Postado em: 01/07/2019

Presidente da Ahpaceg participa de reunião da Conexão CBEXs do Chapter Goiás

cbex

 

 

 

O presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, participou, no dia 24 de junho, do evento Conexão CBEXs do Chapter Goiás, promovido pelo capítulo goiano do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEXs) e que debateu o tema “Política, saúde e política na saúde – O papel cidadão do executivo na construção do sistema de saúde”.

Ele falou sobre os desafios do mercado, citando que atualmente quatro elementos têm sido apontados como a solução dos problemas: tecnologia, verticalização, atenção primária à saúde e gerenciamento de custos. “Mas, não acredito em uma fórmula mágica para todos os problemas”, afirmou, ressaltando que o mercado da saúde em Goiás está em transformação com a entrada de uma nova operadora, a ampliação dos serviços em Brasília e outras mudanças que atingem o setor nacional e internacionalmente.

Para Haikal Helou, a solução para os desafios da saúde passa por um diálogo transparente entre todos os atores do setor, incluindo os segmentos público e privado, prestadores, operadoras, gestores e clientes. O encontrou contou ainda com a participação de Christiano Quinan, presidente do capítulo goiano do CBEXs, e da presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e conselheira do CBEXs, Cláudia Cohn, que citou o envelhecimento da população e as mudanças no perfil epidemiológico no País e seus impactos na saúde.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também participou do evento e defendeu a união de esforços entre os representantes dos setores público e privado para a garantia do cumprimento dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele apontou a necessidade de investimentos na promoção e prevenção da saúde; da reunião de dados confiáveis e atualizados para a definição de políticas públicas e da implementação de um prontuário único. “A união entre público e o privado é importante para extrair a melhor ideia de cada um e para definir estratégias sustentáveis do ponto de vista financeiro que deem acesso à população, que atenda aos princípios do SUS e que permaneça no tempo como legado”, disse.

O CBEXs reúne os maiores executivos da área de saúde do Brasil com o objetivo de trocar experiências e traçar soluções de gestão na área da saúde.  Na abertura do evento, Christiano Quinan ressaltou a importância do debate com as presenças de representantes de diferentes áreas.

 

Foto: Sérgio Baiocchi (esq.), Ismael Alexandrino, Cláudia Cohn, Christiano Quinan e Haikal Helou

(Com informações/fotos: Maria José Silva (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial/SES)