Postado em: 25/05/2022

CLIPPING AHPACEG 24 E 25/05/22

ATENÇÃO: Todas as notícias inseridas nesse clipping reproduzem na íntegra, sem qualquer alteração, correção ou comentário, os textos publicados nos jornais, rádios, TVs e sites citados antes da sequência das matérias neles veiculadas. O objetivo da reprodução é deixar o leitor ciente das reportagens e notas publicadas no dia.

DESTAQUES

Varíola dos macacos: Anvisa esclarece que não recomendou isolamento

Anvisa sugere máscara e distanciamento para adiar chegada de varíola

Aparecida de Goiânia identifica duas novas sublinhagens da variante ômicron

HGG realiza uma cirurgia de redesignação sexual a cada quinze dias

Estratégia de descentralização da saúde em Goiás passa pela implantação das policlínicas

Nova caderneta de gestante do SUS é considerada um retrocesso

Ministério da Saúde institui Sala de Situação para monitorar casos a varíola dos macacos no Brasil

Cofen - Conselho Federal de Enfermagem » Presidente do Senado garante que votará PEC 11

Mãe luta há 2 anos na rede pública para conseguir cirurgia para filho com caroço no pescoço, em Goiânia

Viúva pede justiça por morte de marido que recebeu tratamento alternativo para Covid de casal indiciado por curandeirismo

AGÊNCIA BRASIL

Varíola dos macacos: Anvisa esclarece que não recomendou isolamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta terça-feira (24) esclarecendo as recomendações feitas pela agência para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Segundo a Anvisa, foram apenas reforçadas a adoção das medidas que já estão em vigência em aeroportos e em aeronaves e que são destinadas a proteger "o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças."

Na nota, a Anvisa esclarece que não recomendou o "isolamento" como uma medida para o enfrentamento à varíola dos macacos.

"De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola do macaco pode ser transmitida aos seres humanos através do contato próximo com uma pessoa ou animal infectado, ou com material contaminado com o vírus. O vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama", diz a nota.

A Anvisa informou que atua consoante com as ações das agências internacionais e de organismos mundias de saúde e que permanece monitorando a evolução dos casos da varíola dos macacos, mantendo um contato constante com o Ministério da Saúde. "Tão logo se justifique, serão propostas as medidas sanitárias, quando cabíveis, em aditamento às regras existentes e vigentes no Brasil."

A doença

A varíola de macaco é uma doença pouco conhecida porque a incidência é maior na África. Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 131 casos confirmados de varíola dos macacos, registrados fora do continente africano e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro caso foi relatado em 7 de maio.

Diante do quadro, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

"Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país", informou o Ministério da Saúde, em nota. A pasta afirma que encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença.

................................

AGÊNCIA ESTADO

Anvisa sugere máscara e distanciamento para adiar chegada de varíola

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está pedindo reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento físico sempre que possível, uso de máscara e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Desde o início do mês, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países.

O Ministério da Saúde já instituiu uma sala de situação para monitorar o cenário da monkeypox no Brasil. A rara doença pode chegar nos próximos dias, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. No domingo, 22, foram registrados casos suspeitos na vizinha Argentina.

A varíola dos macacos é, na verdade, doença original de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos. É frequente na África, mas de ocorrência muito rara em outros continentes. Cientistas acreditam que o desequilíbrio ambiental esteja por trás do atual surto, mas não veem razão para pânico.

"Acho muito difícil que (a doença) não chegue aqui", afirmou o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez. "Mas se trata de uma doença considerada benigna." Além disso, existem tratamento e vacinas. Mas é necessário alerta, segundo a Chefe da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da USP, Anna Sara Levin.

"Essa transmissão pessoal é um pouco preocupante, temos de entender se houve uma adaptação do vírus ou contato muito intenso entre as pessoas." "É mais um problema que vem se somar ao nosso quadro atual", disse Urbaez. "O ponto positivo é que a nossa vigilância está muito sensível, conseguindo detectar os problemas em tempo real", destacou.

.....................

A REDAÇÃO

Aparecida de Goiânia identifica duas novas sublinhagens da variante ômicron

O Programa de Vigilância Genômica de Aparecida de Goiânia identificou, na segunda-feira (23/5), duas novas sublinhagens da ômicron em circulação no município: a BA.4 e a BA.5. Esses são os primeiros registros dessas variantes em todo o Centro-oeste. A descoberta só foi possível graças ao programa, que é o maior do gênero realizado no Brasil por uma prefeitura, segundo a plataforma internacional Gisaid, entidade com banco de dados sobre genomas de vírus.

