Postado em: 16/11/2020

Cuidando de quem cuida: Ahpaceg é parceira do projeto Anjo da Guarda – Compliance em Saúde Mental no Trabalho

 

Na sexta-feira, 13 de novembro, o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, e a diretora da Qualidade da Associação e CEO do associado Hospital do Coração de Goiás, Jacqueline Rodovalho, participaram da solenidade de lançamento do Projeto Anjo da Guarda – Compliance em Saúde Mental no Trabalho. Tendo como tema “Cuidar de quem cuida”, o projeto é focado no cuidado e promoção da saúde mental e física e na segurança dos trabalhadores da área da saúde em tempos de pandemia e pós-pandemia.

Idealizado pela auditora fiscal do Trabalho, Jacqueline Carrijo, o projeto começou a ser desenhado em julho deste ano com o apoio da Ahpaceg, da Comissão de Saúde Mental no Trabalho do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO) e da Procuradoria do Trabalho do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO).

 

“O que torna um hospital bom são as pessoas que estão lá dentro e essas pessoas adoeceram na pandemia devido a fatores, como sobrecarga de trabalho, medo de adoecer, dor por perder amigos. Neste momento, mais do que nunca, percebemos a necessidade de cuidar de nossos colaboradores”, disse o presidente da Ahpaceg, ressaltando que a entidade, desde o início da pandemia, reforçou as medidas de proteção dos trabalhadores e com esse projeto vai também ampliar os cuidados com a saúde mental da equipe.

Segundo Haikal Helou, a aproximação entre o poder público e a iniciativa privada possibilitou a construção de pontes que vão beneficiar os trabalhadores e refletir na assistência aos pacientes. “É um privilégio e honra participar desse projeto, que esperamos que se espalhe”, disse.

A procuradora do MPT/GO, Janilda Guimarães de Lima, observou que a pandemia trouxe desafios que desencadearam momentos de compaixão, nos quais as pessoas viram o quanto uns precisam dos outros. E com o projeto Anjo da Guarda – Compliance em Saúde Mental no Trabalho, as entidades querem mobilizar e capacitar as pessoas para cuidar dos colegas no ambiente de trabalho.

Uma das etapas do projeto, que será desenvolvido de forma pioneira em três hospitais goianos, prevê o mapeamento da saúde mental dos colaboradores. A partir dessas informações, serão definidas estratégias de apoio. O associado Hospital do Coração de Goiás faz parte do projeto-piloto.

“Desde o início da pandemia, temos enfrentado situações cheias de desafios e incertezas e não podemos parar. Temos que proporcionar assistência a nossos pacientes e apoio a nossos colaboradores, por isso, visualizamos no convite do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência do Trabalho e do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás uma oportunidade de união de forças para fazermos mais e melhor pelos trabalhadores”, declarou a diretora de Qualidade da Ahpaceg.

ANJO DA GUARDA3

O secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, também participou da audiência pública de lançamento do projeto e elogiou a iniciativa. “A pandemia nos trouxe reflexões sobre a saúde mental dos colaboradores e devemos transformá-las em ação, em políticas públicas, para cuidar de quem atua em todos os setores da saúde”, afirmou.

A audiência foi presidida por Carla Maria Santos Carneiro, coordenadora científica, técnica e operacional do projeto, que enfatizou que o Anjo da Guarda - Compliance em Saúde Mental no Trabalho chega para colaborar com a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. O projeto será desenvolvido em duas etapas e não tem qualquer caráter punitivo. Para saber mais, clique aqui.