Postado em: 14/06/2022

Oficina promovida pela Ahpaceg destaca a importância dos indicadores de saúde

DSC 0961

 


Diretores e colaboradores de instituições associadas da Ahpaceg na capital e no interior do Estado participaram, no dia 10 de junho, da Oficina sobre Indicadores de Saúde, promovida pela Associação. O objetivo do evento, realizado na sede da Ahpaceg, foi orientar as equipes sobre a importância do correto preenchimento dos dados referentes aos 91 indicadores disponíveis na plataforma adotada pela Associação.

O presidente Haikal Helou participou do evento, que classificou como um grande avanço na mudança de cultura sobre a importância da análise de indicadores para a melhoria da segurança e da qualidade assistencial em Goiás. Segundo ele, os indicadores proporcionam à instituição de saúde a possibilidade de mensurar a qualidade de seu trabalho e aperfeiçoar as boas práticas.

“Mas, para termos informações confiáveis, que retratem a realidade da rede Ahpaceg, o preenchimento dos dados precisa ser completo”, alertou a coordenadora de Educação Continuada da Associação, professora doutora Madalena Del Duqui. Ela também pediu aos gestores das instituições que respaldem quem está responsável pela alimentação da plataforma para evitar inconsistências no preenchimento das fichas técnicas que foram detalhadamente elaboradas.

Paulo Sérgio Milan, diretor executivo da NCI – Soluções em Saúde, empresa responsável pela plataforma usada pela Ahpaceg, foi um dos palestrantes da oficina. Ele enfatizou a assessoria prestada pela Associação para o preenchimento dos dados, sugeriu que os colaboradores e gestores conheçam bem a plataforma, comparem os dados de seus hospitais com os índices gerais da rede Ahpaceg – cada associado tem acesso individual apenas a seus próprios dados – e avaliem os pontos nos quais podem melhorar seus serviços.

Nos próximos dias, a plataforma permanecerá acessível para a revisão e correção dos dados referentes a 2021 e ao primeiro quadrimestre de 2022. “Em seguida, os dados inconsistentes serão excluídos”, afirmou Milan. A próxima etapa será o início da divulgação periódica dos indicadores da rede Ahpaceg, que poderão ser adotados pelos gestores e a população como uma referência quanto à qualidade e segurança assistencial em Goiás.

A importância da divulgação e do conhecimento desses indicadores foram destacados na segunda palestra da oficina, ministrada pelo epidemiologista e doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública, Rafael Alves Guimarães.
“Os indicadores são muito importantes para a tomada de decisões e a gestão da saúde, pois eles nos ajudam a analisar a situação, rastrear problemas e propor e adotar melhorias”, exemplificou. Quem também palestrou na oficina foi o médico infectologista e ex-presidente da Ahpaceg, Quimarques Cassemiro Barros Santos, do associado Hospital Samaritano de Goiânia, que destacou o papel dos indicadores nas ações voltadas para a segurança, prevenção e gerenciamento de risco, que visam minimizar agravos para os pacientes.

À tarde, todos participaram de atividades práticas focadas no preenchimento dos dados que compõem indicadores, como o risco de queda, índice de infecção, taxa de mortalidade e outros. Esse projeto começou a ser implantado pela Ahpaceg há cerca de dois anos, sob a coordenação da Diretoria de Qualidade, e os primeiros indicadores da rede devem ser conhecidos em julho.