Postado em: 01/02/2024

Ahpaceg e Indicom Ambiental preparam projeto inovador de reaproveitamento de lixo reciclável gerado por hospitais de alta complexidade

30 01 24 reunião indicom

Em reunião realizada, em 30 de janeiro, representantes da Ahpaceg, empresa Indicom Ambiental e coordenadores da área de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde de instituições associadas debateram um projeto que vai inovar a destinação do lixo reciclável produzido em hospitais de alta complexidade goianos.

A ação pioneira no Estado, que deve ter início por Goiânia, visa assegurar o reaproveitamento de materiais, como papelão, galões, plásticos, alumínio e eletrônico, de acordo com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Esses itens, hoje, representam uma parcela expressiva dos resíduos produzidos por instituições de saúde e, com a implantação do projeto, eles deixarão de ser descartados, passando a ser usados como matéria-prima para tijolos, roupas/pijamas, saquinhos para diversos usos, dentre outros objetos.

“Várias ideias foram apresentadas nesta primeira reunião. Esse é um avanço muito importante que a Ahpaceg dará para preservação do meio ambiente ao somar com outras instituições o desfecho do lixo reciclável produzido no ambiente hospitalar/clínicas”, disse Madalena Del Duqui, coordenadora de Educação Continuada da Ahpaceg.

Também participaram da reunião, a coordenadora da Central de Compras da Associação, Ana Valéria Miranda, a executiva da Indicom Ambiental, Hadassa Serafim, e representantes dos associados.