Postado em: 05/11/2013

Ministério da Saúde reforça controle sobre pagamento de internações pelo SUS

Ministério da Saúde reforça controle sobre pagamento de internações pelo SUS

O Ministério da Saúde publicou, nesta segunda-feira (9), portaria que aprimora o sistema de controle sobre o pagamento de internações realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto estabelece que, para o preenchimento das Autorizações para Internação Hospitalar (AIH) e a consequente autorização do Ministério para pagamento, será exigido que a unidade cheque, de forma online, as informações do paciente (como nome, filiação e endereço) junto à base nacional do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), que já contém 140 milhões de registros válidos.

A medida entrará em vigor em fevereiro de 2014 e visa coibir irregularidades e falhas e garantir que os dados fornecidos ao Ministério pelos hospitais sejam condizentes com as informações indicadas pelo paciente durante atendimento no serviço de saúde. O diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, disse que os hospitais que não se adequarem às medidas ficarão impedidos de comprovar os atendimentos e, consequentemente, não receberão os recursos.

O novo sistema (SISRCA) será disponibilizado pelo Ministério da Saúde em 90 dias e os hospitais deverão empregar equipamento online para lançar os dados no sistema e consultar a base nacional. As informações cadastradas no sistema nacional serão cruzadas com outros bancos de dados do Ministério da Saúde, como o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Ao informar o número do Cartão SUS no registro da AIH, que é um procedimento obrigatório desde 2012, o novo sistema irá validar o cadastro desse usuário, por meio de uma busca automática na base de dados do Cartão. Desta forma, as informações de identificação dos usuários do SUS, necessárias para registro das autorizações de internações, serão preenchidas diretamente. (Fonte: Ministério da Saúde)

Clique no link e confira a portaria: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=58&data=09/09/2013