Postado em: 04/01/2022

Anvisa divulga novas Notas Técnicas sobre diagnóstico e notificação de IRAS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) e da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), elaborou a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA número 7/2021, que traz os critérios diagnósticos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) de notificação nacional obrigatória em 2022.

De acordo com a nota, a definição dos critérios diagnósticos de infecção para a vigilância epidemiológica das IRAS em serviços de saúde permite a harmonização necessária para identificar o caso, coletar e interpretar as informações de modo sistematizado pelos profissionais e gestores do sistema de saúde.

Com o objetivo de padronizar em nível nacional os critérios epidemiológicos das IRAS, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde da Anvisa (GVIMS/GGTES/Anvisa) publicou, em 2010, o Manual: Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Para a elaboração desse manual, foram formados grupos técnicos (GT) com especialistas de todo o país. Os GT também foram responsáveis pelas revisões do referido manual em 2016, 2019 e 2021.

Para a elaboração dos critérios diagnósticos epidemiológicos nacionais das IRAS foram utilizados como base critérios internacionais adaptados para a realidade do Brasil, considerando critérios clínicos e laboratoriais.

NOTIFICAÇÃO

Já a Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa Nº 08/2021 apresenta as alterações feitas e traz orientações gerais para o preenchimento dos formulários de Notificação dos Indicadores Nacionais das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana (RM) em 2022.

Com a desativação dos formulários FormSUS/DataSUS/MS no ano de 2021, os dados nacionais de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e de resistência microbiana (RM) passaram a ser notificados à Anvisa por meio dos formulários eletrônicos Limesurvey, com exceção dos estados de São Paulo, Paraná e Amazonas, que possuem sistemas próprios para coleta de dados.

Os formulários de notificação de indicadores nacionais destinam-se à notificação mensal de dados de IRAS e RM que ocorrem nas unidades de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, nos centro-cirúrgicos/centro-obstétricos, assim como nos serviços de diálise do país.

Para elaboração dos formulários de 2022 foram consideradas as sugestões recebidas pela GVIMS/GGTES/Anvisa no decorrer de 2021, encaminhadas pelas Coordenações Estaduais e Distrital de Controle de IRAS (CECIH) e Coordenações Municipais de Controle de IRAS (CMCIH). Essas sugestões foram analisadas e foram realizadas pequenas alterações nos formulários em vigor em 2022.