Postado em: 08/05/2020

Afastamentos por Covid-19 na rede Ahpaceg atingem menos de 0,4% dos profissionais

Apresentação 2

 

Menos de 0,4% dos profissionais de saúde que atuam nas instituições associadas da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) encontra-se afastado por casos confirmados de Covid-19. Um levantamento feito ontem, 7, pela Ahpaceg revela que esse afastamento atinge 41 trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais profissionais de saúde e administrativos.

Atualmente, a rede de hospitais, clínicas de imagem, bancos de sangue e serviços de oncologia associada da Ahpaceg conta com aproximadamente 7,5 mil trabalhadores das áreas de enfermagem, administrativa e outros segmentos de saúde, além de quase 4 mil médicos que atuam nestas unidades.

A maior taxa de afastamentos é entre os médicos. São 17 casos. Em seguida, vêm os técnicos de enfermagem com 14 afastamentos. Os enfermeiros somam 4 afastamentos e os demais profissionais totalizam 6 casos confirmados.

Desde o final de fevereiro, a Ahpaceg vem investindo no reforço da capacitação dos colaboradores para a prevenção da Covid-19. Medidas, como o afastamento de trabalhadores dos considerados grupos de risco, como os que têm mais de 60 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e gestantes, foram adotadas pelos associados.

As instituições também investiram pesado em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que tiveram reajustes abusivos, aumentando os custos e agravando as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor privado, que convive hoje com uma queda expressiva no atendimento e uma ociosidade que beira os 70%.