Postado em: 02/06/2021

Ahpaceg alerta sobre aumentos de casos de Covid-19 e clama por isolamento social e vacinação

JANEIRO SINDIMAGEM AJUDA

 

Nos últimos dias, os hospitais associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) têm registrado um aumento no atendimento de casos de Covid-19 tanto nos prontos-socorros quanto nas internações e na busca por exames. Apenas nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), esse aumento chegou a 15% nos últimos dez dias.

No momento, os hospitais estão cheios, mas não lotados, porém, há uma preocupação com o aumento de casos que pode indicar um repique da segunda onda ou o surgimento de uma terceira onda da pandemia.

Os hospitais seguem monitorando suas taxas de ocupação. Se necessário, como foi feito em outros momentos da pandemia, a quantidade de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 poderá ser ampliada, mas dentro do limite da capacidade instalada de cada hospital, pois não é possível criar novos leitos e, sim, adequar os existentes.

Contudo, a Ahpaceg ressalta que essa adaptação de leitos para atendimentos de Covid-19 implicará a redução, mesmo que temporariamente, da oferta de leitos para internações em outras áreas, como cardiologia, ortopedia, oncologia e neurologia, podendo comprometer a assistência a outros pacientes.

A melhor solução, portanto, é prevenir novos casos de Covid-19 por meio do isolamento social e da vacinação da população, medidas que exigem uma atuação efetiva dos gestores públicos e de toda a sociedade.