Postado em: 19/08/2016

Ahpaceg recebe visita da Unimed Cerrado

VISITA UNIMEDCERRADO 170816

O presidente da Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal), José Abel Ximenes, visitou a Ahpaceg no dia 17 de agosto. Em reunião com o presidente da entidade, Haikal Helou, e com representantes dos hospitais associados, Ximenes fez um breve relato sobre a organização e o funcionamento do Sistema Unimed em Goiás e no Tocantins e sobre a criação e o trabalho da Unimed Cerrado que congrega 17 Unimeds e comemora 22 anos em 2016.

Mas, o motivo principal da visita foi a apresentação do VII Simpósio da Unimed Cerrado, promovido pela Federação desde 2008 e que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, em Goiânia. Ximenes explicou que a edição deste ano vai debater modelos de atenção integral à saúde, trazendo ao Brasil exemplos de sucesso já desenvolvidos na Inglaterra, Espanha e Portugal e também debatendo experiências positivas que vêm sendo postas em prática pelo Sistema Unimed em Belo Horizonte (MG) e em Vitória (ES).

Ximenes enfatizou que o modelo assistencial atual precisa ser revisto e que a atenção integral à saúde é o caminho para a mudança. Ele ressaltou que essa mudança deve envolver todos os atores da área da saúde: operadoras, governo, prestadores de serviços, médicos, pacientes.

VISITA UNIMED CERRADO 17 08 16 3“Não podemos discutir essa mudança isoladamente, precisamos da participação de todos os envolvidos”, disse o presidente, que convidou a diretoria e associados da Ahpaceg para participarem do VII Simpósio da Unimed Cerrado, hoje um dos principais fóruns de debate do cooperativismo de trabalho médico do Centro-Oeste e Norte e Nordeste do País.

Haikal Helou elogiou a apresentação do presidente da Unimed Cerrado, que proporcionou aos associados uma visão global do Sistema Unimed, um dos principais compradores de serviços dos hospitais associados. Ele também parabenizou a Unimed Cerrado pela iniciativa de debater novos modelos assistenciais.

“Vamos participar do simpósio, que traz um tema muito interessante, pois precisamos, sim, discutir um novo modelo de atenção à saúde”, disse, ressaltando que a visita também proporcionou à Ahpaceg a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Unimed Cerrado e abriu espaço para parcerias entre a Ahpaceg e a Federação.