Postado em: 15/07/2022

CLIPPING AHPACEG 15/07/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Congresso promulga PEC que estabelece piso para profissionais da enfermagem

Covid-19: Goiás aguarda parecer federal para vacinar crianças de 3 a 5 anos

Sobe para 6 número de casos investigados de varíola dos macacos em Goiás

Covid-19: Goiás registra 6.363 casos e 23 mortes em 24h horas

Centro de Saúde no Universitário é abandonado pela prefeitura

Homens evitam exames de rotina e se preocupam menos com saúde

Médicos alertam para que monkeypox não vire estigma à população LGBT+

AGÊNCIA ESTADO

Congresso promulga PEC que estabelece piso para profissionais da enfermagem

O Congresso promulgou nesta quinta-feira (14/7), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa dar segurança jurídica ao piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto, que já havia passado no Senado, foi aprovado ontem na Câmara. A emenda constitucional estabelece que o piso salarial da categoria será instituído por lei federal. Também determina que a União, os Estados, Distrito Federal e municípios devem adequar a remuneração dos cargos ou dos respectivos planos de carreira até o final do exercício financeiro em que for publicada a lei do piso salarial da enfermagem.

O piso para a categoria já tinha sido aprovado pelo Senado, em novembro do ano passado, e pela Câmara, em maio deste ano, na forma de um projeto de lei, mas ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O impacto estimado é de R$ 16 bilhões, mas não há previsão orçamentária para custeio da medida. A cerimônia contou com a presença de Bolsonaro, do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), do líder no Congresso, Eduardo Gomes (PL-TO), do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

........................

A REDAÇÃO

Covid-19: Goiás aguarda parecer federal para vacinar crianças de 3 a 5 anos


Théo Mariano

Goiânia - Autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação de crianças entre 3 a 5 com a CoronaVac segue sem previsão de início em Goiás. Segundo apurou o jornal A Redação, as prefeituras aguardam a divulgação de nota técnica do Estado. O documento, porém, ainda não foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) porque, de acordo com a pasta, o Ministério da Saúde não divulgou a orientação federal acerca da imunização liberada pela Anvisa.

"A pasta não recebeu nenhuma informação oficial referente à vacinação de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade com a vacina CoronaVac", diz a SES-GO em nota encaminhada nesta quinta-feira (14/7) ao AR.

Conforme informou ao jornal A Redação, o Ministério da Saúde agendou reunião para a tarde desta sexta-feira (15) sobre o assunto. A autorização para o uso da vacina na faixa etária dos três a cinco anos será avaliada junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações.

Apesar de não ter sido publicada uma informação oficial do Ministério da Saúde, a cidade do Rio de Janeiro anunciou o início, nesta sexta-feira (15/7), da imunização de crianças a partir de quatro anos com a CoronaVac. Na semana que vem, segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, será feita a etapa de vacinação para crianças com mais de três anos de idade.

A aplicação do imunizante produzido no território brasileiro pelo Instituto Butantan já era permitida para a faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade. Para esse grupo da população, o uso da vacina da Pfizer, na versão pediátrica, também é autorizado pela Anvisa. A CoronaVac já foi aprovada em 56 países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e teve cerca de 1 bilhão de doses aplicadas no mundo. *(Com informações da Agência Brasil)

............................

Sobe para 6 número de casos investigados de varíola dos macacos em Goiás


Théo Mariano

Goiânia - Os casos investigados de varíola dos macacos chegaram a seis em Goiás, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (14/7) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Todos os registros suspeitos estão em Goiânia.

Até o momento, estão confirmados quatro casos de varíola dos macacos no Estado, sendo dois na capital e outros dois em Aparecida de Goiânia. Todos os pacientes são do sexo masculino e têm entre 26 e 41 anos de idade.

Ao todo, no País, são 310 casos confirmados de varíola dos macacos até o momento. Em todo o mundo, já são mais de 11 mil contaminações pela doença.

.......................

Covid-19: Goiás registra 6.363 casos e 23 mortes em 24h horas

Goiás registrou 6.363 casos e 23 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta quinta (14/07) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
 
O Estado acumula 1.573.416 casos e 27.061 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus é de 1,72%. A pasta investiga outros 223 óbitos suspeitos.

