Postado em: 11/04/2022

Presidente da Ahpaceg fala sobre a falta de medicamentos

SINDHOESG ROL ANS 09 12 20

O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, observa que são muitos os motivos para a falta de medicamentos enfrentada atualmente e com poucas perspectivas de solução imediata. Dentre os motivos, ele destaca falhas no fornecimento de insumos primários pela China – o principal fornecedor mundial - e o aumento dos custos de produção nem sempre acompanhado do reajuste do preço de venda, o que desestimula a indústria a produzir.

Ele ressaltou que a Ahpaceg conta com uma central de compras conjunta, que adquie medicamentos para os associados diretamente da indústria, com estoque para um ano. Isso garante ao grupo uma proteção para o que está escasso no mercado. Já no caso de produtos que deixam de ser produzidos, como pode vir a ser o caso da dipirona, não há o que fazer.

“A escassez, o aumento significativo do custo ou a falta de medicamentos traz um trabalho imenso para médicos e farmacêuticos que precisam adequar a prescrição para que os pacientes não sofram as consequências da falta de medicamentos”. afirma.

Segundo o presidente, a dipirona, já em falta, chama mais atenção, mas o problema atinge outros itens, como antibióticos, relaxantes musculares, analgésicos e anestésicos, por exemplo. “Às vezes, não conseguimos identificar o que é uma falta temporária e o que é mais grave, mas já percebemos o problema e não sabemos quanto tempo irá durar”, diz.

AHPACEG ALERTA SOBRE FALTA DE MEDICAMENTOS NO MERCADO

AHPACEG NA MÍDIA - APÓS AUMENTO, MEDICAMENTOS SOMEM DAS FARMÁCIAS E DOS HOSPITAIS

PRESIDENTE HAIKAL HELOU FALA À RÁDIO CBN GOIÂNIA SOBRE A FALTA DE MEDICAMENTOS NO MERCADO

AHPACEG NA MÍDIA - HOSPITAIS RELATAM DIFICULDADE EM ACHAR MEDICAMENTOS BÁSICOS PARA ATENDIMENTO