Postado em: 06/01/2022

CLIPPING AHPACEG 06/01/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Associação dos Hospitais Particulares fala sobre alta demanda na saúde

Pacientes da rede particular reclamam de demora no atendimento em Goiânia

Hospitais privados registram um aumento atípico neste fim de ano com pronto atendimento lotado

Goiânia vai ampliar pontos de testagem da covid-19 a partir desta quinta (6)

Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, diz ministério 

Força-tarefa quer zerar fila de cirurgias ortopédicas no Hugo

Ministério da Saúde libera vacinação de crianças de 5 a 11 anos; imunização não será obrigatória

Saúde nomeou 244 profissionais temporários meio à situação de calamidade pública

Ministério da Saúde prorroga Programa Mais Médicos por um ano

TV ANHANGUERA

Associação dos Hospitais Particulares fala sobre alta demanda na saúde

https://globoplay.globo.com/v/10187819/

......................

Pacientes da rede particular reclamam de demora no atendimento em Goiânia

https://globoplay.globo.com/v/10187803/?s=0s

............................

PUC TV

Hospitais privados registram um aumento atípico neste fim de ano com pronto atendimento lotado

https://www.youtube.com/watch?v=v8zduZkq5nI

.........................

A REDAÇÃO

Goiânia vai ampliar pontos de testagem da covid-19 a partir desta quinta (6)

A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação do atendimento e disponibilizar à população a partir desta quinta-feira (6/1), com a abertura de dois pontos de testagem de covid-19. Com a medida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa atender a alta procura que tem ocorrido nos últimos dias nos locais de testagens. Para isso, a pasta vai ofertar na modalidade pedestre aproximadamente 2 mil testes rápidos de antígeno por dia.

Os pontos de atendimento nesta quinta-feira serão no estacionamento do Parque Mutirama, localizado Avenida Contorno, Setor Central, e na Praça da Feira do Vera Cruz II, localizada na Avenida Gercina Borges Teixeira, 2521, Conjunto Vera Cruz II, e haverá necessidade de agendamento. Já os demais locais de a partir de sexta-feira serão disponibilizados no site da Prefeitura de Goiânia.

A testagem é realizada em pessoas a partir de 5 anos e tem como objetivo promover o isolamento social de quem tem resultado positivo para Covid-19, mas que não apresentam sintomas. “A testagem ampliada da população faz parte da ação de vigilância desenvolvida pela gestão municipal no enfrentamento da pandemia”, disse o titular da SMS, Durval Pedroso, acrescentando que a população ainda precisa se atentar aos cuidados sanitários, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social.

Para realizar o teste, que fica pronto em cerca de 20 minutos, basta fazer o agendamento por este link que também está disponível no site da Prefeitura de Goiânia a partir das 12h de hoje e comparecer ao local no horário marcado, com documentos pessoais e comprovante de endereço.

Confira os locais na modalidade pedestre – por agendamento:

- Estacionamento do Parque Mutirama: Avenida Contorno, Setor Central (Em frente ao Tatico)

- Praça da Feira do Vera Cruz II: Avenida Gercina Borges Teixeira, 2521, Conjunto Vera Cruz II

......................

AGÊNCIA BRASIL

Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, diz ministério 

As vacinas para a nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, deverão chegar ao país em março. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva para anunciar a inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19.
 
“Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS [Organização Mundial da Saúde] indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, justificou o titular da pasta.
 
Segundo ele, a equipe do Ministério da Saúde está acompanhando os casos para avaliar o impacto. O mesmo vale para casos de flurona, nome dado à infecção simultânea pelo novo coronavírus e pela cepa H3N2.
 
Em sua conta na rede social Twitter, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, destacou a circulação da variante e confirmou que a pasta tem registrado casos de H3N2 em diversos estados.
 
“Por isso recomendamos que todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados”, disse Cruz. O uso de máscaras e a higienização das mãos ainda são sumariamente importantes”, completou. 

.....................

Ministério da Saúde libera vacinação de crianças de 5 a 11 anos; imunização não será obrigatória

O governo federal anunciou na última quarta-feira (5/1) a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de operacionalização de vacinação contra a covid-19. As primeiras doses de vacinas contra a doença destinadas a crianças de 5 a 11 anos deverão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está prevista uma remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer – o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil receberá, no primeiro trimestre de 2022, 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda em janeiro, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina.

