de unidades de saúde públicas e privadas de Goiás sobre os cuidados com o bem-estar psicológico. As reuniões são feitas de forma virtual e comandadas por especialistas, que abordam diversos temas sobre o assunto.