Ainda de acordo com a plataforma, até a manhã desta terça (24) em todo o mundo foram identificados 2.371 casos de BA.4, sendo oito na América do Sul e três no Brasil. Desses, dois são de Aparecida. A respeito da BA.5 o Gisaid já registrou 2 mil casos no mundo, sendo sete na América do Sul, todos eles identificados no Brasil. Um caso é de Aparecida. Essas sublinhagens ainda estão sendo estudadas. 

“Neste ano, a variante ômicron foi a que predominou em Aparecida. 100% das amostras sequenciadas pelo nosso programa em 2022 são referentes a ela. Agora, observamos o surgimento dessas sublinhagens, que já foram relacionadas ao aumento de casos de covid-19 em outros locais. Contudo, ainda não se pode falar em crescimento de hospitalizações e óbitos. Não é possível nem afirmar que a BA.4 e a BA.5 vão predominar em Aparecida. De qualquer forma, seguimos monitorando. Por enquanto, uma orientação permanece: testagem e vacinação”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, responsável pelo Programa de Sequenciamento Genômico, reitera a informação e explica que não há motivo para alarme: “Sempre gosto de destacar que enquanto o Sars-CoV-2 estiver circulando, infectando e reinfectando pessoas, ele sofre mutações. Esse é um processo natural da replicação do vírus. Algumas dessas mutações podem garantir um maior poder de adaptação, gerando novas linhagens mais infectantes, letais ou com escape imunológico. Para analisar as consequências  é necessário monitorar”. 

Casos identificados em Aparecida

Sobre os dois registros da BA.4 em Aparecida, a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, informa que trata-se de um casal em isolamento domiciliar. A mulher, de 38 anos, testou positivo para a covid-19 em 16 de maio, depois de apresentar tosse seca, dor de cabeça e mialgia. Já o homem, de 39 anos, foi diagnosticado no dia 17 de maio, após sentir os mesmos sintomas que a esposa. Ambos foram vacinados com três doses e não precisaram de internação. Até o momento, não houve transmissão intradomiciliar para nenhuma outra pessoa que reside na casa.

Sobre o caso da BA.5, a superintendente explica que trata-se de um homem, de 20 anos, que também está em isolamento domiciliar: “Ele testou positivo no dia 16 de maio, apresentando sintomas como  dispneia, mialgia, dor de garganta e sintomas gripais. Segue estável, sem queixas”. Segundo a gestora, ele está vacinado com duas doses. 

Daniela Ribeiro avalia ainda que como não foi possível identificar a origem da contaminação nesses três casos, pode-se afirmar que já existe transmissão comunitária dessas sub-linhagens em Aparecida.

Programa de Vigilância Genômica

O Programa Municipal de Sequenciamento analisa amostras colhidas durante a realização do RT-PCR que tenham uma carga viral mínima e com os seguintes critérios: pacientes com suspeita de reinfecção, pacientes de baixo risco que precisaram de internação e pacientes aleatórios agrupados por semana epidemiológica. Até o momento, o município já realizou 500.369 testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19 e já sequenciou 2.637 amostras.

........................

JORNAL OPÇÃO

HGG realiza uma cirurgia de redesignação sexual a cada quinze dias

Por Italo Wolff

Para participar do programa, basta que pacientes procurem a rede básica de saúde e peçam encaminhamento para o projeto de transexualidade do HGG

Em Goiás, pacientes que buscam o processo de transição de gênero e pacientes com desvios de diferenciação sexual já são atendidas no Hospital Alberto Rassi (HGG) via Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017. O hospital, com uma equipe multidisciplinar especializada, é o único do estado a realizar todo o tratamento – ambulatorial, psicológico e cirúrgico – e vem recebendo pacientes de outras unidades da federação que precisam do serviço. 

A ginecologista Margareth Giglio, que coordena o Serviço de Identidade de Gênero, Transexualidade e Intersexualidade (Ambulatório TX) do HGG, já realizou mais de 5,7 mil consultas. Atualmente, 350 pacientes frequentam o Ambulatório TX ativamente. A médica explica que há uma grande demanda pelo tratamento no Brasil, e que em um dos centros de referência, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, mais de cem pacientes aguardam na fila. Em Goiás, uma cirurgia de redesignação sexual é feita a cada quinze dias, e o HGG tem potencial para realizar um procedimento por semana. 

