Postado em: 14/07/2023

Ahpaceg vai solicitar veto do prefeito ao projeto de lei que obriga a instalação de câmeras nos hospitais

x6

 

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) vai solicitar ao prefeito Rogério Cruz que vete o projeto de lei (PL 443/2021), de autoria do vereador Thialu Guiotti, já aprovado na Câmara Municipal de Goiânia e que prevê a instalação de câmeras nas dependências dos hospitais da capital.

Caso o projeto não seja vetado, a Ahpaceg vai recorrer à Justiça contra a medida, como já fez com proposta similar apresentada na Assembleia Legislativa.

Para a Ahpaceg, essa exigência – proposta sem qualquer consulta aos hospitais e sem conhecimento do funcionamento dessas instituições de saúde - é inconstitucional e viola a privacidade do paciente e a sua relação com o profissional que o atende.

A Ahpaceg alerta também para o risco de mau uso das imagens coletadas, que são dados sensíveis e devem ser protegidos.

O argumento usado pelo vereador para justificar a apresentação do projeto é contestado pela Ahpaceg, que entende que outras medidas de segurança nos ambientes hospitalares já foram e ainda podem ser adotadas sem ferir direitos dos pacientes e colaboradores ao sigilo de seus dados.

 

AHPACEG NA MÍDIA

 

AHPACEG NA MÍDIA https://www.dezminutos.com.br/2023/07/ahpaceg-vai-solicitar-veto-do-prefeito_14.html

AHPACEG NA MÍDIA https://www.issoegoias.com.br/2023/07/ahpaceg-vai-solicitar-veto-do-prefeito.html

AHPACEG NA MÍDIA https://www.folhadoplanalto.com.br/2023/07/ahpaceg-vai-solicitar-veto-do-prefeito.html