Postado em: 20/09/2023

Comitê de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas da Ahpaceg debate o recrutamento e seleção de colaboradores

 

rh

 

Como escolher o melhor candidato para ocupar aquela vaga aberta na empresa? Para debater essa tarefa, que embora rotineira ainda é um desafio para os profissionais de recursos humanos, o Comitê de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas da Ahpaceg recebeu a psicóloga Jacqueline Pereira (do associado Hospital Santa Helena), que é pós-graduada em Gestão de Negócios e Professional Self Coach, para debater o Recrutamento e Seleção de Pessoas.

A reunião aconteceu no dia 14 de setembro e contou com as presenças das coordenadoras do comitê Gissely Soares (do associado CDI) e Sanny Alves Andrade (do associado Hospital do Rim) e de profissionais de RH das instituições associadas.

Jacqueline Pereira, que integra a equipe do associado Hospital Santa Helena, observou que o RH desempenha um papel importante ao encontrar candidatos que se encaixem na cultura e nos valores da empresa. Ela destacou que as ações do recrutador passam pelo gerenciamento do processo seletivo desde a publicação das vagas até a integração dos novos colaboradores.

 

rh2

Sanny (esq), Jacqueline e Gissely

“O RH deve definir as estratégias adequadas para a obtenção dos melhores resultados e garantir a diversidade e inclusão nos processos seletivos para que a empresa tenha uma cultura mais rica e representativa”, alertou.

A importância de medir e monitorar os resultados do processo, utilizando indicadores de desempenho e relatórios gerenciais, também foi citada por Jacqueline Pereira, que enfatizou ainda a necessidade da criação de práticas para manter os colaboradores engajados e motivados, reconhecendo o talento e o potencial de cada um dentro da empresa.

“É preciso criar práticas para a avaliação permanente dos colaboradores, visando sua melhoria contínua”, disse. Jacqueline Pereira também citou ferramentas de recrutamento interno e externo, como, os murais internos e anúncios no site da instituição. Falou ainda sobre recursos de seleção, como entrevista comportamental com o RH; dinâmicas de grupo; entrevista com o gestor; avaliações teóricas e práticas técnicas e comportamentais.

Na reunião, foi abordado também o uso da inteligência artificial no processo de seleção. A palestrante citou as vantagens deste uso desde a triagem até a análise dos perfis, enfatizando que a IA pode garantir a agilidade e otimização das etapas.