Postado em: 12/01/2020

Saiba mais sobre a Classificação Hospitalar Ahpaceg

SELO PLATINA


A Classificação define hospitais com selos “Diamante, Platina, Ouro, Prata e Bronze” com base na estrutura, qualidade e segurança dos serviços prestados



Visando colaborar com a melhoria contínua da qualidade e da segurança do atendimento prestado aos pacientes, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) criou um sistema de Classificação Hospitalar que confere aos hospitais avaliados os selos “Diamante, Platina, Ouro, Prata e Bronze”, de acordo com a pontuação obtida pelos estabelecimentos. A avaliação é feita com base no “Manual de Classificação Hospitalar Ahpaceg” (clique aqui e confira), um documento composto por 472 itens que abordam temas, como a estrutura do serviço, do atendimento, a qualidade assistencial médica e de enfermagem e a segurança do paciente, dentre outros requisitos.


O objetivo da categorização promovida pela Ahpaceg é oferecer a pacientes, hospitais, operadoras de planos de saúde, cooperativas médicas e instituições de medicina de grupo a segurança que tanto os procedimentos, quanto as instalações e os materiais usados nos hospitais classificados estejam em conformidade com a boa prática médica.
Os hospitais são avaliados por auditores de uma empresa independente. A Classificação, baseada em critérios internacionais de qualidade e segurança que integram o referido Manual, é aberta a todos os hospitais interessados, sejam associados da Ahpaceg ou não. 


Após a auditoria, a Classificação é definida de acordo com a pontuação alcançada pelo hospital, seguindo a seguinte ordem: acima de  95% da pontuação máxima, “Selo Diamante Ahpaceg”; entre 84,1 e 95%, “Selo Platina Ahpaceg”; entre 74,1 e 84%, “Selo Ouro Ahpaceg”; entre 62,1 a 74%, “Selo Prata Ahpaceg” e,  50 a 62%, “Selo Bronze Ahpaceg”. Aqueles que obtiverem pontuação inferior a 50% do valor máximo não serão classificados. 
A primeira edição do “Manual de Classificação Hospitalar” foi elaborada em 2012 por uma Câmara Técnica formada por representantes da Associação, do Ipasgo, Unimed Goiânia e Grupo Unidas, os três maiores compradores de serviços de saúde em Goiás. A Classificação foi revisada em 2016 com base em manuais de acreditação de serviços de saúde, diretrizes da Organização Mundial de Saúde e legislações vigentes no Brasil.

Confira abaixo o resultado (em ordem alfabética) mais recente da Classificação Hospitalar/Selos de Qualidade Ahpaceg: 

Selo Platina Ahpaceg
Hospital Amparo
Hospital da Criança
Hospital do Coração Anis Rassi
Hospital do Coração de Goiás
Hospital de Acidentados
Hospital Evangélico Goiano
Hospital e Maternidade Jardim América
Hospital e Maternidade Santa Bárbara
Hospital Nasr Faiad
Hospital do Rim
Hospital Santa Helena 
Hospital de Neurologia Santa Mônica
Hospital São Nicolau
Instituto de Neurologia de Goiânia
Instituto Ortopédico de Goiânia
Maternidade Ela


Selo Ouro Ahpaceg
Hospital Clínica do Esporte
Hospital Samaritano de Goiânia
Hospital São Francisco de Assis


Selo Prata Ahpaceg
Hospital Infantil de Campinas


* Não houve Classificação nas categorias Bronze e Diamante.