Distúrbio de diferenciação sexual: o termo intersexual está sendo substituído por disturbios de diferenciação sexual. A condição não é rara, acometendo até 1,7% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem diversas causas possíveis. Se caracteriza pela genitália indefinida ou mal formada. São crianças que não necessariamente se sentem diferentes do seu fenótipo, mas que precisam de tratamento precoce para evitar o mal desenvolvimento de características sexuais e a exclusão social.

Transexuais: São pessoas com disforia sexual, que experimentam algum grau de incongruência entre seu sexo biológico e sua identidade de gênero. Há o sentimento de pertencer a um gênero diferente de seu sexo biológico. O tratamento pode ser iniciado a partir dos 18 anos de idade, com atendimento psiquiátrico, psicológico e hormonal. Após dois anos de participação no programa do HGG, tendo o paciente pelo menos 21 anos de idade, o tratamento pode levar à cirurgia de redesignação sexual. 

Em comum, os tratamentos para as duas condições podem envolver as cirurgias de readequação genital, mas Margareth Giglio explica que estas não são o fim do tratamento. “Temos várias formas de cuidar. A cirurgia não é o final do processo, já que esses pacientes continuam dependendo de hormônios, medicamentos e acompanhamento psicológico. Nossa equipe multidisciplinar aborda todos os aspectos com médicos ginecologistas e urologistas, cirurgiões plásticos, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos.”

O processo não é trivial, diz Margareth Giglio: “Antes da cirurgia, os pacientes têm de cumprir 2 anos com 24 sessões de atendimento psicológico. Algumas doenças mentais podem contraindicar a redesignação para certos pacientes. Há mulheres trans que desejam próteses mamárias, mas não a cirurgia genital; e há homens que optam apenas pela hormonioterapia para se masculinizar com testosterona. Como cada caso é um caso, nossa equipe tem de trabalhar muito unida.”

A complexidade do processo exige cuidado, explica a médica. “Dentro das readequações, a cirurgia mais especializada é a de se fazer uma vulva ou vagina a partir da genitália masculina. São necessários três profissionais médicos no processo, e no HGG já contamos 12 mulheres redesignadas desta forma. No Brasil, não há uma unidade formadora desses profissionais. Portanto, lutamos para manter a demanda baixa.”

Entrevista com uma mulher trans

Lenna Campos é redatora, mestre em teoria e estudos literários, e concluiu sua transição com 23 anos de idade. Nascida e criada no Rio de Janeiro, vive em Goiânia com a família desde 2019.

Como foi o início do seu processo de transição?

Na prática, eu sempre me senti diferente, não pertencente ao meu sexo biológico. Comecei a me identificar formalmente como mulher aos 18 anos de idade, mas isso não foi surpreendente para as pessoas próximas de mim, pois sempre fui muito ligada ao universo feminino, desde que consigo me lembrar. Meus pais relatam que eu manifestava aversão às coisas de menino desde a infância, mas sinceramente não me lembro muito dessa fase de minha vida, que foi quando mais sofri segregação na escola, por parte de colegas e professores. Acho que bloqueei muitas dessas memórias. 

Houve conflitos no procedimento formal para registro do seu gênero e atendimento médico?

Não, foi relativamente tranquilo. Eu comecei a transição quando já tinha apoio de minha família e amigos. Sei que esses são os pontos em que minhas colegas enfrentam boa parte dos conflitos, portanto ter apoio das pessoas que me amam foi realmente fundamental para encarar todo o procedimento. Me sinto imensamente triste por saber que essa não é a realidade da maioria das pessoas trans.

Fiz o caminho convencional. Das unidades básicas de saúde, fui referenciada a um Ambulatório de Transexualidade especializado na cidade do Rio de Janeiro, onde eu vivia na época. Após anos de hormonioterapia, terapia cognitiva e comportamental, visitas regulares a todos os atendimentos médicos necessários, fiz a cirurgia de redesignação pela rede pública de saúde. 

Foi necessária alguma espécie de adaptação ou sua rotina continuou como antes?

Como foi tudo muito gradual, apenas as pessoas mais próximas acompanharam todo o processo. Quando concluí a transição (não conclui de fato, pois ainda sou acompanhada por profissionais), eu já estava trabalhando em um escritório convencional, onde conto com o respeito dos meus colegas. Sei também que essa não é a regra para todas as pessoas, mas acredito que tive relativa sorte, pois minha adaptação foi tranquila.