“Não faltará vacina para nenhum pai que queria vacinar seus filhos”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O secretário executivo do órgão, Rodrigo Cruz, informou que outras 20 milhões de doses foram reservadas. O envio está condicionado à confirmação pelo laboratório e pelo andamento do ritmo de vacinação.

O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo é superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer. Na indicação da marca, as duas doses do imunizante poderiam ser aplicadas com três semanas de diferença.

Segundo o Ministério da Saúde, será preciso que a criança vá vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

A obrigação de prescrição médica para aplicação da vacina não foi incluída como uma exigência, conforme foi ventilado por membros do governo durante as discussões nas últimas semanas. Mas o Ministério sugeriu que os pais procurem profissionais de saúde.

Questionado por jornalistas se essa recomendação não desestimularia os pais a levarem os filhos para vacinar, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu afirmando que isso deixaria os pais mais “seguros” para decidir sobre a imunização.

Análise

Durante a coletiva, o ministro Marcelo Queiroga e seus secretários defenderam o processo de análise e definição da inclusão do público infantil no Plano Nacional de Imunizações (PNI).  A Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer nessa faixa etária em 16 de dezembro, mas o Ministério decidiu realizar uma consulta pública e uma audiência pública antes de anunciar a inclusão hoje.

“Não há atraso. Não podemos trazer doses antes da aprovação da Anvisa. Consulta pública foi importante sim para tomada de posição do Ministério”, declarou Queiroga. “Tivemos cuidado e não foi excessivo, muito pelo contrário. Também estava no nosso radar. Nós temos uma tempestividade, o tempo correto de ser feito. E acredito que este é o tempo adequado”, acrescentou a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite.

Marcelo Queiroga informou, ainda, que o custo total da vacinação da população de 5 a 11 anos deve ser em torno de R$ 2,6 bilhões.

O secretário executivo Rodrigo Cruz comentou que a equipe da pasta acionou a Pfizer após o anúncio da decisão da Anvisa. Um aditivo do 3º contrato foi firmado no dia 28 de dezembro, que fechou a entrega das 20 milhões de doses no 1º trimestre.

Pfizer

Em nota, a Pfizer confirmou a assinatura do contrato de aquisição das 20 milhões de doses e o início da entrega na “semana do dia 10 de janeiro”. 

.....................

JORNAL OPÇÃO

Força-tarefa quer zerar fila de cirurgias ortopédicas no Hugo

Por Acaray Martins

Meta é realizar 150 cirurgias ortopédicas até sexta-feira, dia 7. Público-alvo são pacientes que aguardam cirurgia há mais de 30 dias

O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) pretende realizar até a próxima sexta-feira, 7, cerca de 150 cirurgias ortopédicas. A iniciativa consiste em reduzir 100% de filas de pacientes que aguardam pelo procedimento. Neste primeiro momento, o mutirão já atendeu cerca de 50 pessoas.

A expectativa é de que em média 30 cirurgias sejam realizadas por dia, uma vez que os estoques de próteses e órteses, materiais necessários para os procedimentos, foram reforçados após o Instituto CEM assumir a administração do Hugo. De acordo com o médico cirurgião de trauma e quadril e coordenador de ortopedia da unidade, Regis Vieira de Castro, 35 cirurgiões e nove anestesiologistas estão envolvidos no mutirão, além dos demais profissionais, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a força-tarefa, eles estão utilizando sete, das dez salas do centro cirúrgico do hospital.

Regis ressaltou também que pretende zerar o número de pacientes que estavam aguardando cirurgia há mais de 30 dias, usuários com fraturas expostas, politraumatismo, infecção, entre outros com características de urgência. “A partir de agora organizamos a logística e aumentamos as equipes. Com essas ações, conseguimos planejar a média de 150 cirurgias até o fim desta semana, e assim vamos desafogar o atendimento”, observou o médico. “O nosso objetivo é que o paciente com fratura e perfil de emergência seja operado na hora, e que os demais operem entre 24 e 48 horas, após chegarem ao Hugo”, explicou Regis.

