Postado em: 09/09/2021

CARTA ABERTA AOS USUÁRIOS DO IPASGO - CORTE DE 50% DAS COTAS DOS ATENDIMENTOS ELETIVOS

CARTA IPASGO 2

CARTA ABERTA AOS USUÁRIOS DO IPASGO

CORTE DE 50% DAS COTAS DOS ATENDIMENTOS ELETIVOS

No dia 6 de setembro, segunda-feira, hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue e demais prestadores de serviços de saúde privados do Estado de Goiás, credenciados pelo Ipasgo, foram surpreendidos com a notícia de corte de 50% nos atendimentos eletivos.

A medida, que atinge os mais de 600 mil usuários do Instituto, foi comunicada por mensagem de aplicativo na qual o Ipasgo alegou ter atingido o teto orçamentário de 2021, previsto por decreto estadual, e, por essa razão, todas as cotas de atendimentos eletivos foram reduzidas pela metade.

A decisão não levou em conta os tratamentos que ficaram represados durante a pandemia, suspensos pelo próprio instituto. Na prática, isso significa que a assistência aos usuários será severamente comprometida, já que, em razão da demanda represada e da redução de cotas, a rede assistencial não terá condições de realizar exames, procedimentos médicos e cirurgias não emergenciais, mas de intervenção imprescindível.

As entidades representativas dos prestadores de saúde questionam a redução e esperam que a questão seja sanada o mais rápido possível, pois a medida ameaça a assistência, a qualidade de vida e a saúde dos pacientes, principalmente daqueles que necessitam de tratamentos oncológicos, cardíacos, neurológicos, obstétricos, entre outros.

As entidades reiteram o permanente compromisso com a saúde da população goiana.

Goiânia, 9 de setembro de 2021

Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg)

Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg)

Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás (Sindimagem)