Acredito que a maior parte dos obstáculos esteja na entrada no mercado de trabalho: devido ao preconceito, muitas pessoas acreditam que contratar uma mulher trans trará problemas ao ambiente de trabalho. Empregadores acham que precisarão mudar todas as regras no escritório – do banheiro ao uso da linguagem. Mas a verdade é que as pessoas trans querem pertencer, funcionar bem em sociedade, progredir com toda a coletividade. No final das contas, o ambiente se beneficia de diversidade; a diversidade não é um problema para o funcionamento “normal” das coisas.

A minha relativa sorte não significa que o preconceito não exista, é claro. Eu particularmente não preciso me expor ao público e não falo sobre transexualidade o tempo todo porque sou muito tímida. Mas talvez o estranhamento e a aversão das pessoas explique parte dessa timidez. O Brasil ainda é o país que mais mata transexuais e travestis (foram 140 assassinatos a pessoas trans em 2021, segundo Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais). Por tudo isso, apesar de me sentir acolhida, há o constante medo da ignorância alheia quando preciso sair do meu círculo de pessoas mais próximas.

.........................

Estratégia de descentralização da saúde em Goiás passa pela implantação das policlínicas

Por Marcos Aurélio Silva

Unidades instaladas em regiões diferentes do Estado conseguem ofertar atendimento para 191 municípios

O projeto de descentralização e regionalização da assistência à saúde em Goiás tem se dado, principalmente, no modelo estratégico das policlínicas. Essas unidades que prestam atendimento de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial às especialidades médicas e exames.  Ao todo são seis policlínicas em diferentes regiões do Estado, prestando atendimento a pacientes que antes precisavam se deslocar até a capital.

As seis Policlínicas estão em funcionamento, com atendimentos de consultas, exames e procedimentos médicos em praticamente todas as áreas. Instaladas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Formosa e Goiás, ao custo de R$ 67 milhões do Governo de Goiás, as unidades se tornaram referência para a Região de Saúde em que estão localizadas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda foram investidos R$45,9 milhões em equipamentos para às seis unidades. Falando em resultado para população, a pasta aponta que mais de 210 mil consultas atendimentos já foram realizados nas unidades, que também já executaram 224 mil exames de imagens e laboratoriais.

As policlínicas, estão basicamente estruturadas com consultórios, salas para exames, posto de coleta do laboratório, farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização de material e salas destinadas à administração. “Tomamos a decisão de regionalizar a saúde pública porque levar o serviço para perto do cidadão humaniza o atendimento e mostra respeito às pessoas. Um serviço de saúde mais próximo de casa dá dignidade e melhora o bem-estar de todos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB) na inauguração da policlínica da Região Rio Vermelho, entregue a cerca de 10 dias.

No total foram investidos R$ 66,8 milhões somente na construção das seis unidades, em mais de 23 mil metros quadrados de área construída. Desse total, apenas para a Policlínica da cidade de Goiás foram destinados R$ 20,6 milhões – R$ 10,1 milhões na construção e R$ 10,5 milhões na aquisição de equipamentos.

A estrutura oferece 20 especialidades médicas, como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, ortopedia, ginecologia, mastologia, pediatria. Além disso, conta com equipe multiprofissional composta por assistente social, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Na policlínica, a população ainda pode realizar 23 tipos de exames, entre ergométricos, de imagens (mamografia, colonoscopia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, raio-X) e laboratoriais.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, reconhece  destacou a parceria estabelecida com o Governo de Goiás: “Saúde não pode ser mendigada, tem que ser colocada à disposição de todo homem e mulher que contribui para fazer um município, um estado e um Brasil melhor”, finalizou.

Ampliação dos atendimentos

O governador deu o tom de que as policlínicas são elementos estratégicos dentro da proposta de descentralização da saúde, algo que segundo Ronaldo Caiado é esperado há anos pela população. “Estão se tornando uma referência para a população do interior. Elas têm uma importância ímpar, porque os doentes crônicos, por exemplo, que precisam de tratamento continuado, vão ter todos os serviços atendidos nestas unidades, como exames, fisioterapia, orientação nutricional e de enfermagem. Isso é respeito às pessoas”, explicou o governador.

