Postado em: 28/07/2023

CLIPPING AHPACEG 28/07/23

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Janja repreende internautas que cobram aumento no piso da enfermagem: 'tem pessoal aí semeando ódio'

Grávida de 40 semanas perde a bebê depois de peregrinar por hospitais

Por que casos de infarto em jovens têm se tornado cada vez mais comuns

Tecnologia nova do SUS é capaz de diagnosticar e tratar câncer de pele no mesmo dia

Rede Mater Dei de Saúde inaugura UTQ, em BH, a primeira de um hospital privado no país

Goiás tem alerta de alta em casos de síndrome respiratória aguda grave

Crise nas maternidades: Prefeitura de Goiânia anuncia “transferência imediata” de R$ 10 mi à Fundahc

PORTAL TERRA

Janja repreende internautas que cobram aumento no piso da enfermagem: 'tem pessoal aí semeando ódio'

BRASÍLIA - A primeira-dama Janja da Silva repreendeu internautas que estavam cobrando o governo federal pelo pagamento do piso da enfermagem, em uma live que realizou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na noite desta quinta-feira, 27. A transmissão, feita no perfil pessoal da primeira-dama, buscava explicar mais sobre a nova versão do programa Mais Médicos, mas recebeu uma enxurrada de comentários pedindo informações sobre o início do pagamento do benefício.

No final da transmissão, Janja disse que iria, contra a recomendação das suas assessoras, falar sobre os comentários dos internautas e afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um governo que respeita os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo uma comparação, sem citar nominalmente, da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A primeira-dama sugeriu que havia pessoas na transmissão "querendo semear o ódio e a discórdia", e citou uma necessidade de cultivar o sentimento de união entre os brasileiros.

"Eu só vou dar um toque para o pessoal que está falando da enfermagem, da enfermagem. Eu acho que, se tem um governo que respeita o SUS e respeita todos os profissionais do SUS, médicos, enfermeiros, atendentes de enfermagem, todo mundo que trabalha na área da saúde, é o presidente Lula é esse governo. Não caio nesse... a gente sabe que tem muito pessoal aí querendo semear o ódio e a discórdia, mas, se a gente tem o governo que respeita realmente os profissionais do SUS e todos os profissionais da área da saúde é esse governo", disse a primeira-dama.

No encerramento da live, a primeira-dama mudou o tom, e disse que os comentários na sua live eram de brasileiros que estavam fazendo uma cobrança do governo federal. A primeira-dama disse que o piso da enfermagem "vai acontecer", mas não deu mais detalhes sobre prazos para a distribuição do benefício. "Como o presidente Lula diz, é isso mesmo, estão aqui, estão acompanhando, estão cobrando. Cadê o piso? É isso aí. Vai acontecer, muita calma nessa hora gente. Tem um país enorme para reconstruir", afirmou.

Governo quer pagar piso a partir de agosto

No último dia 14 de julho, o Ministério da Saúde informou que está trabalhando para implementar o piso nacional da enfermagem no contracheque dos profissionais a partir de agosto. Segundo a agência oficial de notícias do governo, foi realizado "com êxito" um processo de levantamento dos dados de profissionais e os valores que serão repassados a cada um dos estados do País. Neste ano de 2023, o piso será pago em nove parcelas.

A Advocacia-Geral da União (AGU) orientou que o cálculo do benefício será aplicado após se considerar o vencimento básico e as gratificações de caráter geral, não sendo incluídas as de cunho pessoal de cada profissional.

A liberação do piso da enfermagem foi uma das pautas de Lula durante a sua campanha eleitoral à Presidência. No dia 12 de maio, o presidente sancionou a abertura de um crédito especial de R$ 7,3 bilhões para pagar os trabalhadores. Para ter vigor, a medida precisou ser aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tendo a liberação do ministro Luís Roberto Barroso três dias depois.

......................

TV ANHANGUERA

Grávida de 40 semanas perde a bebê depois de peregrinar por hospitais

https://globoplay.globo.com/v/11818132/

..................................

PORTAL G1

Por que casos de infarto em jovens têm se tornado cada vez mais comuns

Segundo cardiologista, aumento pode estar relacionado a fatores que vão desde problemas congênitos a uma piora nos hábitos diários – como o crescente consumo de ultraprocessados.

O aumento dos casos de ataque cardíaco entre os mais jovens nos últimos anos tem chamado atenção da comunidade médica.

