Postado em: 13/08/2019

Hospital Evangélico Goiano é primeira e única instituição hospitalar de Anápolis com selo de Acreditação ONA II

Após um longo processo de aprimoramento do seu sistema de gestão, do atendimento e qualidade, com implantação e gerenciamento de processos de segurança oferecidos aos pacientes, o Hospital Evangélico Goiano recebeu neste mês de agosto visita de manutenção e a recomendação dos avaliadores para manutenção da Certificação de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação Nível 2 (ONA II).

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) atua, em todo o país, no desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde. Um dos trabalhos da organização consiste em contribuir para que instituições de saúde adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Com a conquista do Selo de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação Nível 2, o HEG se torna a primeira instituição hospitalar do município de Anápolis a receber esta certificação. Para receberem o selo, os hospitais avaliados pela ONA passam por um longo período de adequações e implementação de melhorias, conforme explica a gerente de Qualidade e Segurança do Hospital Evangélico Goiano, Josenei Skorek.

“Esta foi uma conquista extremamente importante para o Hospital Evangélico, é o  reconhecimento pela qualidade e segurança dos serviços prestados, resultado de uma série de ações realizadas no HEG para garantir um atendimento de excelência para a população. A próxima etapa será lutar pela melhoria continua e estruturação de uma excelência e m gestão para conquistar do Selo de Acreditação Hospitalar ONA III”, destaca Josenei.

A organização de saúde que cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA passa a ser acreditada no nível I (Acreditado). Neste caso, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, precisando atender ao princípio de “segurança” em todos os processos organizacionais.

Para alcançar o nível II da ONA (Acreditado Pleno), a organização precisa atender a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;  cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O HEG se encontra neste nível de acreditação.

O nível III (Acreditado com Excelência) é alcançado quando a organização atende a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de excelência em gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

ONA

Atualmente, mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá. (Fonte: HEG/ONA)