Postado em: 11/01/2024

Ahpaceg recebeu visita de autoridade mundial em atenção primária

PROF RUSHIKA palestra Ahpaceg



Prof. Rushika Fenandopulle contou sobre os desafios enfrentados no sistema de saúde americano e como a instituição que criou objetiva mudar o cenário de cuidados fragmentados




Os debates sobre as melhorias na atenção primária são constantes na Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg). Por isso, junto com a MedHealth e a Câmara Técnica de Gestão em Saúde do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), a entidade recebeu a visita do Prof. Rushika Fernandopulle, que compartilhou seus conhecimentos e experiências na última quarta-feira (10).



Médico e professor no Massachusetts General Hospital, Rushika é uma das maiores referências mundiais em modelos de atenção primária. Sendo diretor de Inovação da One Medical, maior provedor de cuidados primários dos Estados Unidos, o especialista veio diretamente à Goiânia para mostrar os desafios enfrentados em seu país, assim como as soluções encontradas e colocadas em prática.



"Eu notei que o modelo de saúde que tínhamos não funcionava para os pacientes, médicos e nem para o sistema. Todo mundo sabia, mas as pessoas tentavam fazer pequenas mudanças e eu percebi que deveríamos começar do zero", declarou o especialista, que participou de um almoço para associados na sede da Ahpaceg e, à noite, palestrou para uma plateia de médicos e gestores no Cremego.



Segundo ele, o sistema de saúde tentava fazer mais (procedimentos e condutas), mas sem focar no que é essencial: melhorar a saúde da população. Os pacientes se submetiam a longas esperas por atendimento, os cuidados eram fragmentados e os médicos tinham que realizar consultas em poucos minutos. "As pessoas estavam tendo cada vez menos saúde".



Ao perceber isso, em parceria com outros colegas médicos, Rushika abriu um consultório próprio com o foco na atenção primária. Eventualmente, os profissionais começaram a atender pacientes por meio dos planos de saúde oferecidos por empregadores e pelo Medcare (sistema americano de seguros de saúde).



Em seguida, foi a vez de criar a One Medical, empresa que nasceu com a premissa de promover uma assistência destinada à prevenção e promoção da saúde, não apenas com fins curativos.



Uma das formas de fazer isso foi pela formação de times de médicos para guiar os pacientes nos cuidados, o que foi chamado de "health coach", como "treinador da saúde". O sucesso da instituição resultou na compra da One Medical pela Amazon, em 2023, por US$ 3,9 bilhões.



"Muito se trata de educar o paciente, inclusive com a formação de 'clubes' que reúnem pessoas com condições médicas semelhantes e oferecem os cuidados necessários", exemplificou ele.



Mudança de cultura



Enfrentar uma cultura de cuidados com a saúde que não está associada à atenção primária foi um desafio, como relatou o Prof. Ruhika. A estratégia utilizada foi mostrar os bons resultados obtidos com o decorrer do tempo. Assim, até mesmo os médicos que, inicialmente, se recusaram a conhecer o projeto, logo mostraram interesse por ele.



Para as autoridades, o foco foi apresentar como os cuidados integrais à saúde dos pacientes reduzem as necessidades de procedimentos complexos e hospitalizações. No entanto, "isso (o processo de convencimento) não acontece com um estalar de dedos", alertou.



A chave é, portanto, indicar aos gestores de instituições de saúde e médicos que os dois modelos, a atenção primária e a assistência tradicional, podem conviver conjuntamente.



Essa estratégia, associada ao "boca a boca" dos pacientes que contam aos seus amigos sobre a qualidade do atendimento que receberam, formam o crescimento da assistência primária. "É assim que se constrói a confiança e, com confiança, você muda tudo", resumiu.



Ahpaceg já deu o primeiro passo



Com desafios tão semelhantes no Brasil, a Ahpaceg decidiu investir na atenção primária e fez isso em parceria com a MedHealth Planos de Saúde.



Em 2023, foi criado o Centro de Cuidado Integrado, uma clínica baseada nos atendimentos de Medicina da Família e Comunidade, que promove cuidados aos trabalhadores de instituições contratantes.



O Centro ainda possui um caminho a ser trilhado no objetivo de mostrar a importância da atenção primária e, como afirmou o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, conversar com o Prof. Rushika Fenandopulle foi uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos e a motivação.



“Ele (Prof. Rushika) vem de um lugar em que a cultura é mais resistente do que a nossa, mas ele venceu por lá. Também produziu um resultado espetacular, a ponto de chamar a atenção de uma das maiores empresas do mundo (Amazon). Quando alguém com essa experiência nos visita, isso mostra que estamos no caminho certo e, apesar das resistências, nós vamos chegar lá. É uma questão de trabalho, diálogo e mudança de cultura, mas se ele conseguiu, vamos conseguir também”, garantiu. 

Para conferir a palestra ministrada no Cremego, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=J9VCrX8NzfA