....................

O HOJE

Centro de Saúde no Universitário é abandonado pela prefeitura

Pacientes, acompanhantes e funcionários denunciam a precariedade do Centro de Saúde da Família (CSF) do setor Leste Universitário. Ainda na entrada já é possível ver o descaso da Prefeitura de Goiânia com um dos principais centros de saúde da Capital. As paredes da entrada estão deterioradas e podem ser vistas de longe. No interior da unidade, muito mofo na maioria das salas, portas de banheiros estragadas e paredes deterioradas. “Deveria mudar as coisas. Tem mais de ano que está assim. Precisando urgente de uma reforma. Eu não venho aqui, só trago a minha esposa mas a situação daqui só piora”, denúncia um homem que aguardava tratamento para a esposa.

Atualmente o centro de saúde do Universitário aplica as vacinas contra a Covid-19 e gripe. Funcionários denunciam que o local precisa de reformas e que há anos a promessa não sai do papel. 

Os CSFs são responsáveis pelo acompanhamento de moradores da região em que estão instalados. O atendimento é destinado à assistência em saúde às famílias por meio de profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes. Além do atendimento ambulatorial e em grupos específicos, as unidades também atendem urgências de menor complexidade e atendimento odontológico. Também é realizado exames e consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A reportagem entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde de Goiânia para saber quando dará início às reformas do CSF setor Leste Universitário e o motivo da demora, mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta.  

Falta de recurso

O problema é antigo e conhecido na região. O vereador Rafael da Saúde diz que a unidade precisa realizar exames de imagens como  endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia. “A gente já tinha feito um documento anteriormente solicitando uma resposta da Secretária Municipal de Saúde no sentido de agilizar esses exames. Temos relatos e denúncias de pacientes que têm de seis meses a um ano aguardando esses exames e que infelizmente não estão sendo autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde”, aponta.

Em conversa com o vereador, o secretário municipal de Saúde teria relatado que o problema está nos valores que o SUS paga pelos exames. Com isso, a prefeitura precisa complementar o valor para que haja interesse dos prestadores de serviço assumirem as consultas. “O que não pode é a população ficar sofrendo aguardando um ano o exame, se agravando a situação de saúde e depois não ter essa resposta”. 

O parlamentar explica que  está reforçando esse pedido para que a secretaria complemente esse recurso financeiro e agilize os exames que são necessários para a população. Ele afirma também que chegou a falar com o prefeito sobre os pedidos. 

“Passamos para o secretário de saúde e a resposta foi que a questão financeira do valor que é pago pelos exames é um valor pequeno visto que a tabela SUS por vários anos não teve um reajuste e que por causa disso não tinha tanto interesse dos prestadores em realizar os exames pelo sistema, precisaria dessa complementação por parte do município”, esclarece.

Prefeitura é obrigada a reformar Centros de Saúde

Após ter recebido uma denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT-GO) sobre a falta de infraestrutura no Centro de Saúde da Família (CSF) do Recanto do Bosque, a Justiça do Trabalho de Goiás condenou a Prefeitura de Goiânia a tomar medidas para reformar o local. A Justiça proferiu a sentença no dia 30 de junho válida para todos os Centros de Saúde da Família do município, tendo como prioridade o do Recanto do Bosque e do Alto do Vale. Com a queixa, a Controladoria-Geral do Município de Goiânia (CGM) deu início a uma vistoria que confirmou as más condições.

Entre elas: mofo e infiltrações nas paredes, falta de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, poucos servidores na unidade, assim como poucos equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os trabalhadores. No entanto, o município alegou que houve uma mudança de endereço do centro de saúde, o que teria afastado os problemas levantados pelo MPT. Mas, durante a inspeção, o Corpo de Bombeiros Militar constatou a ausência de Certificado de Conformidade (Cercon). Bem como algumas questões relacionadas aos extintores de incêndio do local, recarga destes, rota de fuga, manutenção nas instalações elétricas, dentre outros.

Com isso, o MPT-GO apresentou à Prefeitura um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), para a reforma dos CSF, porém o paço municipal não aceitou. Foi então necessário abrir uma ação contra a Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura tem 90 dias contados da publicação da decisão, para iniciar os serviços.

