Postado em: 06/02/2024

AHPACEG NA MÍDIA: Donos de hospitais privados de Goiás temem colapso por avanço da dengue

 Donos de hospitais privados de Goiás temem colapso por avanço da dengue

(FOTO: AGÊNCIA BRASIL)


Caroline Louise

Goiânia
 - Representantes de hospitais privados de Goiás temem o colapso das unidades de saúde devido ao crescimento dos números de internações e atendimentos por conta de dengue, zika e chikungunya nas últimas semanas. "Os números ainda estão sendo contabilizados, mas houve um aumento significativo. Disso não temos dúvidas", afirma o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, em entrevista ao jornal A Redação, nesta terça-feira (6/2). 
 

Haikal Helou, presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás
(foto: divulgação)

 
Helou alertou ainda que o colapso dos hospitais públicos e privados no Distrito Federal por conta da dengue é preocupante e pode ter reflexos no Estado. "Temos muito receio disso, porque lembramos que foi assim no início da pandemia de covid-19. Começou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e depois sofremos o impacto do Distrito Federal. Estamos tomando todas as medidas necessárias para estarmos preparados, mas sem saber exatamente o que virá. Seria temerário dizer que estamos prontos para o que der e vier", acrescenta. 
 
Goiás já decretou situação de emergência em saúde pública devido aos casos de dengue. Para se ter uma ideia, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em janeiro deste ano foram mais de 22 mil casoss notificados. Diante do cenário, a presidente pede a colaboração da população no sentido de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. É importante também que os grupos indicados se vacinem contra a doença. "Os casos mais graves estão sendo registrados em adolescentes e jovens. Diferentemente do início da pandemia de covid-19, que era algo completamente novo para todos, essa ‘praga’ nós conhecemos bem e sabemos como prevenir, é preciso que a população contribua, ajudando na prevenção", finaliza.

Distrito Federal 
Neste ano, mais de 47 mil casos de dengue foram notificados no Distrito Federal. A proximidade de Goiânia com Brasília tem preocupado as autoridades em saúde, já que os hospitais públicos e privados do DF entraram em colapso devido ao aumento nos números de atendimentos e internações. As instituições encontram-se sobrecarregadas devido ao aumento constante da demanda por atendimento. (A Redação)