No início da semana, a notícia de que Bronny James, o filho de 18 anos do astro da NBA Lebron James, sofreu uma parada cardíaca enquanto treinava com o time de basquete da Universidade do Sul da Califórnia levantou mais uma vez o alerta para a incidência de infarto entre os jovens.

Em entrevista a Natuza Nery, o médico Paulo Caramori, integrante do conselho da Sociedade Brasileira de Cardiologia, explica que esse aumento pode estar relacionado a fatores que vão desde problemas congênitos a uma piora nos hábitos diários – como o crescente consumo de ultraprocessados e até mesmo de drogas.

"Parte dessas mudanças está relacionada aos nossos hábitos de vida que, de alguma maneira, nos deram longevidade como população. Inegavelmente, a gente vive mais tempo, mas têm se exposto a fatores de risco que podem levar a infartos e, eventualmente, a parada cardíaca precoce", explica.

Caramori ainda chama atenção para o fato de que duas das principais causas de morte da população hoje são relacionadas a problemas cardiovasculares: o ataque cardíaco e o AVC.

"A gente costuma separar os fatores de risco em fatores não controláveis, que são os que estão no nosso organismo...Onde é que a gente tem que focar? Nos modificáveis. Tem várias atitudes na nossa vida que vão fazer com que a gente viva mais e melhor", diz.

De acordo com Caramori, um exemplo de mudança de hábito é a redução no consumo de alimentos ultraprocessados.

O que são alimentos ultra processados?

"São alimentos que são muito rapidamente absorvidos pelo nosso organismo", explica Caramori. "A gente não foi desenvolvido geneticamente ao longo da história para enfrentar esse tipo de alimento."

"[O alimento ultraprocessado] é metabolizado tão rapidamente, tão facilmente, que as nossas taxas de glicose sobem muito rápido. A produção de insulina tem que tentar acompanhar. E isso causa um desequilíbrio que está associado a maiores riscos de doença cardiovascular, maior chance de ter obesidade, maior o risco de ter diabetes e mais hipertensão."

......................

O HOJE

Tecnologia nova do SUS é capaz de diagnosticar e tratar câncer de pele no mesmo dia

Procedimento foi idealizado pela USP e poderá substituir cirurgias

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai incorporar uma nova terapia fotodinâmica para o tratamento de pacientes com câncer de pele capaz de avaliar e tratar a doença no mesmo dia, evitando mutilações e procedimentos dolorosos. Foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) que o aparelho seja adotado no sistema público até o final de julho.

De custo baixo e fácil produção, o serviço foi projetado pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e é o único no mundo capaz de diagnosticar e tratar o tumor. De acordo com a Conitec, esse foi o primeiro pedido de incorporação de uma tecnologia no SUS realizado por uma universidade.

A comissão também observou um bom resultado da terapia fotodinâmica para pacientes com câncer de pele e não melanoma do tipo carcinoma basocelular superficial e nodular, e que ela se mostrou como uma alternativa segura e eficaz para os casos em que cirurgia não é recomendada.

O carcinoma basocelular é o mais frequente entre todos os tipos de câncer malignos diagnosticados, e a primeira linha de tratamento é a cirurgia para a retirada das lesões.Nos casos de pacientes que não podem passar pela cirurgia ou que foram diagnosticados com tumores de baixo risco, há vantagens do procedimento em relação à cirurgia por ser um processo ambulatorial que não demanda grande infraestrutura.

A Conitec também avaliou que já existem profissionais capacitados e estrutura instalada com o equipamento em dezenas de serviços públicos de saúde.

“As universidades brasileiras têm papel central na inovação, reconhecendo as necessidades do SUS, impulsionando a pesquisa, desenvolvimento e inovação, produzindo evidências clínicas, capacitando os serviços de saúde e participando do processo de incorporação e oferta de uma nova tecnologia no SUS”, disse a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Luciene Bonan.

As amostras de ensaios clínicos conduzidos pelos pesquisadores em centros de referência em oncologia indicam que as lesões apresentam taxas mínimas de recidiva após o tratamento com a terapia fotodinâmica, e o índice de cura da doença se mantém em 90%.

Como funciona?

Com esse novo tratamento, a lesão é preparada para receber a aplicação do medicamento fotossensibilizante em creme na área afetada. Então, a luz irradiada com um comprimento de onda é adequado para ativar o fotossensibilizador e destruir o tumor.

O fotossensibilizador permite o tratamento de mais de uma lesão e a repetição da terapia. Todo o processo pode ser realizado no consultório médico e o tratamento pode começar horas depois da doença diagnosticada.