O que é a policlinica? A Policlínica é a unidade de saúde de nível intermediário no SUS,
entre a atenção básica e a atenção hospitalar, destinada a desenvolver o
atendimento especializado ao cidadão, na promoção e recuperação
da saúde, desenvolvendo o diagnóstico e o tratamento
de patologias que exigem a atenção especializada.

A frente da Secretária Estadual de Saúde há cerca de um mês, Sandro Rodrigues já atuava na pasta como Superintendência de Atenção Integral à Saúde de Goiás. Ele é um entusiasta do projeto de descentralização da saúde que vem sendo aplicado no Estado. Logo que assumiu a gestão da pasta ele já declarou a intensão de seguir com a integração. “Nos hospitais e nas policlínicas, já foi pautada essa necessidade de integração com a atenção primária. Já é obrigatório, por exemplo, que as policlínicas tenham médico de família, justamente para fazer essa coordenação de cuidado e de transição para a atenção ambulatorial especializada.”

Com as Policlínicas, o número de unidades de saúde nas cinco macrorregiões goianas saltou para 29. “Levamos saúde de qualidade aos goianos de diversas regiões, que não precisam mais se deslocar até Goiânia, em viagens longas e cansativas para um atendimento, um exame ou até uma cirurgia ambulatorial”, Sandro Rodrigues, secretário de Estado da Saúde.

O gestor também frisa que a policlínica leva desenvolvimento econômico e social para a região. ““Temos municípios que zeraram filas de especialidade. Isso é o sentido de uma Policlínica. A gente levar saúde, chegar ao município, ser percebido pela  população e ter os problemas resolvidos”, destaca. 

Cidade de Goiás

A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, na cidade de Goiás, foi a sexta unidade inaugurada na atual gestão, o que ampliou os atendimentos hospitalares e ainda facilitou o acesso aos serviços do SUS. Todas as unidades foram planejadas para cobrir vazios assistenciais em saúde que sempre existiram em Goiás e prejudicavam mais a população que vive distante das maiores cidades.

Em Posse, primeira Policlínica inaugurada pelo Estado, em 2020, a população da região norte e nordeste do Estado tem se beneficiado de uma gama de especialidades médicas, sem precisar se deslocar grandes distâncias, como ocorria anteriormente. 

Camila Timo Oliveira Mesquita, coordenadora da unidade, também relata os benefícios. “Melhorou muito a qualidade de vida das pessoas, que não precisam mais viajar cerca de 5 horas para buscar atendimento médico. Não só para os pacientes quanto para os profissionais, pois até a mão de obra, em grande parte, foi absorvida pelo município.

Inaugurada em Junho de 2021, a Policlínica de Quirinópolis beneficia diretamente moradores de 28 municípios próximos e tem capacidade para 7,7 mil consultas ao mês. Heleno Vitor Gomes Martins, diretor da unidade, conta que a Policlínica tem sido reconhecida pelos moradores. “As pessoas estão buscando os serviços e muitas tem falado da qualidade do atendimento, da estrutura ampla, da oferta de especialidades, principalmente cardiologia, oftalmologia e endocrinologia.”

Descentralização segue objetivos da OMS

De acordo com uma publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo dessa abordagem é aumentar a autoridade local e reforçar o processo de prestação de contas para obter melhor qualidade dos serviços.

Neste sentido, a autonomia local não é o objetivo final da descentralização, mas o meio para alcançar uma gestão baseada em resultados e com uma maior responsividade.

Como resultado, esperam-se as seguintes métricas das políticas de descentralização:

Garantir a equidade em relação aos cuidados de saúde;

Melhorar os desfechos clínicos;

Aumentar a eficiência na alocação de recursos;

Melhorar a relação custo benefício devido ao entendimento das necessidades locais.

Assim, a OMS destaca três formas chave de descentralização:

Devolução: onde algumas das funções de planejamento e financiamento são transferidas para níveis mais baixos do sistema;

Desconcentração: em que a autoridade e a responsabilidade são transferidas do Ministério da Saúde para as Secretarias regionais;

Delegação: em que autoridade e responsabilidade são transferidas para organizações não controladas diretamente pelo Ministério da Saúde (como as ONGs, por exemplo).

A partir dessa estrutura, a descentralização se torna uma forma efetiva de administrar a entrega dos serviços que são heterogêneos por natureza. Isso porque, os núcleos de gestão estão mais proximamente ligados às características demográficas e sociais das comunidades em que estão inseridas.

