Postado em: 16/10/2020

DIA DO MÉDICO - Cremego inaugura monumento em homenagem a médicos que tombaram pela Covid-19

HOMENAGEM MEMORIAL 2

 

MEMORIAL INAUGURAÇÃO

O Cremego inaugurou ontem, dia 15, um monumento em homenagem aos médicos que tombaram pela Covid-19. A inauguração abriu as celebrações do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

O presidente do Cremego, Paulo Roberto Cunha Vencio, contou que o Conselho decidiu fazer a homenagem logo nos primeiros meses de pandemia. “Infelizmente, nessa caminhada, perdemos vários colegas, mas os médicos nunca se acovardaram ou se esconderam da luta. Por isso, somos honrados em ser o Conselho de uma profissão tão digna e que não abaixa a cabeça para a doença”.

O diretor Científico do Cremego, Waldemar Naves do Amaral, falou sobre o monumento confeccionado em mármore preto e instalado na entrada de eventos do Conselho, na Rua T-27, Setor Bueno. “O memorial traz os nomes dos médicos que tombaram pela doença. Falamos ‘tombaram’ porque estamos, sim, em uma guerra. Também tem uma homenagem a todos que lutam na linha de frente da pandemia e aos médicos que se contaminaram pela Covid-19 e se recuperaram”, explicou.

O 1º vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, ressaltou sua solidariedade às famílias dos médicos que faleceram e aos profissionais que ainda estão se recuperando da Covid-19. “Essa doença não é brincadeira, ela devasta o organismo de alguns pacientes. Então, temos que ter muita responsabilidade e manter os cuidados”, alertou e acrescentou a importância da manutenção das restrições de aglomerações.

A corregedora de Sindicância do Cremego, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, e o diretor de Fiscalização, Antônio Carlos de Oliveira e Ribeiro também participaram do evento na sede do Conselho.

Transmitida ao vivo pelo Facebook do Cremego, a solenidade contou com a participação virtual do governador de Goiás e também médico Ronaldo Caiado. Ele parabenizou o Conselho pela iniciativa e afirmou que o monumento é uma marca de gratidão aos médicos vítimas da doença. “Eles foram verdadeiros combatentes nessa guerra e mostraram o compromisso que nós médicos temos com a vida”, afirmou.

Virtualmente, a solenidade reuniu ainda representantes de diversas entidades médicas, que manifestaram homenagens aos colegas falecidos e aos que estão atuando no combate à pandemia. Dentre os participantes estavam o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Antônio Fernando Carneiro; o presidente da Academia Goiana de Medicina, Lindomar Guimarães Oliveira; o presidente do Comitê de Entidades Médicas (Cemeg), José Umberto Vaz de Siqueira; o presidente eleito da Associação Médica de Goiás (AMG), Washington Luiz Ferreira Rios; a presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Francine Leão; o presidente da Sicoob Unicentro Brasileira e ex-presidente do Cremego, Raimundo Nonato Leite Pinto, conselheiros, diretores e várias outras autoridades.

Na segunda etapa da inauguração, os diretores se dirigiram ao monumento, acenderam velas, depositaram flores e fizeram uma oração diante do memorial, que deve se tornar um marco da homenagem aos médicos goianos. Nos próximos dias, o Cremego vai receber familiares dos médicos falecidos para a entrega de um troféu e um diploma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles em prol da medicina.

Toda a cerimônia permanece gravada no Youtube do Cremego: https://www.youtube.com/watch?v=3GZXsAs4Zbk

 

HOMENAGEADOS _ MEMORIAL COVID-19

Abdala Sebba Primo CRM/GO 2277

Nasceu em Goiânia e se formou em 1974 na Universidade Federal de Goiás. Dermatologista, faleceu no dia 15 de outubro, aos 71 anos de idade.

Altamiro Araújo Campos CRM/GO 1780

Natural de Pontalina, formou-se em 1974 na Universidade Federal de Goiás. Ginecologista e obstetra, faleceu no dia 17 de agosto, aos 71 anos de idade.

Antonio Marmo Campos Furtado CRM/GO 2208

Anapolino, formou-se em 1974 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neurologista, faleceu em 24 de setembro, aos 73 anos de idade.

Antônio Romário Fulgêncio MartinsCRM/GO 888

Nasceu em Bambuí, Minas Gerais. Formou-se em 1968 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Acupunturista, faleceu em 7 de agosto, aos 79 anos de idade.

