Postado em: 24/06/2019

Oficina da Ahpaceg destaca a importância do monitoramento de indicadores para a gestão de riscos e melhoria da segurança nos hospitais

OFICINA INDICADORES 19 06 19Os indicadores epidemiológicos são importantes aliados dos hospitais na avaliação da qualidade e da segurança dos serviços prestados, na adoção de melhorias e na gestão de riscos. Ciente disso, a Ahpaceg vem trabalhando junto aos associados a análise, interpretação e o uso destes indicadores como um instrumento de gestão. E foi com o objetivo de orientar profissionais de saúde dos Núcleos de Segurança do Paciente de hospitais associados, que a Ahpaceg promoveu, no dia 19 de junho, a oficina “Gestão de risco a partir de indicadores epidemiológicos de eventos adversos infecciosos e não infecciosos”.

Com cerca de seis horas de duração, a oficina reuniu mais 70 profissionais de Núcleos de Segurança do Paciente e foi considerada um grande sucesso pela coordenadora de Educação Continuada da Ahpaceg, a enfermeira e professora doutora Madalena Del Duqui. “Nosso evento foi muito bom e deixou explícito que é necessário ´sair da categoria de citar dados´ e enxergar além destes indicadores, compreendendo o que os dados estão dizendo”, observou, ressaltando que a implementação da gestão de risco passa também pela avaliação da estrutura organizacional por meio da verificação de processos institucionais e suas fragilidades e os indicadores são essenciais neste trabalho.

A oficina teve como palestrantes as enfermeiras Zilah Cândida Pereira das Neves, coordenadora Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção, e Elisangela Eurípedes Resende Guimarães, membro da Coordenação Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção (Comciss) de Goiânia.

Zilah agradeceu a parceria da Ahpaceg e parabenizou a Associação pela iniciativa. “Nós, da Vigilância Sanitária, agradecemos a parceria e parabenizamos a Ahpaceg pela atitude louvável de promover essa oficina para os associados”, disse. Segundo ela, é muito importante que os hospitais fiquem atentos ao monitoramento destes indicadores para a gestão de riscos, porque quando monitoram, têm condições de traçar estratégias de ação até para conseguir prevenir e controlar as infecções.

OFICINA INDICADORES 19 06 19 3

“O monitoramento dos eventos adversos é muito importante para a segurança do paciente. Quando o hospital tem um parâmetro, ele tem condições de ver e entender o que deve ser feito, traçar planos de ações para que possa fazer a gestão de riscos visando à segurança do paciente e a proteção dos trabalhadores de saúde para o desempenho de suas atividades”, destacou.

Em agosto, a Ahpaceg vai promover uma nova oficina sobre os 28 indicadores e gestão de risco. Com essas oficinas, a Associação busca contribuir para a atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais associados, tudo visando a melhorar a qualidade e a segurança da assistência nos hospitais.