Postado em: 27/03/2017

Enfermeiros participam de curso promovido pela Ahpaceg

CURSO ENFERMAGEM AHPACEG 25 03 17 site

Profissionais da área de enfermagem de hospitais associados da Ahpaceg participaram, nos dias 24 e 25 de março, de um novo curso de capacitação e atualização promovido pela Associação, por meio da sua Coordenação da Educação Continuada. Ministrado pela enfermeira e coordenadora da Educação Continuada em Enfermagem da Ahpaceg, Madalena Del Duqui Lemes, o curso “Princípios da Prática da Educação Continuada para Enfermagem” foi realizado no auditório do Conselho Regional de Enfermagem, em Goiânia.

CURSO ENFERMAGEM AHPACEG 25 03 17 6Madalena abordou temas, como o bom atendimento aos clientes e o cumprimento da legislação vigente na área da saúde. Parte de um amplo programa educacional da Ahpaceg, o curso, o primeiro realizado neste ano, teve 15 horas de duração e agradou aos alunos.

O enfermeiro Lucian Mendes Guimarães, coordenador de enfermagem dos andares/setores de diagnósticos e emergência do Hospital do Coração Anis Rassi (HCAR), foi um dos participantes do curso. Atuando há oito anos na área de enfermagem, Lucian considera a capacitação extremamente importante, pois agrega conhecimento e amplia a visão da função do coordenador.

2site CURSO ENFERMAGEM AHPACEG 25 03 17 2Ele explicou que o HCAR já tem um trabalho de educação continuada. “Quando os profissionais entram, eles passam por um processo educativo de integração”, exemplificou Lucian, para quem o curso ministrado pela Ahpaceg chegou para suprir uma lacuna existente no setor de saúde goiano no que se refere à capacitação continuada dos trabalhadores.

Formada há oito meses e atuando na assistência à saúde há dois meses, a enfermeira Geovanka Paixão, do Hospital Santa Helena, também aprovou o curso da Ahpaceg. Segundo ela, o curso veio complementar e mostrar aos alunos a realidade da assistência, que, na opinião de Geovanka, é bem diferente daquela mostrada e estudada na faculdade.

No dsite3 CURSO ENFERMAGEM AHPACEG 25 03 17 3ia a dia, de acordo com a enfermeira, o profissional se depara com dificuldades que não são expostas na formação acadêmica e o curso mostrou aos alunos um cenário mais próximo da realidade, inclusive ensinando aos profissionais como lidar com as dificuldades da rotina do trabalho.

“O profissional de saúde precisa estar se atualizando o tempo todo e atualizar a equipe de enfermagem é uma das responsabilidades do enfermeiro”, disse ela, que vai repassar as informações para o restante da equipe, que não participou do curso.