Postado em: 24/02/2021

AHPACEG NA MIDIA - Goiás enfrenta as taxas mais altas de lotação de UTIs desde o início da pandemia

AHPACEG NA MIDIA

JORNAL NACIONAL

Goiás enfrenta as taxas mais altas de lotação de UTIs desde o início da pandemia

As cem vagas de UTI Covid no maior hospital de Goiás estavam ocupadas nesta segunda (22). Prefeituras de Goiás decretaram mais restrições para tentar conter o avanço da doença.

Goiás enfrenta as taxas mais altas de lotação das UTIs. As 100 vagas de UTI Covid no maior hospital de Goiás estavam ocupadas nesta segunda (22).

“Não tem vaga. Se você adoecer hoje e quiser uma vaga, a gente não tem. Leitos de UTI estão lotados. Se houver um óbito, aquele leito surge”, disse Christiane Kobal, presidente da Sociedade Goiana de Infectologia.

Nos últimos 28 dias, o governo estadual abriu mais 127 novos leitos de UTI. Quando o narrador esportivo Cleiber Júnior, de 42 anos, conseguiu uma vaga, era tarde demais.

“Ele chegou no estado muito grave aqui. Ele já deu entrada muito ruim e o desfecho foi o que a gente está vendo agora”, contou a médica Luciana dos Anjos, prima de Cleiber.

"O que a gente tem percebido nos dez últimos dias é que a gente abre dez leitos e, em poucas horas, esses leitos são preenchidos. Mas o nível de disseminação está muito alto, sobretudo no interior", alertou o secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Algumas prefeituras de Goiás, que estão numa situação muito crítica, têm apertado o cerco diminuindo o horário de funcionamento do comércio e aumentando os valores das multas para quem não usa máscara e para quem faz aglomerações e festas clandestinas.

Em Jaraguá, a 120 quilômetros de Goiânia, a prefeitura lançou um apelo nas redes sociais e usou imagens da abertura de covas no cemitério da cidade.

“Nossa rede de saúde está sufocando e precisa da sua conscientização”, diz o vídeo.

“O vídeo vem a dizer que: ‘Olha, se você não fizer sua parte, a prefeitura está fazendo a dela, que é abrir a cova’. Essa outra parte de responsabilidade é sua, de querer estar aqui ou não”, disse o prefeito de Jaraguá, Paulo Avelar (DEM).

“As pessoas precisam se precaver, as pessoas precisam se cuidar e este momento não é hora de botar máscara e ir para a balada”, disse Haikl Helou, presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade.

globoplay.globo.com/v/9291815/