Postado em: 06/02/2024

Ahpaceg alerta sobre aumento de atendimentos por dengue em hospitais privados

1

Nos últimos dias, a rede hospitalar privada goiana tem registrado um aumento expressivo no atendimento a pacientes com dengue, o que reforça a necessidade de a população intensificar os cuidados para a prevenção da doença.

O alerta é da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg). O presidente Haikal Helou observa que os associados têm relatado o aumento da demanda nos prontos-socorros, situação agravada pelo aumento também nos atendimentos por covid e sintomas gripais.

Neste momento, no qual já foi decretada situação de emergência em saúde pública devido aos casos de dengue em Goiás, o presidente pede a colaboração da população no sentido de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. É importante também que os grupos indicados se vacinem contra a doença.

Haikal Helou, que tem acompanhado as ações do Gabinete de Crise contra a Dengue e outras Arboviroses, instituído pela Secretaria de Estado da Saúde, explica que os hospitais associados estão se preparando para atender a essa nova demanda.

“Vamos colocar em prática lições da pandemia de covid, mas é necessário que a população contribua, ajudando na prevenção”, afirma.