Postado em: 04/09/2020

Psicólogas de hospitais associados da Ahpaceg participam da elaboração de cartilha sobre saúde mental

 

 

Lançado durante a campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio, material tem como objetivo auxiliar gestores e funcionários a promover ambientes de trabalho mais saudáveis

 

2020 CARTILHA GIRASSOL

Profissionais de psicologia de hospitais associados da Ahpaceg participaram da criação da cartilha “Florescer” (clique aqui), um projeto proposto pelo Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO). O objetivo do material, que será amplamente divulgado durante a campanha Setembro Amarelo, é auxiliar nos cuidados com a saúde mental de profissionais no ambiente de trabalho.

As convidadas para participar da elaboração da cartilha foram as psicólogas Camila Carvalho, do Hospital do Coração Anis Rassi, Jordana Helou Yasper, do Hospital de Neurologia Santa Mônica, e Marina Guimarães Rosa, do Hospital Samaritano de Goiânia.

Entre os assuntos abordados na cartilha estão informações sobre depressão, fatores de risco para o suicídio e como prevenir transtornos mentais, além de dicas para empregadores e gestores promoverem ambientes de trabalho mais adequados à saúde mental de seus trabalhadores e indicações de locais para atendimento.

Participaram também da criação da cartilha, Tiago Ranieri de Oliveira, procurador chefe do MPT 18ª Região; Tiago Siqueira Barbosa Cabral, coordenador do Fórum; Welington Luis Peixoto, desembargador do Trabalho do TRT 18ª Região; Vanneska Gusmão Ruiz, também do Fórum, e Americano Guimarães Rosa, Carla Maria Santos Carneiro, Liliana Pereira Vaz, Maris Eliana Dietz, Milta Rocha, Poliana Derossi, Priscilla Paiva Medeiros Dias, Rose Helen Shimabuku e Tiago Oliveira.


Ainda em setembro, mês dedicado à valorização da vida e prevenção do suicídio, a Ahpaceg realizará outras ações. Uma delas será uma palestra sobre o assunto voltada para os associados e parceiros.

Além disso, Ahpaceg também integra o comitê técnico para a elaboração do Protocolo de Saúde Mental para Profissionais da Saúde, que será proposto à rede pública e privada durante a pandemia de Covid-19. A implantação do documento será coordenada pelo FSSTGO e MPT-GO.