...........................

PORTAL TERRA

Nova caderneta de gestante do SUS é considerada um retrocesso

Após o lançamento da nova caderneta de gestante feita pelo Ministério da Saúde no início de maio, a Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade emitiu uma nota de repúdio sobre o conteúdo do material, que naturaliza procedimentos já reconhecidos como violência obstétrica. O evento de apresentação da nova caderneta e as falas do secretário da atenção primária do governo federal, Raphael Câmara Medeiros Parente, provocou uma onda de reações nas redes sociais, com especialistas fazendo postagens e lives para esclarecer informações sobre gestação e parto.

O novo documento orienta as gestantes de que episiotomias (corte feito no perineo da mulher durante o trabalho de parto) podem ser realizadas, mesmo sendo uma prática já descartada por ser considerada violenta e sem qualquer comprovação científica de sua eficácia. A nova caderneta também garante cesáreas eletivas pelo SUS, não menciona o trabalho das doulas que colaboram como apoio emocional e assitencial antes, durante e depois do parto, e também deixa de mencionar o plano de parto. "A OMS, já em 1996, classificava a episiotomia como uma prática prejudicial e desnecessária que deveria ser extinta. Como agravante, esse é um procedimento muitas vezes realizado sem o consentimento ou explicação prévia à mulher, outros tantos sem nem mesmo realizar anestesia prévia ao corte. Trata-se de uma mutilação genital que agride a integridade e autonomia da mulher e que não encontra respaldo de benefício na medicina baseada em evidências.", rebate a nota.

Além das instruções descritas na caderneta, a nota também repudiou a fala do secretário da atenção primária do governo federal, que defendeu a manubra de Kristeller e desautorizou o auxílio prestado pelas casas de parto. "Nós, médicos e médicas de família e comunidade, assim como obstetras e ginecologistas, que executam diariamente o acompanhamento pré-natal e assistência ao parto de pessoas gestantes e puérperas em serviços públicos de saúde; entendendo nosso papel técnico e político; não poderíamos nos omitir às falas do atual secretário da atenção básica do governo federal. Achamos pertinente elucidar alguns temas apontados pelo secretário, à luz das evidências científicas e princípios éticos da prática médica", diz um trecho da nota.

Reações

A publicação da nova caderneta e a postura do secretário durante o evento provocou uma onda de reações de ginecologistas, obstetrizes, pediatras, doulas e educadoras perinatal nas redes sociais.

"Quando o Ministério da Saúde coloca informações equivocadas e comprovadamente ultrapassadas num documento oficial que vai ser distribuído nas UBSs de todo País, está relativizando tudo o que ensinamos as mulheres sobre o que pode ser uma violência obstétrica. Aquela mulher vai ler a informação errada num documento oficial e vai acreditar, e isso é muito grave˜, considerou a doula Jaquelini Calandrino.

Além de ser mãe de duas crianças e educadora perinatal, ela sofreu violência obstétrica durante o parto de seu segundo filho. "Eu estava na fase expulsiva do parto, não deu tempo de chegar ao hospital. a equipe médicame atendeu dentro do carro. Tentaram fazer manobra de Kristeller, ficaram o tempo todo tentando retirar o bebê com as mãos. Até hoje não consegui superar esse trauma, então decidi estudar, me profissionalizar e criar conteúdo para que outras mulheres não passem pela mesma coisa".

A médica obstetriz Ana Bárbara Januzz usou suas redes sociais para rebater e esclarecer informações contidas na caderneta, durante uma live no Instagram. "Não há qualquer evidência científica que comprove que a episiotomia é eficaz em qualquer cenário durante um parto.

A educadora perinatal Brena Limonel, do perfil Bora Parir, também fez uma live com a advogada especialista em violência obstétrica e presidente do Nascer Direito coletivo nacional de combate à violência obstétrica, Ruth Rodrigues para desmentir as informações contidas na caderneta. "Estamos trabalhando para levar uma denúncia ao MP, porque essa caderneta é uma violação aos direitos da mulher. A caderneta é um instrumento de atenção primária, é o que chega na mulher que está grávida. O impacto é ruim porque ficam menos informadas e acreditando que não tem certos direitos. Juridicamente falando, temos as diretrizes de assistência ao parto normal que não foram revogadas e outras portarias do Ministério da Saúde que corroboram pra essa humanização e não estão na caderneta. Se a mulher não tem informação, ela acha normal passar por certas violências", explicou Ruth.

