Em fórum da Acieg, Renato Daher aborda o impacto da reforma tributária na saúde
Com o apoio da Ahpaceg, Sindimagem e Sepe (Sindicato de Estabelecimentos de Ensino Particulares de Goiânia), a Acieg promoveu, no dia 15 de outubro, o primeiro encontro do “Tour ACIEG Reforma Tributária 2026 – Prepare-se Agora”, que enfocou o impacto da reforma na saúde e na educação.
Coordenado pela Câmara da Reforma Tributária da ACIEG e realizado no formato híbrido, o evento contou com a participação do presidente da Ahpaceg e diretor do Sindimagem, Renato Daher, entre os debatedores.
A necessidade de as empresas fazerem um planejamento estratégico para os novos tributos foi o ponto-chave abordado. “As instituições de saúde devem se preparar e se antecipar, não deixando as adequações para a última hora, pois a reforma chega com a retórica de simplificar a tributação, mas vai exigir mudanças significativas”, alertou Renato Daher.
“Hospitais, clínicas e planos de saúde precisam mudar imediatamente de postura porque a Receita Federal terá instantaneamente informações relacionadas ao faturamento e ao tipo de serviço prestado, com a mudança na nota fiscal. Atualmente, há uma desconformidade entre o faturamento do setor de saúde e o regime de competência que a Receita utiliza”, destacou Alexandre Limiro, presidente da Câmara Setorial da Reforma Tributária da ACIEG.
Aprovada em 2023, a reforma tributária começa a ser implementada em 2026.