Postado em: 12/11/2020

Ahpaceg e Nestlé Health Science realizam palestra sobre reabilitação nutricional pós-alta da UTI

 

Médica nutróloga e intensivista mostrou como a má nutrição durante e depois da internação impacta a recuperação do paciente

 

Na noite da quarta-feira, 11 de novembro, a Ahpaceg promoveu, junto com a Nestlé Health Science, uma aula para seus associados sobre a reabilitação nutricional pós-alta da UTI. Para tratar do assunto, foi convidada a médica nutróloga e intensivista, Valéria Abrahão Rosenfeld.

 

Ela apresentou diversos estudos que mostram a disfuncionalidade dos pacientes após a alta e, entre os motivos para isso, está a má nutrição durante a internação. A especialista relatou que isso acontece até mesmo em pacientes que possuíam condições clínicas menos graves. 

 

“Com a Covid-19, essa situação ficou ainda mais clara. Vemos pessoas que em um dia estavam trabalhando e, no outro, já estavam sedados e pronados. Não vemos mais uma série de fatos que leva à piora do quadro clínico. Portanto, também temos que entender que esse paciente voltará para casa e não conseguirá comer como antes. Em algumas vezes, não terá força nem para levantar o garfo”. Ela acrescentou que os hormônios que regulam a fome podem ser afetados por até seis meses após a alta. 

 

Além das dificuldades físicas que costumam persistir, Valéria citou ainda a falta de incentivo para que o paciente mantenha o tratamento nutricional. Em muitos casos, segundo a médica, não há o esclarecimento necessário para mostrar a relevância do uso de suplementos em casa. 

“O paciente e a família devem estar empoderados sobre a importância do tratamento e eles também devem concordar com a prescrição. Então, temos que ter estratégias para fazer com que esses pacientes sigam os tratamentos”, afirmou.