Postado em: 11/07/2019

Ahpaceg reúne especialistas e debate as perspectivas do mercado de saúde

REUNIAO PLANOS DE SAÚDE 10 07 19 2A Ahpaceg reuniu, no dia 10 de julho, um time de três grandes especialistas da área de mercado de saúde para um debate com os associados sobre as perspectivas do setor, o cenário atual e a criação de um plano ou um produto próprio da rede de hospitais da Ahpaceg para atender às demandas dos usuários dos serviços de saúde.

Ao longo de quase oito horas, diretores e associados da Ahpaceg ouviram as apresentações e debateram a saúde suplementar com o médico André Alexandre Osmo, atual superintendente de Novos Negócios e de Projetos de Saúde do Hospital Sírio-Libanês, com o administrador de empresas Walter César, proprietário da Support Consultoria Empresarial (RJ), consultoria empresarial com foco em reestruturação de empresas e no setor de operadoras de planos de saúde, e com a médica Maria Thereza Espenchitti, atual assessora de projetos e consultora do Plano Benefícios do Hospital Anchieta e sócia da ES Soluções Empresariais.

REUNIAO PLANOS DE SAÚDE 10 07 19André Osmo abriu os debates falando sobre o cenário da saúde em Goiânia, onde há uma prevalência de hospitais de especialidades e poucos gerais, as fontes pagadoras estão concentradas e o mercado enfrenta mudanças com a entrada de um grupo hospitalar disposto buscar a classe A e de uma operadora que chega verticalizada e tem foco nas classes C e D. A esse cenário local soma-se o quadro da saúde em todo o País, que é marcado por constantes aumentos nos custos assistenciais, a judicialização, o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas.

A chave do sucesso para a sobrevivência das operadoras e prestadores neste cenário, segundo Osmo, é a implantação de um modelo assistencial que envolva a atenção primária, secundária, alta complexidade e reabilitação. Ele também destacou a necessidade de se ter uma saúde baseada em valor, incluindo melhor resultado com menor custo, maior controle deste custo e maior satisfação do paciente. Para tanto, é preciso ter, por exemplo, uma regulação eficiente e indicadores confiáveis.

REUNIAO PLANOS DE SAÚDE 10 07 19 3Walter César também analisou o cenário da saúde suplementar em Goiás e observou que o Estado e o Brasil têm um mercado promissor nesta área. Um plano de saúde da Ahpaceg, de acordo com ele, já nasceria com grandes vantagens, uma delas é uma rede de hospitais conceituados e de alta resolutividade. “O mercado tem desafios, mas também oportunidades”, disse.


Maria Tereza Espenchitti também destacou os pontos fortes da Ahpaceg, citando a união e a credibilidade dos hospitais associados, e apresentou possibilidades de negócios para a criação de novos produtos na área da saúde suplementar. Segundo ela, o momento é adequado para mudanças. E essas possibilidades de mudanças serão avaliadas pelos associados da Ahpaceg. Em breve, a Associação deverá apresentar novidades ao mercado de saúde goiano.