........................

GAZETA WEB

Ministério da Saúde institui Sala de Situação para monitorar casos a varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde estabeleceu, nesta segunda-feira (23), uma Sala de Situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. A medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no País. A pasta encaminhou aos estados o Comunicado de Risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença.

A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.

....................

COFEN

Cofen - Conselho Federal de Enfermagem » Presidente do Senado garante que votará PEC 11

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), garantiu, nessa terça-feira (24/5), no plenário da Casa, que irá colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2022, a qual prevê maior garantia jurídica ao piso salarial da Enfermagem (PL 2564/2020 [1]) na próxima semana. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

"Conseguimos hoje a concordância do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Davi Alcolumbre, para que venha direto ao plenário do Senado. Então, na próxima semana, desejamos pautar e apreciar essa proposta de emenda à Constituição. Portanto, estamos esperançosos por boas notícias", afirmou Pacheco.

A proposta, de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), evita que tribunais de Justiça apontem vício de iniciativa no projeto de lei do piso. A irregularidade acontece quando uma proposta é apresentada por um poder que não tem competência para tratar sobre determinado assunto. A proposta traz mais robustez jurídica e evita que ocorra possíveis judicializações, questionando a constitucionalidade do projeto.

A PEC aguardava a avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Agora vai para o plenário. Se aprovada, segue para avaliação da Câmara dos Deputados. O grupo de Fórum Nacional da Enfermagem esteve no Senado nesta terça e afirmou o clima propício para inserção na pauta do Senado e aprovação.

Para Eliziane Gama, a aprovação da proposta é fundamental para outra pendência em relação ao piso da Enfermagem: a origem da fonte de custeio. "Aliás, uma PEC que desdobrará o PLP (Projeto de Lei Complementar) de onde será apresentada a fonte de recurso para o financiamento desse piso", afirma.

Sobre o Piso - O PL 2564/2020 foi proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e aprovado nos termos da emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), fixando em R$ 4.750 o valor para enfermeiros e pisos proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor). O PL conseguiu aprovação na Câmara dos Deputados por 449 votos a 12 no dia 4 de maio.

........................

PORTAL G1

Mãe luta há 2 anos na rede pública para conseguir cirurgia para filho com caroço no pescoço, em Goiânia

Maria Aparecida conta que no início os médicos trataram como uma íngua, mas o caroço já tem 16 cm. Hospital informou que vaga deve ser liberada em breve.

A Maria Aparecida, mãe do pequeno João Miguel, de três anos, denuncia que espera há dois anos por uma cirurgia para o menino em Goiânia. Segundo a mulher, o menino precisa retirar um caroço no pescoço.

“Ele reclama que está doendo a cabeça, reclama das costas porque ele deita todo virado. Ele baba muito e uma fonoaudióloga até já confirmou que ele está babando demais. Ele reclama de dor no peito e precisei até levar na UPA”, contou Maria.

Maria contou que o caroço surgiu como um inchaço, quando João Miguel tinha seis meses, e foi tratado como uma íngua. No entanto, com um ano o que era para ser uma íngua, cresceu para um caroço de dois centímetros.

Segundo a mãe, os médicos acreditaram que o caroço poderia ser um câncer, mas com a evolução do inchaço, que agora tem 16 cm, eles diagnosticaram que pode não ser grave.

“A gente vai ao hospital o médico joga para um lado, joga para o outro e fica esse descaso total. Para mim, os médicos chegam lá, olham para a criança e dizem ‘não é comigo’. Então é com quem?”, desabafou o pai João Pedro.

Em nota, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informou que, João Miguel Alves Viana passou por consulta médica no dia 18 de maio com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil e que sua cirurgia está autorizada e deve ser realizada em breve na unidade de saúde.

O Hecad anunciou que a cirurgia ainda não foi feita porque João Miguel está realizando todos os exames necessários para ser submetido com segurança ao procedimento.

Espera angustiante

O sofrimento de Maria aumenta ao contar sobre outra cirurgia que João Miguel aguarda. Aos quatro meses de idade, os médicos constataram que a “moleira” do bebê havia fechado antes da hora e, por isso, o cérebro não tinha espaço para crescer.

O irmão gêmeo de João realizou a cirurgia em novembro do ano passado, o menino chegou a ser internado, mas não fez o procedimento por causa de um aparelho quebrado. A mãe contou à TV Anhanguera que o filho precisa fazer a cirurgia antes de completar quatro anos de idade.