.....................................

BLOG DO PCO

Rede Mater Dei de Saúde inaugura UTQ, em BH, a primeira de um hospital privado no país

A Rede Mater Dei de Saúde inaugurou ontem uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no Mater Dei da Contorno. Com equipamentos de última geração e uma equipe médica e de cuidados altamente preparada, a nova ala de queimados, a primeira em um hospital privado no Brasil, dispõe de seis leitos adultos e quatro pediátricos. A UTQ, que atenderá por convênios, terá um impacto positivo importante na rede de atendimentos da região, ajudando a desafogar o serviço público, de acordo com o cirurgião plástico André Mafra, um dos coordenadores da UTQ.

Para o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador (foto/reprodução internet), "o Mater Dei Contorno foi escolhido para a implantação da UTQ devido à sua estrutura, tecnologia e expertise em assistência de adultos e crianças. "Ele acrescenta que "a presença de especialistas na área faz com que os pacientes da UTQ tenham o melhor tratamento", destaca Henrique Salvador.

.........................

A REDAÇÃO

Goiás tem alerta de alta em casos de síndrome respiratória aguda grave


Ludymila Siqueira

Goiânia - Goiás está entre os estados brasileiros com tendência de alta em casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Além do território goiano, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul têm alertas para a doença. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27/7) no 
Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, as ocorrências de SRAG com causa viral no Brasil foram distribuídas da seguinte forma: 8,0% para influenza A, 3,8% para influenza B, 35,1% para VSR e 23,1% para Sars-CoV-2 (covid-19). Quanto a mortes, o coronavírus continua em destaque, com 45,7% de prevalência. 

...........................

JORNAL OPÇÃO

Crise nas maternidades: Prefeitura de Goiânia anuncia “transferência imediata” de R$ 10 mi à Fundahc

Secretaria Municipal de Saúde informou que não reconhece dívida de R$ 67 milhões e citou fundo emergência que pode ser usado

Após denúncias na Câmara Municipal de Goiânia e agravamento da situação financeira das três maternidade da Capital – Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), na Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), e a criação de uma força-tarefa após reunião de emergência, a Prefeitura de Goiânia informou, nesta quinta-feira, 27, a “transferência imediata” de R$ 10 milhões restantes de parcela em aberto para a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundach/UFG), responsável pelas unidades.

A ação foi definida hoje, em reunião com participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Controladoria-Geral do Município, da Fundach e da própria UFG.

Além da transferência dos valores, a Prefeitura também definiu o reagendamento dos procedimentos eletivos pelas maternidades e destacou que “em momento algum houve interrupção da realização de partos e atendimentos de urgência e emergência.”

Após a crise nas maternidades vir à tona, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chegou a se pronunciar sobre o valor que estaria em pendência com a Fundahc, de R$ 67 milhões, e disse que não reconhecia a dívida.

“Segundo os cálculos do município, o valor a ser repassado para a fundação é de R$ 10 milhões, referentes ao mês de julho de 2023. Ou seja, ainda dentro do mês de serviço prestado”, afirmou.

Crise

Em meados deste mês de julho, a vereador Kátia Maria, do PT, fez declarações no Plenário da Câmara denunciando a situação nas maternidades.

“Lá na Nascer Cidadão, eles estão com estoque para fazer esterilização para atender por apenas três dias, significa que a semana que vem também fechará o atendimento e é muito grave, nós precisamos ter um posicionamento”, cobrou a parlamentar. “Célia Câmara não tem soda. Se uma mulher precisar fazer uma cesariana, eles não têm condições de atender”.

Com isso, as unidades hospitalares estariam funcionando de maneira parcial.

Fundo de emergência

De acordo com a pasta, existe um fundo rescisório que se acumulou nos últimos dez anos de vigência do contrato entre a prefeitura e a Fundachc. “O fundo contempla custos com o pagamento de servidores e de outros serviços, como energia elétrica e água, arcados pela Prefeitura durante o período”, esclarece.

Além disso, é ressaltado que os pagamentos vencem todo o quinto dia útil do mês subsequente. “A prefeitura irá efetuar o depósito do valor nos próximos dias, assim como têm feito rigorosamente desde outubro do ano passado”, enfatiza.

A SMS cita que são registrados 118 servidores que trabalham na maternidade Dona Iris e mais 184 na Nascer Cidadão.

..................................

Assessoria de Comunicação