Postado em: 03/09/2018

Empossada a Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Mônica

Posse Cem Santa Monica 28 08 18Os médicos eleitos pelo corpo clínico para integrar as Comissões de Ética Médica (CEMs) de nove unidades de saúde públicas e privadas goianas foram empossados em solenidade realizada, no dia 28 de agosto, na sede do Cremego. Dentre as comissões empossadas estava a do Hospital Santa Mônica, associado da Ahpaceg (foto).

O coordenador das Comissões de Ética Médica do Cremego (Cocem), conselheiro Marcelo Fortunato Macioca, presidiu a posse dos novos membros também das CEMs do Cea, Climetran Espaço Sinta-Se Bem, HDS Santa Marta, Hospital Materno Infantil, Ingoh - Setor Sul, INSS - Gerência Executiva de Goiânia, Instituto de Olhos de Goiânia.

O coordenador iniciou a solenidade destacando a importância das CEMs, que funcionam como um “braço” do Conselho Regional de Medicina nas unidades de saúde, com a missão de zelar pelo exercício da profissão no local, tendo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina. "As comissões dão mais segurança ao médico", disse.

As normas de organização, funcionamento, eleição e competências destas comissões são definidas pela Resolução número 2152/2016 (clique aqui e confira) do Conselho Federal de Medicina (CFM). As comissões têm autonomia dentro das instituições e, a cada seis meses ou quando solicitado, o presidente da deverá fornecer ao Conselho Regional de Medicina relatório sobre as atividades realizadas. 

A placa com a identificação da CEM, entregue a cada presidente das comissões empossadas, deve ficar exposta em local visível na unidade de saúde.

 

(Com informações e foto: Cremego)