Postado em: 04/11/2013

Pesquisa da ANVISA aborda higienização das mãos

Na edição 2011 do Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou em seu endereço eletrônico um questionário sobre o tema, para identificar a situação da rede hospitalar brasileira com relação a essa prática. O objetivo da iniciativa é estimular os profissionais da saúde a fazer uma autoavaliação sobre suas rotinas no ambiente de trabalho.

Em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ANVISA pretende mobilizar profissionais de saúde, governo, administradores e gestores hospitalares para a importância da higienização das mãos na prevenção e redução das infecções.

A justificativa é que essa é a medida mais eficaz e barata para prevenção de qualquer contaminação.

Em 2010, a Anvisa fez uma avaliação prévia em unidades de saúde do país e identificou que alguns profissionais da área têm dificuldade de higienizar as mãos conforme orienta a OMS, ou seja, antes do contato com o paciente, após o procedimento de atendimento e também após a contaminação com algum fluído corporal.

De acordo com pesquisas, o simples gesto de lavar as mãos reduz em 50% o índice de mortes por diarreia e em 25% as por infecções respiratórias. Além disso, pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro, apesar do fato de que as mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos.

Assim, afirmam os especialistas, em um hospital a segurança dos pacientes depende de uma higienização cuidadosa e frequente dos profissionais da saúde.

(Fonte: Saúde Business Web)
Controle médico