Postado em: 30/10/2020

AHPACEG: CARTA ABERTA - Juntos, podemos construir a saúde que queremos e que a sociedade espera

2020 CARTA JUNTOS PELA SAÚDE 30 10 20

Há 17 anos, de forma ininterrupta e sempre buscando o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) tem trabalhado para melhorar a qualidade, a resolutividade e a segurança da assistência médico-hospitalar em Goiás.

Muito já fizemos e sabemos que muito ainda precisa ser feito, pois o cenário da saúde é dinâmico, evolui e nos apresenta novas demandas a cada dia.

A pandemia de Covid-19 nos trouxe desafios ainda maiores e com um tempo exíguo para adaptação às novas exigências e ao novo volume de atendimento.

Os hospitais associados agiram rápido, dentro das normas preconizadas, seguindo e se adequando aos protocolos para tratamento de uma doença até então desconhecida.

De um momento para o outro, recebemos uma demanda muito além da esperada e nos deparamos com exigências, como a criação de novas alas de isolamento dentro de uma estrutura física já instalada.

Apesar desses desafios, fizemos e seguimos fazendo todo o possível para garantir o atendimento à população. Assim, muitas vidas foram e continuam sendo salvas. Lamentavelmente, apesar dos esforços de nossas equipes, muitas também foram perdidas e nos solidarizamos com cada família, cada amigo, cada conhecido dessas vítimas e com todos os nossos profissionais de saúde que perderam a nossa batalha maior, que é salvar vidas.

Reconhecemos os esforços de nossos hospitais e, repetimos, reconhecemos que o trabalho para a melhoria da assistência precisa ser contínuo. E toda contribuição que nos leve a esse aperfeiçoamento é bem-vinda.

Lamentamos que críticas venham sendo disparadas neste momento contra hospitais e médicos que têm trabalhado incansavelmente para atender os goianos. Esperamos que esses colegas médicos se juntem a nós neste esforço pela melhoria da assistência em Goiás, pois entendemos que, juntos, podemos construir a saúde que queremos e que a sociedade espera.

Ahpaceg

30|10|20