Caio Martins Guedes CRM/GO 19180

Tocantinense de Taguatinga, formou-se em 2014 no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Faleceu em 22 de junho, aos 32 anos de idade.

Ciro Ricardo Pires de Castro CRM/GO 1114

Goianiense, formou-se em 1969 na Universidade Federal do Paraná. Especialista em Clínica Médica, faleceu em 27 de junho, aos 75 anos de idade.

Cristovam Guilherme Nunes de Alvarenga Filho CRM/GO 2145

Mineiro de Muriaé, formou-se em 1974 na Universidade de Brasília. Pneumologista, faleceu aos 70 anos de idade no dia 7 de setembro.

Emivaldo Soares Martins CRM/GO 4086

Natural de Conceição do Araguaia, no Pará, formou-se em 1983 na Universidade Federal do Maranhão. Cirurgião geral e ginecologista e obstetra, faleceu em 25 de maio, aos 63 anos de idade.

Fernando José Teixeira CRM/GO 5765

Paulista de Cajobi, formou-se em 1985 na Universidade do Vale do Sapucaí. Médico do trabalho, faleceu no dia 14 de agosto aos 60 anos de idade.

Flávio Fialho dos Santos CRM/GO 17525

Natural de Goianésia, formou-se na Universidade de Guayaquil em 2004. Faleceu no dia 22 de julho aos 49 anos de idade.

João Margon CRM/GO 3244

Goiano de Catalão, formou-se em 1977 na Universidade Federal do Paraná. Faleceu no dia 24 de julho aos 68 anos de idade.

Jonas Pinheiro Dias CRM/GO 2099

Mineiro de Salinas, formou-se em 1974 na Universidade de Brasília. Faleceu aos 78 anos de idade no dia 16 de agosto.

José Antônio de Freitas CRM/GO 611

Natural de Uberlândia, em Minas Gerais, formou-se em 1957 na Universidade Federal de Minas Gerais. Faleceu aos 87 anos de idade em 2 de agosto.

José Ronaldo Menezes CRM/GO 4889

Goiano de Niquelândia, formou-se na Universidade Federal do Maranhão em 1986. Urologista, faleceu no dia 19 de maio aos 60 anos de idade.

Josias Rosa da Silva CRM/GO 3798

Mineiro de Ibiá, formou-se na Universidade Federal de Goiás em 1981. Ginecologista e obstetra, faleceu no dia 2 de julho aos 79 anos de idade.

Márcio Alves da Silva CRM/GO 3989

Natural de Araguari, Minas Gerais, formou-se em 1982 na Universidade Federal do Pará. Cardiologista, faleceu em 22 de julho aos 66 anos de idade.

Marco Aurélio Rodrigues Lima CRM/GO 8817

Goiano de Aragarças, formou-se em 1981 na Universidade Federal do Maranhão. Faleceu em 25 de agosto aos 68 anos de idade.

Nelzinho Faleiro de Siqueira CRM/GO 4953

Goianiense, formou-se em 1983 na Faculdade de Medicina de Barbacena. Oftalmologista, faleceu em 31 de agosto aos 74 anos de idade.

Olimpia das Dores Gomes Carvalho CRM/GO 3226

Baiana de Pindaí, formou-se em 1979 na Universidade Federal do Pará. Pediatra, faleceu no dia 15 de setembro aos 69 anos de idade.

Roque Gomide Fernandes CRM/GO 795

Anapolino, formou-se em 1967 na Universidade Federal de Goiás. Pediatra, faleceu no dia 12 de agosto aos 79 anos de idade.

 

 

DIA DO MÉDICO - Vice-presidente alerta para a necessidade de manutenção da prevenção da Covid-19

Durante a cerimônia de inauguração do monumento criado pelo Cremego em homenagem aos médicos que tombaram pela Covid-19, o 1º vice-presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, alertou sobre a necessidade de manter os cuidados contra o vírus.

“Essa doença é uma incógnita, não é uma brincadeira. Ela devasta o organismo de alguns pacientes. Então, temos que ter muita responsabilidade. Em que pese a diminuição dos casos, ainda temos um grande risco de segunda onda, como acontece em alguns países, principalmente da Europa”, explicou.

Ele ainda fez um apelo aos governantes para que não afrouxem as medidas de precaução. “Mantenham as restrições a aglomerações em locais públicos, como shows e bares. O que pudermos evitar de aglomerações, até o surgimento de uma vacina, irá salvar vidas”.

 

Fonte: Cremego