A primeira beneficiada foi uma mulher de 30 anos, que deu entrada em 1º de dezembro do ano passado, vítima de acidente de trânsito. Ela ficou internada na enfermaria da unidade aguardando a cirurgia, porém o procedimento foi realizado no domingo, 2. Para o diretor técnico do Hugo, médico José Fernando Folgosi, a proposta do mutirão é desafogar a unidade. “A nossa expectativa é reerguer o atendimento prestado pelo hospital. Com muito trabalho e esforço, o local vai voltar a ser referência no atendimento de trauma e emergência em Goiás”, concluiu o gestor.

..........................

Saúde nomeou 244 profissionais temporários meio à situação de calamidade pública

Por Dayrel Godinho

Medida faz parte das ações de contenção da variante Ômicron em Goiânia e os profissionais se somam aos profissionais que tiveram seus prorrogados por 120 dias 

Em meio às críticas do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) sobre a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) prorrogou o contrato dos profissionais da saúde e nomeou outros 244 profissionais temporários por quatro meses. Estes profissionais vão atuar tanto no tratamento da Covid-19, quanto da influenza H3N3.  

A prorrogação destes contratos foi publicada no Diário Oficial do dia 31 de dezembro e só foi possível por causa da situação de Calamidade Pública que vive o município de Goiânia e que permite a contratação destes profissionais da Saúde por meio de um processo seletivo simplificado da SMS. Estes profissionais, de acordo com a Secretaria, ainda estão em processo de apresentação da documentação para a lotação.  

A justificativa do Paço é justamente essa. De que os profissionais vão auxiliar o tratamento da emergência pública a introdução da variante Ômicron na cidade de Goiânia e também o aumento da circulação do vírus influenza H3N2 que, junto com os casos de síndrome gripal e também do enfrentamento à pandemia, têm aumentado a procura pela Saúde Pública.  

A ação, de acordo com o prefeito, reforça a capacidade de atendimento, que, foi disponibilizado em mais 76 unidades de atenção básica, como já publicado no Jornal Opção. “Já mobilizamos toda a rede para amparar e cuidar das pessoas, principalmente neste momento em que confirmamos a transmissão comunitária da variante ômicron. Estamos atentos e trabalhando com a responsabilidade que a saúde pública exige”, enfatiza Rogério Cruz. 

Testagem 

Além destas contratações, que são uma resposta às denúncias feita pelo Sindsaúde/GO, o Paço vai intensificar as ações do Paço Municipal na vigilância em saúde, com testagem ampliada e monitoramento da população que está com uma das cepas da Covid-19 e que se somam a prorrogação  

O anúncio foi feito pelo secretário e saúde nesta quarta-feira, 5, quando o titular anunciou que o Paço vai oferecer o dobro da capacidade de testes, com testagem ampliada pela capital. “A intensão é intensificar estas ações, bem como continuar fazendo o sequenciamento genético das cepas que são predominantes que, junto com a higienização, a utilização de máscaras e do distanciamento social serão fundamentais para o tratamento da Covid-19″, explicou o Secretário.  

........................

SAGRES

Ministério da Saúde prorroga Programa Mais Médicos por um ano

Uma Portaria do Ministério da Saúde – 99/202- 2 – publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), prorroga, por um ano, o contrato de um grupo de 19 profissionais com o Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Pela norma a prorrogação se dará automaticamente a partir do primeiro dia após o vencimento do Termo de Adesão e Compromisso original. Caso o participante não tenha interesse na prorrogação, deverá acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no período de 6 a 7 de janeiro de 2022, e manifestar formalmente o desinteresse em continuar no programa. Nas situações em que o gestor municipal não tenha interesse na permanência do participante por um ano no Projeto, deverá acessar o SGP, exclusivamente no período de 6 a 7 de janeiro de 2022, e manifestar formalmente o desinteresse na prorrogação, expressando o motivo da recusa.

O participante com prorrogação automática da adesão deverá, obrigatoriamente, entregar ao gestor municipal, até o dia 30 de janeiro de 2022, o Termo Aditivo ao Termo de Adesão e Compromisso, em duas vias, devidamente preenchido e assinado, o que implicará, para todo e qualquer efeito, em concordância de forma expressa com todas as condições, normas e exigências estabelecidas no Edital e demais normativos que regulamentam o Projeto.

Cabe ao gestor municipal receber os documentos exigidos na Portaria, e mantê-los sob sua guarda, com disponibilização ao Ministério da Saúde quando requerido.

...........................

Assessoria de Comunicação