Postado em: 25/09/2020

Em live, presidente da Ahpaceg conversa sobre a campanha Setembro Verde e as ações da entidade durante a pandemia

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, participou de uma live com a agência Contato Comunicação, na quinta-feira (24). O tema do bate-papo foi a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Haikal relatou que, com a pandemia de Covid-19, as doações de órgãos em todo o país diminuíram, principalmente entre indivíduos vivos. Porém, as necessidades dos pacientes que precisam de um transplante não mudaram.

“Temos um desperdício. As pessoas querem ser doadoras, mas, quando morrem, a família não autoriza a doação ou o hospital não consegue captar”. Ele acrescentou ainda que, por esse motivo, é preciso reforçar a conscientização feita com as famílias, com o corpo clínico dos hospitais e com os legisladores.

O presidente também abordou as ações realizadas pela Ahpaceg no combate à pandemia. Segundo ele, a crise sanitária teve um efeito positivo de acelerar processos.

Porém, ele alertou que, mesmo com os hospitais aptos a receber os pacientes com segurança, muitas pessoas não procuram ajuda médica quando possuem algum problema de saúde e chegam às instituições com quadros mais graves. “Não se deve cuidar da saúde apenas quando fica doente, mas cuidar para não ficar doente”, afirmou.

Haikal Helou também adiantou que, em breve, a Ahpaceg vai lançar um grande projeto que vai orientar a população na hora da escolha de um hospital seguro. Aguarde!

A live permanece gravada pelo link:https://www.instagram.com/p/CFiWVijju1F/