Postado em: 25/05/2022

Ahpaceg recebe o consultor estratégico Erickson Blun

O médico, gestor e consultor estratégico Erickson Blun foi o segundo convidado do ciclo de encontros com expoentes do setor de saúde promovido pela Ahpaceg. No dia 5 de maio, ele esteve na sede da Associação, onde se reuniu e conversou com o presidente Haikal Helou e com associados da Ahpaceg sobre atualidades do mercado de saúde brasileiro.

Um dos fundadores de Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), Erickson abriu o encontro falando sobre o cenário da saúde e as exigências do mercado para o lançamento de planos segmentados. O médico, que participou de processos de fusão de vários hospitais no Brasil e no exterior, observou que esse movimento, que pode ser visto hoje em vários Estados, impacta em mudanças na saúde suplementar.

Ele citou movimentações feitas hoje em algumas operadoras para a adequação a esse mercado e fez uma comparação entre a medicina atual e a ideal. As operadoras, de acordo com Erickson, precisam trabalhar ao máximo para equilibrar os custos e buscar novas receitas dentro de seu segmento no mercado. “É difícil prestar boa assistência com baixa receita”, disse ele, que também alertou para a necessidade de controle dos desperdícios.

DSC 0600

DSC 0612

Sobre as perspectivas do setor hospitalar, Ericsson observou que o posicionamento de hospitais fora de grandes redes, atualmente, varia de mercado para mercado. Mas, deu um conselho: “os pequenos devem se unir para otimizar gastos, comprar melhor, juntar forças e focar no custo, principalmente o fixo”.