A Prefeitura deve efetuar a limpeza de todos os ambientes de trabalho, manter sanitários em condições de conservação, limpeza e higiene. Ela também terá que disponibilizar, apenas, Equipamento de Proteção Individual certificado e aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.

Caso o município não cumpra as determinações do Ministério, haverá uma multa de R$ 5 mil para cada dia de atraso na execução das normas. Além disso, a administração da cidade também foi condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos. 

O juiz da 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, Luiz Eduardo Paraguassu, afirma que “a saúde é um direito social”. Ainda disse que o município não comprovou estar cumprindo as disposições previstas nas Convenções da OIT, Constituição Federal e Normas Regulamentares editadas pelo MTE. “É inegável que a conduta adotada pelo município provocou lesão aos interesses difusos da coletividade de trabalhadores, pois propiciou negação de direitos trabalhistas fundamentais ao inobservar, de forma reiterada e sistemática, normas internacionais, constitucionais, legais e regulamentares que buscam tutelar a saúde e a segurança dos trabalhadores”, disse o juiz. Na publicação desta matéria em 5 de julho a reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve resposta. O espaço para posicionamento continua aberto.(Ana Bárbara Quêtto, Especial para O Hoje)

.......................

Homens evitam exames de rotina e se preocupam menos com saúde

A falta de cuidados dos homens com a própria saúde é tema recorrente de pesquisadores da área da saúde e comportamental. Apesar de um maior cuidado com a saúde nos últimos anos, os homens ainda estão muito atrás das mulheres nesse quesito. O crescimento foi de quase 50%, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia. Alguns motivos que explicam maior negligência masculina com a saúde incluem os fatores culturais, que levam à masculinidade tóxica. Com isso, o homem pode se achar mais forte, que não adoece e não pode demonstrar sinais de fraqueza.

O Dia Nacional do Homem é comemorado neste 15 de julho. A data está ligada ao incentivo à prevenção de doenças típicas dos homens. O médico oncologista Adriano de Paula explica que, mesmo com as campanhas de conscientização, os homens são mais relapsos com a saúde, além de apresentar um preconceito na hora de procurar um médico e fazer exames de rotina.

A cada ano, empresas, instituições e órgãos governamentais têm investido em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), atualmente, o Brasil totaliza 22,6 milhões de beneficiários do sexo masculino em planos de assistência médica e 13,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos, conforme dados disponibilizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) referente ao mês de maio deste ano.

Já as mulheres têm uma preocupação maior com a manutenção da saúde. “Os homens deveriam fazer exame de rotina porque acaba contribuindo na identificação de problemas em estágios iniciais, a exemplo de doenças cancerígenas, cardiovasculares. Estas podem causar grande problemas na parte oncológica, onde existem tumores que são frequentes no público masculino, principalmente o câncer de próstata. Todos os homens após os 50 anos precisam fazer exames de rotina, além de uma avaliação profissional”, explica o oncologista. 

Cuidados com a saúde

O professor de educação física, Breno Magalhães, conta que sempre está fazendo exames de rotina para cuidar da saúde. Ele tem o hábito de ir ao médico e não gosta de se automedicar, somente em casos de emergência. “Sempre que tenho um problema vou a um especialista para poder ouvir uma opinião. Inclusive faço check up a cada seis meses”. 

Contudo, Breno vai ao médico somente quando a situação é grave. “Eu tento da forma mais natural acabar com a dor. Se é uma dor de cabeça, tenho que me hidratar melhor, dormir mais e comer bem. Costumo utilizar serviços do plano de saúde em relação à acupunturismo, terapia, e serviços odontológicos. Esse hábito eu adquiri mais velho, quando eu era jovem não tinha esse costume. Sempre que eu posso vou e não tenho preguiça”, revela. 

No dia a dia, o profissional sempre tenta manter consciência alimentar. “Faço estudos sobre nutrição, tento entender o que os alimentos me proporcionam. Na hora que eu acordo, faço uma alimentação específica para manhã e me alimento de três em três horas. Além disso, busco o equilíbrio, sempre que exagero eu pondero depois. Quando vou a um rodízio, por exemplo, nos próximos dias eu mudo a alimentação. Cortei o hábito de consumir doces, refrigerantes”, pontua. 