Preocupada, a família falou que recorreu ao Ministério Público para que o procedimento fosse liberado, mas até o momento não conseguiu a vaga.

“Todo dia a gente pede a Deus que dê certo, porque é difícil para uma mãe ver o filho reclamando de dor e você não pode fazer nada”, desabafou.

Em uma corrida contra o tempo, a família está preocupada porque o menino completa quatro anos em julho.

“Se passar da idade, a cirurgia não é feita mais e eu vou ter que entrar com recurso. A criança pode ter alguma coisa na cabeça, pode não aprender, pode ter problema na fala”, lamentou o pai.

..........................

Viúva pede justiça por morte de marido que recebeu tratamento alternativo para Covid de casal indiciado por curandeirismo

Dupla assinou acordo com Ministério Público e não deve ser denunciada, se cumprir exigências do órgão. Homem disse não ser curandeiro e que não foi responsável por morte do paciente.

Após pouco menos de um ano esperando uma denúncia contra o casal, que foi indiciado por curandeirismo e exercício ilegal da medicina, Elizabeth disse que ficou frustrada ao saber que Marcelo Miguel da Silva e Joilma Abadia Avelar aceitaram um acordo do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para cumprir exigências do órgão e não serem denunciados.

O homem afirmou ainda que não é curandeiro, que é terapeuta holístico e não foi obrigado a parar com a prática, "e sim incluir o tratamento médico junto ao tratamento alternativo". No entanto, contou que não atua mais na área por opção prórpia.

g1 não conseguiu descobrir o contato do advogado que representa o casal para pedir uma posição sobre o caso.

Segundo o MP-GO, o acordo foi oferecido porque o casal foi indiciado por crimes que não envolvem "violência ou grave ameaça" e nenhum deles tem antecedentes criminais.

Durante audiência com o promotor responsável pelo caso, Marcelo e Joilma confessaram que diagnosticaram e trataram Homero contra Covid-19 com uso de imãs. Além disso, eles confirmaram que não tinham registro ou autorização para oferecer esse serviço.

A Justiça homologou o acordo para o casal pagar, no total, R$ 5 mil, divididos em dez vezes, a uma instituição que ajuda crianças e adolescentes de Nerópolis, e não ser processado pelos crimes de exercício ilegal da medicina e curandeirismo.

Os comprovantes dos acordos foram acrescidos ao processo na Justiça de Goiás na segunda-feira (23).

Indignação

Elizabeth contou que o marido descobriu que estava com Covid-19 no início de junho de 2021. "Ele disse que já tinha ido no 'doutor Marcelo' e que ele disse que era assim mesmo. Para mim, ele estava tendo atendimento médico", lembrou-se.

No entanto, no dia 16 daquele mês, Homero bateu a caminhonete que dirigia em um poste e foi quando Elizabeth descobriu que, na verdade, ele estava fazendo um tratamento alternativo de biomagnetismo e não havia se consultado com um profissional habilitado em medicina.

"Trataram ele do primeiro ao décimo dia de Covid. Homero envolveu tanto com esse pessoal que estava tratando a vista e há mais de ano fazendo tratamento renal com eles. Eu nem sabia que ele tinha problema renal", contou, desolada.

Elizabeth disse que descobriu ainda que, horas antes do acidente, o marido tinha passado mal e ido ao hospital com Joilma, mas que não aceitou fazer novo exame de Covid e que nenhum dos dois contou aos médicos que ele estava com a doença.

"O que mais me chateou nisso tudo foi eles tentarem se livrar. Se admitissem que ele estava com Covid no hospital, ele não teria quase morrido sufocado", completou.

Ainda segundo a confeiteira, após o acidente, ela levou o marido a uma unidade de saúde, depois de volta para casa. "No outro dia, ele já estava segurando o peito para conseguir falar, com os dentes cerrados, disse que não ia para hospital nenhum, que estava tratando com 'doutro Marcelo', que era assim mesmo", contou.

De toda forma, a confeiteira conseguiu levar o marido ao Hospital de Campanha (HCamp), mas ele ficou dois dias internado e morreu em seguida.

Setindo que não conseguiu a justiça que queria para Homero, Elizabeth disse que está consultando com advogados para avaliar entrar com um processo cível contra o casal.

.........................

Assessoria de Comunicação