Postado em: 07/04/2020

Médicos e hospitais alertam para o atendimento de outras doenças durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o isolamento social e a suspensão temporária de atendimentos eletivos criaram um problema que vem preocupando os médicos e hospitais: o afastamento de pacientes que necessitam de atendimentos rápidos a fim de evitar complicações e o agravamento de seu quadro clínico.

Embora os setores de urgência e emergência dos hospitais continuem funcionando normalmente neste período, o receio de ir a uma unidade de saúde em tempos de pandemia ou a falta de informação sobre a manutenção deste atendimento têm levado pacientes a permanecerem em casa, sem a busca de cuidados médicos e só se dirigirem a hospitais quando o caso já se agravou.

É o que vem acontecendo com pacientes com sintomas de acidente vascular cerebral, infarto, apendicite e outros problemas que exigem atendimento de urgência. Pacientes crônicos, como pessoas com câncer, que precisam de acompanhamento periódico, também têm se afastado dos hospitais neste período. O resultado é que quando buscam atendimento, quase sempre, o quadro de saúde já está comprometido, dificultando o tratamento e a cura.

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) alerta que os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais associados continuam normais em todas as especialidades, assim como os acompanhamentos médicos. A Ahpaceg orienta que sempre que necessário, ao apresentar algum sintoma, o paciente deve procurar seu médico de confiança ou ir a um hospital para o atendimento. As medidas para a prevenção de contaminação de Covid-19 estão sendo seguidas pelas unidades de saúde e é importante que as pessoas não fiquem sem assistência ou acompanhamento médico por medo da pandemia.

 

AHPACEG NA MÍDIA

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o isolamento social e a suspensão temporária de atendimentos eletivos criaram um problema que vem preocupando os médicos e hospitais: o afastamento de pacientes que necessitam de atendimentos rápidos a fim de evitar complicações e o agravamento de seu quadro clínico. O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, e a médica Reginara Fernandes, do associado Hemolabor, falam sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=1kQWO8edm44&feature=youtu.be