Postado em: 29/03/2019

Núcleos de Segurança do Paciente de hospitais associados avaliam indicadores hospitalares

REUNIÃO2

Enfermeiras dos hospitais associados, que integram o Núcleo de Segurança do Paciente da Ahpaceg, reuniram-se, no dia 26 de março, 26, com a coordenadora do grupo e da área de Educação Continuada da Associação, Madalena Del Duqui. Na reunião, elas analisaram um documento com indicadores básicos de segurança do paciente e da qualidade da assistência médico-hospitalar, como taxas de ocupação, de permanência, de infecção e de mortalidade.

Os indicadores analisados foram encaminhados à Ahpaceg pelo especialista em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde, médico André Osmo, do Hospital Sírio-Libanês. No dia 20 de março, ele reuniu-se com diretores da Ahpaceg, representantes da Unimed Goiânia, da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) para tratar de uma consultoria às unidades de saúde goianas pelo Hospital Sírio-Libanês, trabalho que inclui a definição e monitoramento de indicadores assistenciais.

O conhecimento e o monitoramento destas taxas são fundamentais para a gestão da assistência e a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais. Madalena Del Duqui explica que os hospitais associados vão encaminhar seus indicadores à Ahpaceg até a primeira semana de abril. Os dados vão compor um documento com a série histórica dos indicadores hospitalares da Ahpaceg de janeiro a dezembro de 2018.