Postado em: 21/05/2020

Ahpaceg registra aumento em internações por Covid-19, mas ainda tem ociosidade de leitos

MARCA AHPACEG FUNDO BRANCO

 

Nos últimos sete dias, entre 13 e 20 de maio, os hospitais associados da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) registraram um aumento no número de atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.


O total de pacientes internados saltou de 56 para 71. Essa oscilação, que revela a dinâmica da pandemia, e a gravidade de alguns pacientes que chegam em busca de assistência mudaram a taxa de ocupação dos leitos destinados a atendimentos de Covid-19 na rede Ahpaceg.

Com isso, ontem, 20, a Ahpaceg registrou a escassez de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a internação de pacientes com suspeita, que ainda aguardam o teste de diagnóstico da doença e necessitam de isolamento de pessoas com outras enfermidades e daquelas com a Covid-19 já confirmada.

Esse problema vem sendo solucionado com a transferência destes pacientes (com suspeita de Covid-19) entre os hospitais associados que dispõem de leitos de UTI para recebê-los.

As vagas de UTI para casos confirmados de Covid-19 estão de acordo com a demanda atual. O mesmo acontece com as vagas de UTI destinadas à internação de pacientes com outras enfermidades.

Quanto à ocupação dos chamados leitos comuns (não UTI), que são destinados aos atendimentos eletivos e a outras urgências e emergências não relacionadas à Covid-19, a ociosidade continua em torno de 70% em alguns hospitais.

A ociosidade também atinge os prontos-socorros, mesmo com um aumento na procura por pacientes com suspeita de Covid-19, que são atendidos e não necessitam de internação. A média atual de atendimentos nos prontos-socorros dos hospitais associados está em torno de 50% da capacidade instalada.