Postado em: 04/11/2013

Sindimagem lança livro sobre a história da radiologia em Goiás

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, participou, no dia 26 de novembro, do lançamento do livro "Estudo da História da Radiologia – Sua Presença em Goiás", do escritor Ubirajara Galli. O livro, que retrata um pouco da história da radiologia, o surgimento da especialidade em Goiás e o trabalho dos pioneiros goianos nesta área, foi lançado pelo Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás (Sindimagem) na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).

O evento reuniu autoridades da área da saúde, presidentes de entidades médicas e um grande número de médicos, alguns deles personagens do livro lançado. Carlos Alberto Ximenes, presidente do Sindimagem, ressalta que a obra traz boas histórias, como o nascimento da radiologia em Goiás, ocorrido em Ipameri com a inauguração da Casa de Saúde Santa Therezinha, em 1928, pelos médicos Antônio Raymundo Gomes da Frota, José Americano do Brasil e Sebastião Rodrigues Vieira.

No livro, o leitor também encontra relatos sobre a importância da radiologia para o desenvolvimento da medicina em Goiás, o uso da tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET CT, histórias de hospitais pioneiros, a chegada do raio-X a Goiânia e a atuação das entidades representativas do setor, como o Sindimagem.

O trabalho de James Fanstone em Anápolis; o pioneirismo de Sylvio Mello e Jurandyr Vasconcellos em Morrinhos; a atuação na capital de Hugo Walter Frota, Samir Helou, José Normanha de Oliveira, Kemil Mahmud Lauar, Aloízio Ramos de Oliveira, entre outros médicos que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da medicina em Goiás, também são relatados no livro.

Os interessados em adquirir o livro "Estudo da História da Radiologia – Sua Presença em Goiás" podem entrar em contato com o Sindimagem pelo telefone (62) 3229 20 75. (Com informações: Fehoesg)

* Foto: Carlos Alberto Ximenes, Haikal Helou, Paulo Rassi, Adelvânio Francisco Morato e Adriano Alfredo Brocos Auad