Postado em: 03/09/2019

Oficina de Gestão de Risco reúne mais de 80 participantes de Goiânia e do interior

DSC 0961

 

Profissionais das áreas de enfermagem, farmácia e administração dos hospitais associados e de outras instituições de saúde de Goiânia e do interior do Estado, como a Unimed Regional Sul Goiás (Itumbiara), participaram no dia 31 de agosto da Oficina de Gestão de Risco a partir de Indicadores Epidemiológicos de Eventos Adversos e suas Ferramentas, que foi promovida pela Ahpaceg. O curso, ministrado no auditório do Codese e que contou com mais de 80 participantes, foi aberto pelo presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, que agradeceu o empenho de todos em dedicar um dia inteiro ao aperfeiçoamento profissional e ao estudo de ferramentas que são essenciais para a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelos hospitais.

Ele ressaltou a importância da adoção de protocolos para a segurança e a resolutividade da assistência e a necessidade do uso correto de indicadores para a aferição e o monitoramento da qualidade deste serviço. “É um orgulho ver esse auditório cheio de pessoas com vontade de aprender e de ajudar a mudar a história da saúde em Goiás”, afirmou, destacando que a partir dos indicadores será possível mostrar à sociedade o grau de segurança de cada instituição de saúde. “O paciente vai poder saber qual hospital é mais seguro”, disse.

 

DSC 0956

Organizado pela Coordenação de Educação Continuada da Ahpaceg, que tem à frente a enfermeira e professora doutora Madalena Del Duqui, o curso teve aulas práticas e teóricas ministradas pelo enfermeiro, professor e doutorando em Saúde Pública Laércio Neves, que foi enfático ao afirmar que “não se gerencia o que não se mede”. Por isso, segundo ele, as instituições de saúde precisam estar atentas aos indicadores, ter meta e métrica para avaliação e usar a ferramenta correta para a interpretação dos números.

Laércio Neves também ressaltou que quando se fala em gestão todos no hospital têm responsabilidades e que qualidade e segurança devem ser vistas e trabalhadas como valores centrais das instituições de saúde. Essa é a terceira vez que o professor vem a Goiânia a convite da Ahpaceg para falar sobre segurança, qualidade, protocolos e indicadores de saúde, temas que voltarão a ser abordados em novos cursos da Associação que, em breve, também deve levar essas aulas ao interior do Estado.