Postado em: 30/11/2016

VII Simpósio da Unimed Cerrado vai debater mudanças na assistência à saúde

A Ahpaceg apoia e vai participar do evento, que começa nesta quinta-feira

 

Goiânia vai sediar nos dias 1º e 2 de dezembro um grande simpósio que vai debater novos modelos de atenção à saúde. O evento vai reunir representantes de cooperativas médicas, Secretaria Estadual de Saúde, setor hospitalar privado, Ipasgo, médicos e dirigentes da área da saúde que vão debater mudanças no modelo assistencial brasileiro.

O debate acontecerá durante o VII Simpósio da Unimed Cerrado, que terá como tema central "Desafios da Mudança do Atual Modelo de Atenção à Saúde". Promovido pela Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal), o simpósio vai apresentar experiências já desenvolvidas com sucesso em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina e em Portugal, Inglaterra e Espanha, países cujos sistemas de saúde são referências internacionais na atenção integral à população.

Experiências internacionais

No primeiro dia, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Daniel Knupp Augusto, vai falar sobre a experiência espanhola em atenção integral à saúde. Atualmente, a Espanha se destaca entre os países europeus por seu sistema nacional de saúde universal regionalizado, com um modelo de atenção primária com equipes multiprofissionais e centros de saúde públicos territorializados, que cobrem 100% da população.

Em seguida, Ricardo Cypreste, especialista clínico da BMJ - editora do British Medical Journal - no Brasil, vai falar sobre o modelo inglês, que inspirou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerado a maior estrutura de saúde pública do mundo, contando com um serviço de atenção primária responsável pelo atendimento de 99% da população por meio de equipes de atenção primária formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas.

O professor Henrique Botelho, coordenador nacional para reforma do serviço nacional de saúde na área dos cuidados de saúde primários do Ministério da Saúde de Portugal, abordará a experiência portuguesa. Em Portugal, o acompanhamento na saúde pública é feito por um médico de família, que fica responsável pelo encaminhamento de pacientes a especialistas.

As experiências brasileiras também serão abordadas no simpósio realizado pela Unimed Cerrado desde 2008 e que acontecerá na sede da Sicoob UniCentro Brasileira - Av.T-8, número 109, Setor Marista. Além dos debates, serão realizados cursos e oficinas técnicas que vão abordar temas como a Venda Online de Plano de Saúde, recém-regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Clique Aqui e confira a programação completa