Postado em: 06/12/2018

Público aprova curso de Gestão Estratégica em Saúde na Alta Complexidade

CURSO PROF LAERCIO 01 12 18

A Ahpaceg encerrou os cursos promovidos em 2018 por sua Coordenação de Educação Continuada com chave de ouro. A capacitação “Gestão Estratégica em Saúde na Alta Complexidade: atuação de alta performance da equipe estratégica, tática e operacional da Ahpaceg”, ministrada no dia 1º de dezembro, foi aprovada por 90% do grupo de alunos formado por gestores e supervisores de enfermagem, administradores e coordenadores de outros setores dos hospitais associados. Na avaliação feita ao final do curso, 97,5% dos participantes consideraram o palestrante e a didática ótimos.

Com oito horas de duração e cerca de 50 participantes, o curso foi ministrado no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás (Coren) pelo professor Laércio Neves, que é especialista em gestão em saúde e enfermagem, doutorando em Saúde Pública, mestre em reabilitação e inclusão social, docente da PUC Goiás, mentor e coach de equipes de alta performance. Visando a orientar a atuação dos alunos como gestores e líderes de equipes de trabalho, o professor, que atua há muitos anos como consultor em gestão, liderança, educação e saúde, apresentou ferramentas para o reconhecimento de habilidades e também dos pontos que eles podem melhorar em seu desempenho profissional.

Também foram aplicadas algumas ferramentas que esses gestores podem utilizar com as suas equipes, trabalhando a comunicação e o relacionamento entre os colaboradores. O curso ainda apresentou outros métodos que podem ser usados nas organizações de saúde, como o ciclo PDCA, uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

Laércio explicou ainda como utilizar e aplicar correta e assertivamente as avaliações de desempenho, como o 5W2H, que, resumindo, é um checklist de atividades a serem desenvolvidas com o máximo de clareza possível pelos colaboradores das empresas. “É uma ferramenta muito bacana que dá para se trabalhar com a divisão de tarefas”, contou o professor, que apresentou também outra ferramenta chamada Smart, que proporciona à equipe e ao gestor a condição de identificar aquilo que é mensurável e relevante para o grupo, desde o planejamento até a execução.

“Foram aplicadas algumas ferramentas que fazem com que o profissional tenha uma gestão com eficiência, buscando uma resolutividade e, acima de tudo, a excelência e qualidade nos serviços de saúde”, sintetizou o professor. “Espero que surjam mais capacitações como esta e que a Ahpaceg continue nos incentivando a participar”, disse um dos alunos. “Ótimo curso em todos os aspectos, ampliou meus conhecimentos”, emendou outro. “Parabéns à Ahpaceg pela organização do curso, conteúdo importante com aplicabilidade na prática. O professor Laércio domina o assunto e conduz sua aula de forma dinâmica e divertida”, finalizou outro participante.