Diferente de Breno, o estudante Ivan Carlos Moreira, de 23 anos, não mantém hábitos saudáveis com frequência, começando pela alimentação. Comidas industrializadas, refrigerantes, frituras e doces fazem parte do dia a dia dele. “É uma questão de costume mesmo, na minha família sempre nos alimentamos dessa forma”, explica. 

Para não ficar tão sedentário, ele faz exercícios em casa três vezes na semana. “Meu peso é ideal, não engordo com facilidade, mas tenho a intenção de mudar minha alimentação e optar por alimentos de verdade, só é difícil no começo”, acredita. 

Hábitos mais saudáveis

O oncologista Adriano pontua que as pessoas precisam tomar atitudes em relação à saúde como um todo. “Praticar exercício físico, beber bastante água, controle de peso, ter uma alimentação mais saudável e rica em fibras, evitar a ingestão de gorduras e excesso de carboidratos. São dicas importantes que servem para prevenção de câncer e outras doenças graves”, alerta. 

Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno. Esse, inclusive, é um dos objetivos do Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), da ANS. Através dessa iniciativa, as operadoras cadastram seus diversos projetos de promoção à saúde em linhas de atenção que incluem a Saúde do Homem.  

Câncer de próstata é a segunda maior causa de morte 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, no entanto, se diagnosticado precocemente, tem um alto índice de cura. 

Com intuito de fortalecer a coordenação do cuidado, a ANS, por meio do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, incentiva as operadoras a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários através da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidados certificados por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS. 

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. De acordo com o Inca, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. “Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O órgão produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual”, informa. 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. “O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida”, aponta o Instituto.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

O que aumenta o risco do câncer de próstata?

A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Sinais e sintomas 

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

..............................

PORTAL IG

Médicos alertam para que monkeypox não vire estigma à população LGBT+

O surto da varíola dos macacos - também chamada de monkeypox - que teve início há pouco mais de dois meses na Europa, vem chamando a atenção de médicos e cientistas ao redor do mundo pelo avanço do vírus em locais inéditos até então.

Segundo levantamento da Agência CNN, até o último dia 12, ao menos 58 países confirmaram casos da doença, nos cinco continentes do globo. Vale lembrar que este tipo de varíola foi descoberto em 1958 em um macaco, daí o nome atribuído. O primeiro ser humano infectado foi uma criança na República Democrática do Congo, na África, em 1970. No continente, o vírus circula de forma endêmica há décadas.

Aqui no Brasil, segundo balanço mais atualizado do Ministério Público da Saúde, há 266 casos conhecidos de infecção por monkeypox no país. São Paulo tem a maior concentração, com 196 casos, seguido por Rio de Janeiro (37), Minas Gerais (18), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (3), Rio Grande do Norte (3), Goiás (2) e Distrito Federal (1). Bahia e Pernambuco também registraram seus primeiros casos, mas estes não foram incluídos no balanço.

O surto da doença tem se concentrado na população LGBTQIAP+, mais especificamente no público HSH cis (homens gays e bissexuais que fazem sexo com outros homens), e começou em Londres, no Reino Unido. No início de junho, o país divulgou uma pesquisa que apontava que entre 26 de maio e 10 de junho, dos 152 pacientes infectados que concordaram em participar do levantamento, 151 se identificaram como homens cis gays ou bissexuais.

Diante dos dados, como evitar que a monkeypox crie estigmas que relacionem um vírus específico com a comunidade queer, como ocorreu com o HIV e a Aids nas décadas de 1980 e 1990? Para o infectologista Vinicius Borges, especializado em saúde LGBT+, o primeiro passo é entender que este cenário não é permanente, e que existe uma justificativa para que o público HSH cis seja o mais vulnerável no momento.

"Atualmente o grupo HSH cis é o mais vulnerável porque o surto, quando começou na Europa, foi nesta população em específico. Como os homens gays e bissexuais fazem muitas atividades em grupo - por questões de segurança -, como viagens, por exemplo, isso acaba os tornandos vulneráveis para transmissão de vírus", explica o especialista, que alerta: "Apesar dessa concentração inicial, toda a população, independentemente de gênero, raça ou orientação sexual, está vulnerável ao contágio".

O infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio Ribas, especializado em atendimento, ensino e pesquisa de doenças infectocontagiosas, compartilha da mesma ideia e afirma que "precisamos trabalhar com a informação correta".

"É importante ficar claro que os casos que estão acontecendo neste momento estão concentrados nesta população, mas que este é um nicho atual e não permanente. O vírus não tem relação direta com os homens gays e bissexuais", diz.

Umas das ações que devem ser tomadas pelo poder público para conter um alastramento do vírus pelo país é a vacinação. Contudo, ainda não há imunizantes suficientes para vacinar toda a população.

"Algumas prefeituras já estão divulgando cartilhas, como a de São Paulo e Curitiba, além dos serviços de referência, que são os locais para onde os pacientes são enviados para recolherem amostras, receberem atestados e orientações. Agora, o que falta são as vacinas. No Brasil ainda não há nenhuma movimentação neste sentido", alerta Vinicius Borges.

Ralcyon Teixeira explica que já há uma vacina específica para esta variação do vírus, mas que a própria vacina contra varíola pode ser aplicada: "Estamos tentando o acesso à vacina, seja a direta - a de monkeypox -, ou a indireta, - a de varíola -, que tem até 85% de eficácia para a variação dos macacos".

O especialista fazia parte da Sala de Situação Brasileira, grupo emergencial que estava acompanhando os casos do vírus no país e no mundo, que teve suas atividades encerradas após 50 dias. Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que vai continuar monitorando o vírus no país.

O infectologista Borges explica que os principais sintomas da monkeypox são "aumento de gânglios, febre, dor no corpo e aparecimento de lesões de pele", mas que é preciso ficar atento a outros aspectos que envolvem a contaminação.

"Tentar investigar com os parceiros sexuais se realizaram viagens à Europa e aos Estados Unidos; se tiveram contato com pessoas infectadas; e se ocorreu o contato, aguardar o período de incubação do vírus - que pode chegar até 21 dias -, antes de ter outra relação sexual, além de procurar ajuda médica caso algum dos sintomas apareça", diz.

O DJ, modelo e influenciador digital Doug Mello, de 22 anos, foi o décimo caso confirmado de contaminação por varíola dos macacos no Brasil e conta que a experiência foi "dolorosa". Ele acredita que contraiu o vírus durante suas férias.

"Estava de férias e fui a uma festa eletrônica. Lá eu abracei e cumprimentei muita gente! Vim embora dessa festa com uma dor muito forte nas costas e na mesma noite acordei cinco vezes para trocar de roupa, porque estava toda encharcada de suor. Eu estava queimando de febre e com muita dor no corpo", conta o influenciador.

Mello procurou ajuda médica e foi encaminhado ao Hospital Emílio Ribas para fazer um exame de detecção da varíola dos macacos - que já era suspeita pelos sintomas que o modelo apresentava.

"Fiquei isolado em uma sala e dois enfermeiros, bem cobertos, vieram realizar o exame. Eu chorei de dor. Os machucados pelo meu corpo viraram bolhas bem dolorosas, que além de doerem também queimavam. Eles retiraram um pedaço da minha pele e enfiaram um cotonete dentro do machucado para coletar todo material necessário. No final eu não aguentava mais de tanta dor, saía até sangue", relembra o DJ.

O influenciador recebeu pelo telefone a notícia de que havia contraído o vírus e prosseguiu isolado, fazendo o tratamento. Ele conta que a febre intensa durou cinco dias e que as dores pelo corpo se estenderam um pouco mais, por cerca de dez dias: "Eu só conseguia ficar deitado na maior parte do tempo".

Doug Mello conta ainda que, com o tempo, as bolhas explodiram e foram secando, mas que produziam uma coceira muito intensa. Hoje ele está curado e diz se sentir "novo e com muita vontade de voltar à rotina agitada".

"A maior orientação é não sair do isolamento, até mesmo minhas consultas passaram a ser on-line, eu não podia sair em hipótese alguma. Fiquei 25 dias em casa isolado", finaliza.

....................

Assessoria de Comunicação