Postado em: 24/09/2018

Ahpaceg orienta associados sobre o cálculo de indicadores de saúde

REUNIAO NSP 21 09 18 5Gestoras da área de enfermagem e responsáveis pelo Núcleo de Segurança do Paciente de hospitais associados reuniram-se, no dia 21 de setembro, na Ahpaceg. O encontro, organizado pela coordenadora do Departamento de Educação Continuada da Ahpaceg, Madalena Del Duqui, contou com as presenças de Zilah Cândida das Neves e Elisângela Eurípedes, representantes da Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Comciss).

Durante toda a tarde, os participantes puderam debater com especialistas temas relacionados à avaliação e cálculo de indicadores de saúde. Todos também puderam esclarecer dúvidas sobre a exportação para o excel de dados do Notivisa, o sistema informatizado desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber notificações de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.

Reuniões como essas são realizadas periodicamente na Ahpaceg e fazem parte das ações educativas promovidas pela Associação visando à qualificação continuada dos hospitais associados e a melhoria dos serviços prestados à população. Madalena Del Duqui explica que os próximos encontros estão agendados para os dias 19 de outubro e 23 de novembro.

Ela esclarece que o cálculo e análise corretos dos indicadores de saúde são fundamentais para que o hospital possa monitorar e aperfeiçoar a qualidade de seus serviços, melhorando a segurança do atendimento.

CURSO INDICADORES 14 09 18 2O assunto foi também destacado na oficina promovida pela Ahpaceg no dia 14 de setembro. A professora doutora Ana Luiza Lima, da Universidade Federal de Goiás, orientou os profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente, gestores de enfermagem, do setor de qualidade e farmacêuticas dos hospitais associados sobre a correta leitura, o cálculo, interpretação e comparação dos indicadores de saúde da unidade hospitalar com a série histórica de cada hospital e com estudos transversais tanto na produção científica nacional quanto internacional.